Tanto as empresas nascidas no ambiente online, quanto as inicialmente inauguradas em lojas físicas, estão entrando nas redes sociais com intenção de ganhar mais clientes. Uma boa fan page chamará a atenção de pessoas que não conheciam sua marca. Novos visitantes em seu e-commerce resultam em novos clientes. Novos clientes geram mais lucros. Certo? Em partes.
É necessário compreender que o trabalho comunicativo desempenhado nas redes sociais é sim de divulgação, mas principalmente de aproximação do cliente com a marca. É fazer com que seu comércio seja lembrado pela pessoa que o segue no twitter ou Instagram e curte sua página no Facebook. Mais do que esperar por conversão imediata, você deve esperar interação entre seus seguidores/assinantes e o conteúdo divulgado pela sua empresa nessas plataformas.
Segundo a pesquisa anual Hábitos de Uso de Redes Sociais, realizada pela E.Life Market Research no Brasil em 2013, 93,3% dos usuários acompanham, no Facebook, empresas, produtos e serviços para saber das novidades e apoiar as marcas com as quais se identificam. Ou seja, agradar o seu antigo cliente com a produção de conteúdo online é o que lhe dará divulgação na rede.
Então, para começar esse plano de resultados a médio e longo prazo você deve conhecer seu cliente. Caso seu negócio possua lojas físicas e online, saber distinguir o tratamento é essencial. O público na web procura conteúdos relacionados a sua realidade. Uma empresa que vende lingeries femininas não agradará suas clientes com postagens carregadas de humor semelhante ao utilizado por cervejarias. Mais do que exibir seus produtos e promoções, seu cliente precisa conhecer os valores da marca através do conteúdo na rede social.
Seguidores que se identificam ou chegam a criar laços com seus produtos e serviços, compartilharão seu trabalho e serão os chamados “consumidores doutrinadores”. Ou seja, aqueles que defendem e divulgam sua empresa por confiar no trabalho ofertado. A mesma pesquisa citada acima comprova que esse trabalho produz resultados, já que 48,5% dos entrevistados afirmaram admirar mais a marca já conhecida depois de segui-la no Facebook.
Mas, tome cuidado! Assim como boas campanhas em redes sociais podem chamar a atenção de outras pessoas para o trabalho desenvolvido em seu e-commerce, gafes podem destruir sua credibilidade de maneira até mais rápida. Outra preocupação que você deve ter com a administração de perfis em redes sociais é o atendimento personalizado. 66,9% dos entrevistados pela E.Life acompanham empresas na web para terem atendimento online quando necessitam. De fato, metade dos entrevistados havia entrado em contato com alguma organização nos últimos seis meses através desses canais.
Trabalhe com as mídias sociais a fim de conhecer cada vez mais seu público consumidor, construir laços de confiança e esperar a divulgação do “boca a boca online”. A conversão será uma consequência desse trabalho mais humano da sua marca. Lembre-se do que dizia sua avó: “Fez a fama? Agora deita na cama!” Construiu uma boa relação com seus clientes com interação nas postagens, replicação de conteúdo e auxílio às dúvidas? Aproveite o reflexo na popularização do e-commerce, aumento de vendas e mantenha o cuidado com esse canal comunicativo.