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Alteração do ICMS: como passar por mais esse desafio

por Eduardo Macedo Quarta-feira, 09 de março de 2016

O e-commerce nacional vem enfrentando um de seus maiores desafios, a nova regulamentação do recolhimento do ICMS. Esse texto não tem o objetivo de – mais uma vez – explicar o que muda com a nova regra. O E-commerce Brasil já tem uma série de ótimos materiais com essa temática, que elucidam bem como o convênio 93 impacta as operações de lojas virtuais.

Há alguns dias foi emitida uma liminar suspendendo a cobrança para empresas que adotam o Simples nacional, mas todas as outras devem seguir a nova regulamentação. É preciso se organizar para reduzir os impactos dessa mudança. Como a emissão das guias tem tomado muito tempo das operações, nossa principal dica é: Otimize outras áreas para, pelo menos nesse momento, não ter dificuldades.

Nesse artigo vamos apresentar algumas soluções, utilizando ferramentas disponíveis no mercado, e que podem contribuir com ganho de tempo em outras frentes. É sempre importante lembrar que se você tiver uma outra recomendação, fique à vontade para comentar esse texto, assim podemos debater juntos algumas soluções para esse momento tão delicado.

Marketing de performance: Para algumas lojas virtuais esse é o “carro-chefe” das conversões. São campanhas em diversos canais, públicos diversos e muitos KPIs para analisar. Consolidar esses dados e transformá-los em insights é uma das tarefas que mais demandam tempo da equipe de marketing. No marcado já existem soluções que permitem, a automação do marketing de performance. Nelas é possível alterar, otimizar e analisar as campanhas de forma consolidada – acompanhando desempenho e ROI com rapidez.

Outro ponto sensível são as alterações feitas em XML, como alteração dos dados, preços ou mesmo cancelamento das campanhas. Quando se utiliza vários canais, qualquer mudança precisa ser feita, individualmente, em cada um deles. Com uma plataforma de automação, isso é feito apenas uma vez e replicado.

É difícil mensurar o tempo que pode ser economizado com utilização de um software de otimização e automação de campanhas, isso pode variar de loja para loja. Mas é fato que ao invés de ter um time, durante todo o expediente fazendo análises e relatórios, ter uma ferramenta que entrega isso, vai gerar um grande economia de tempo. A Admatic oferece esse tipo de solução.

Análise da concorrência e automação de preços: Você certamente analisa seus concorrentes – isso é fundamental para todos os perfis de negócio. Não é raro ver lojistas realizando esse processo de forma manual, analisando diferentes URLs de produtos e “planilhando” essas informações. Como isso gera certo trabalho, muitas vezes é feito em um intervalo grande de tempo – o que torna o estudo menos assertivo.

Hoje o mercado já apresenta excelentes ferramentas de monitoramento da concorrência, além claro de permitir a criação de regras de preços com base nos praticados em outras lojas virtuais. Imagine o seguinte cenário:

A loja A está vendendo o produto por R$ 1.000,00 e você quer estar sempre 10% mais barato. É possível configurar uma regrar e fazer com que seu produto, baseado no comportamento do concorrente, esteja sempre mais barato. Você pode – e deve – definir um limite. Por exemplo, vou estar sempre 10% mais barato, mais meu limite será R$ 700,00. Isso impede que você queime margem.

Com a utilização desses serviços, monitoramento e precificação inteligente – você também ganha um tempo precioso. Não tendo que alterar os preços manualmente ou monitorar o comportamento de outras lojas virtuais.

Seu e-commerce trabalha sozinho, pelo menos nesse sentido, e você tem tempo para se aplicar em outras atividades, apenas monitorando os relatórios que a ferramenta apresenta. A Sieve oferece esse tipo de solução.

Monitoramento de certificado digital: A gestão de elementos básicos, como o SSL, não pode ser deixada de lado. Com a turbulência atual do mercado, gestores podem deixar passar algumas coisas essenciais para a loja virtual. Uma delas é o SSL, elemento básico de segurança – no atual cenário ter informações de clientes expostas será mais um problema para resolver.

Por isso, é importante ter um parceiro monitorando esse tipo de processo. A Site Blindado oferece, por meio do portal portal2.siteblindado.com/login/, de forma gratuita (aos seus clientes), um canal de monitoramento de todos os certificados, e com alertas que vão direto para o seu e-mail.

Apresentamos essas sugestões para que você consiga otimizar seu tempo e liberar um parcela de sua equipe para auxilio nas demandas oriundas da mudança da cobrança do ICMS. Temos bons profissionais buscando soluções que não impactem nosso setor, mas além de apoiar, enquanto não temos um solução definitiva é preciso trabalhar e fazer com que nossos resultados não sejam – muito – impactados.

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