Projeto mantido por:

Ainda vale a pena criar um blog corporativo?

por Rodrigo Martucci Terça-feira, 30 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

A sua marca tem um blog corporativo? Se ainda não, você está perdendo uma ferramenta valiosa da sua estratégia de marketing digital. Mas hoje, com a multiplicidade dos canais de comunicação (redes sociais, e-mail e YouTube, por exemplo), será que vale a pena criar um blog?

Neste artigo, eu te conto um pouco mais da importância do blog para o seu plano de marketing de conteúdo!

Vale a pena criar um blog?

Os blogs corporativos são utilizados há muito tempo como estratégia de Inbound Commerce, especialmente para atrair potenciais clientes. Nos últimos anos, no entanto, muitas empresas publicaram conteúdos na internet sem qualquer planejamento, resultando em textos superficiais, sem credibilidade e de baixa qualidade.

Mas esse foi apenas um lado da moeda. Outras companhias se dedicaram a estudar seu público e entenderam que conteúdo útil é aquele que ajuda as pessoas a esclarecer dúvidas ou a resolver um problema. Com isso, conseguiram atrair visitantes de forma orgânica, construíram autoridade no segmento e atingiram metas de marketing e vendas. É dentro desse contexto que quero falar sobre os blogs corporativos e mostrar que, sim, vale a pena ter um em 2021.

Os blogs continuam, sim, como parte da estratégia de conteúdo digital das empresas, como mostra pesquisa da Hubspot, que ouviu de 1,5 mil profissionais de marketing sobre quais seriam suas estratégias para 2021. Mais da metade dos entrevistados disse que utilizaria o blog como canal de comunicação.

Vantagens do blog para empresas

Uma das grandes vantagens do blog é gerar tráfego para o site, mas para isso é preciso ter conteúdos atualizados e relevantes para as pessoas, além de saber como direcionar os leitores para o e-commerce B2B ou B2C, o que pode ser feito por botões nos artigos, link no menu principal, banners e pop-ups (use-os com moderação).

O blog corporativo também pode funcionar como um canal de comunicação com os consumidores. Você entrega informações válidas e eles interagem. Com essa troca, você constrói uma relação de confiança com a audiência e ainda consegue entender as necessidades do seu potencial cliente.

Com o blog, você ainda tem a chance de mostrar que a sua empresa tem propriedade no assunto e experiência no mercado.

O conteúdo de blog também pode ser utilizado para educar consumidores sobre produtos ou serviços, captar leads, nutrir, engajar e segmentar a base de contatos, melhorar a autoridade do domínio do e-commerce, favorecer a marca no ranqueamento dos resultados de busca do Google, entre outros.

O plano de marketing de conteúdo da sua empresa, no entanto, não precisa ter o blog como o único canal de comunicação. Você deve estar nas plataformas que a sua persona está, que podem ser redes sociais, YouTube e e-mail. É importante ressaltar que nenhum canal exclui o outro, e sim se completam.

As redes sociais, por exemplo, são ótimas para criar relacionamento com o cliente. O YouTube pode entrar como uma ferramenta educativa, enquanto o blog vai contribuir, especialmente, para gerar tráfego para o e-commerce e atrair potenciais compradores.

Convencido de que o blog corporativo é uma ferramenta importante para ter influência no meio digital? Então, coloque essa plataforma no ar e veja os resultados aparecendo também para a sua empresa.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER