Por que os cliques do Adwords não batem com as sessões do Google Analytics?

por Gustavo Esteves Segunda-feira, 04 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das grandes perguntas que surgem em meus cursos, eventos e posts é, justamente, por que os cliques do Adwords não batem com as sessões do Google Analytics?

Que tal escutar esse artigo? Clique no play abaixo!

Vou listar neste artigo todos os motivos para as sessões do GA não baterem com os cliques do adwords e com isso facilitar a sua análise de dados.

1 – São ferramentas diferentes

Apesar de todo mundo saber isso, sempre acredita que por serem ferramentas Google elas tem de ser iguais!

Precisamos entender que o clique é medido através do Google Adwords e as Sessões são medidas através do Google Analytics.

Já expliquei como funcionam as sessões no Google Analytics, mas vou exemplificar melhor como a métricas sessão é gravada e como a métrica clique é gravada em processos:

Cliques do Google Adwords

Clique no anúncio de adwords > Clique > Métrica Gravada

Sessões no Google Analytics

Sessão do google-analytics > Page Views, eventos, parâmetros de utm, trigger social > Métrica Gravada

Diante dessa explicação, conseguimos entender que para a métrica de sessão ser gravada no Google Analytics, necessitamos passar por diversos processos até que de fato a métrica seja gravada e o clique do adwords é uma métrica que é fácil de ser gravada.

Essa diferença pode chegar até 30%.

Você sabia que as sessões no Analytics expiram no final do dia?

Esse é um outro erro de interpretação que pode causar essa diferença entre cliques e sessões.

As sessões do Google Analytics se iniciam às 00:00 e finalizam às 23:59, logo: O Gustavo acessa seu website às 23h50 do dia 14 de agosto, e sai dele às 00h10 do dia 15 de agosto.

A primeira sessão termina às 23h59min59sec do dia 14 de agosto e a segunda sessão começa às 00h00 do dia 15 de agosto.

Agora, imagina que o Gustavo tenha acessado o site via adwords, o GA vai computar duas sessões vindas do Google Adwords, 1 dia 14 e outra dia 15 e no adwords vamos ter apenas um clique.

Dessa maneira você terá 1 clique no adwords e 2 sessões.

Então não se desespere ao ver essa diferença, ela é normal e pode chegar até 30%, entre cliques e sessões e entre sessões e cliques.

E aí curtiu? Então agora pare de querer comparar 2 métricas que são diferentes, medidas por ferramentas diferentes e podem ter até 30% de diferença! 🙂

 

Artigo publicado com autorização do autor. Original aqui.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.