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Agile Marketing: por que você precisa dessa metodologia em 2021

Por: Douglas Dantas

Profissional de marketing com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia, atuou na na maior empresa de software ERP do país e agora lidera a operação de Marketing da GhFly, maior empresa de Marketing Digital de Performance do Brasil, vencendo desafios com criatividade, colaboração e bom humor, focado sempre em gerar resultados excelentes nos segmentos e projetos que atua, no Brasil e América Latina.

A pandemia do novo coronavírus, assim como o isolamento social, tornou-se parte da rotina de todos. Junto a todas as mudanças de comportamento social e de consumo, as empresas de marketing, principalmente as digitais, tiveram que se adaptar a um ritmo acelerado de surgimento de novas tendências de compra.

É mais que certo dizer que vivemos em uma época de constante evolução, em que mudanças são rápidas e constantes. Não podemos mais ficar à mercê de estratégias de marketing anuais e seguir à risca planejamentos longos. Adaptar-se é necessário para se manter competitivo no mercado. Uma novidade que surgiu no começo do ano, hoje já está obsoleta.

Por esse motivo, o Agile Marketing é tão necessário dentro de empresas e agências de marketing. A metodologia veio para propelir os negócios de marketing à era digital, cujo objetivo é a resolução de problemas de forma colaborativa e focada no consumidor.

As instabilidades e incertezas de 2020 mudaram o mundo, e isso causou um receio sobre a previsibilidade de tendências para o futuro, mas uma coisa é certa: devido a essa imprevisibilidade, o Agile é uma das principais tendências de marketing digital para 2021.

Um overview sobre a história do Agile

Apesar de ser tendência em 2021, o Agile, ou metodologia ágil, nasceu em 1970 dentro da área de desenvolvimento de softwares, por causa de desenvolvedores que estavam preocupados com seus processos de trabalho.

A ideia inicial era conseguir criar produtos (softwares) melhores, mais rápido. Então, surgiu a metodologia “waterfall”, em um processo de criação com etapas sequenciais de desenvolvimento, que foi dispensada pelo próprio autor, Winston Royce, após reconhecer as limitações do método.

Foi somente em 2001, diante do início da era digital, que a expressão “metodologia ágil” tornou-se conhecida. Um grupo de profissionais de tecnologia se dedicou a consolidar a metodologia no mercado, por meio do lançamento do Agile Manifesto.

O documento elenca 4 valores e 12 princípios para o desenvolvimento ágil de softwares. A partir do manifesto, outras áreas correlatas de tecnologia compreenderam que a metodologia poderia ser útil se adaptada aos contextos necessários, trazendo ganhos de agilidade, produtividade e eficiência.

Mas afinal, o que é Agile Marketing?

Trata-se de um conjunto de metodologias de gestão ágil de projetos, aplicadas à área de marketing. São princípios, valores e ações que proporcionam mais agilidade no processo de adaptação de estratégias às mudanças do mercado.

A técnica é baseada em ciclos curtos de trabalho, com uma abordagem iterativa e incremental, com o intuito de desenvolver melhorias contínuas nas estratégias. O método propõe uma série de mudanças dentro da gestão de equipes, como:

  • colaboração entre times;
  • flexibilidade de planejamento;
  • cliente no centro;
  • foco no consumidor final;
  • planejamento, avaliação e implementação de estratégias em períodos mais curtos.

O processo de Agile Marketing não é linear, mas circular e constante, com grande valorização para o conhecimento adquirido. Ao invés de seguir opiniões e convenções pré-estabelecidas, o método consiste na validação do aprendizado por meio de etapas de implementação, mensuração e aprendizado.

Os principais pilares dessa técnica são confiar nos dados, realizar testes e experimentações na prática. Divide-se os projetos em tarefas menores com entregas sucessivas. Outra ferramenta utilizada no processo ágil é o SCRUM, uma sigla já muito conhecida por profissionais do marketing e da comunicação, cujos princípios são a inspeção e a adaptação.

Resultados do Agile para a sua empresa

Devido ao ritmo acelerado da área de marketing digital, principalmente após as mudanças que aconteceram em 2020, além da concorrência e pressão constante por inovação, agilizar o processo de gestão de projetos só apresenta benefícios à sua empresa.

A metodologia ágil permite aumentar a produtividade, bem como entregar resultados de forma mais rápida. Porém, é preciso ter uma fase de adaptação das equipes antes de atingir o nível esperado de agilidade na produção, normalmente de três meses. Confira os benefícios que você pode ter ao implementá-la:

  • Rendimento máximo do time, por impacto e não horas trabalhadas;
  • Melhorias constantes;
  • Maior assertividade nos planejamentos, dedicação a novos projetos e ideias, que permitem alavancar os resultados;
  • Sentimento de autonomia por parte do seu time;
  • Processos e decisões guiados por resultados;
  • Melhoria na comunicação e satisfação interna;
  • Redução no número de atrasos em entregas e melhoria na qualidade dos serviços;
  • Fazer o dobro do trabalho na metade do tempo.

O segredo está na capacidade de responder a novos desafios da forma mais rápida possível, e quem tiver essa habilidade, terá uma vantagem decisiva na hora de obter resultados.