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Adolescentes: Um público alvo promissor para seu E-commerce

por Taiane Guimarães Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Quando falamos em comercio eletrônico não podemos deixar de pensar nos novos consumidores, os adolescentes.

De acordo com a ComScore cerca de 80 por cento dos adolescentes online na faixa etária de 12 a 17 anos visitam sites de varejo e estão acostumados com a tecnologia, novas funcionalidades e a evolução do comercio online.

A empresa de investimento Piper Jaffray, em seu 25° estudo semestral, descobriu que 79% das mulheres adolescentes e 76% dos homens compraram online, com 70% deles comprando em suas lojas favoritas. Esses dados, bastante impressionantes, apresentam uma oportunidade aos varejistas, que devem trabalhar para criar um site atraente, valioso, que capture a atenção de compradores mais jovens, que nunca experimentaram um momento em suas vidas sem tecnologia.

Para ter sucesso em um mundo onde a próxima melhor coisa está a um clique de distância, e as interrupções de mensagens de texto são a regra – não a exceção – criadores do site deve entender claramente o que os adolescentes querem e como mantê-los em um site.

Jacob Nielsen, cientista especializado em Usabilidade na Web, fez uma pesquisa baseada na forma como o usuário adolescente se comporta na internet.  Os resultados comprovam  que sites voltados para o mercado adolescente devem usar menos texto e aderir a esquemas de design padrão.

Aponta também algumas características específicas de design que são importantes para os adolescentes: o uso de cores brilhantes, imagens de alta qualidade, meios de comunicação integrados como vídeos e músicas, jogos interativos e links para as mídias sociais.

Lembrando que os adolescentes usam a internet a partir de todos os tipos de dispositivos e em diversos ambientes. Para isso, o mercado de e-commerce brasileiro precisa se preparar, tanto para atender os novos consumidores que são os adolescentes, quanto os consumidores mais velhos, que estão correndo atrás para acompanhar a tecnologia que os adolescentes tiram de letra.

Não esquecendo as mídias sociais, que se tornaram parte integrante da experiência do adolescente na compra online.

Se tratando de e-commerce, o publico  adolescente é extremamente influente. São os “early adopters”.  Aqueles sem medo de realizar uma transação online, que acreditam que o ato de comprar pela internet é mais natural que o ato de ir até uma loja física para adquirir um produto.

Portanto, se você pretende atender este público, lembre-se: adolescentes procuram conteúdo e interatividade.

Para isso, fique atento a algumas sugestões importantes para acertar o alvo:

  • Mostre o preço. Adolescentes, geralmente, não possuem um poder de compra muito grande. Sendo assim, o preço é um fator chave na decisão de compra;
  • Permitia que os produtos sejam ordenados por preferência, facilitando a busca;
  • Disponibilize lista de desejos. Eu particularmente uso, e sempre indico trabalhar com lista de desejos. É uma ótima opção para atrair o público com menos poder de compra, permitindo que criem uma lista para serem presenteados;
  • Tenha um check-out rápido. Importante diante de todos os públicos;
  • Desenvolva um design interativo e chamativo;
  • Trabalhe com imagens de alta qualidade;

 

Abaixo estão alguns exemplos de sites de compras, considerados referência em design e funcionalidades: 

Funcionalidade Shop By Outfit
forever-21-ecommerce

Funcionalidade que indica o look completo para as consumidoras.
forever-21-look

Look completo com as indicações na lateral com todos os detalhes.

pacsun-ecommerce

 

Full Banner e imagens em alta qualidade.

wet-seal-ecommerce

 

Filtro lateral muito bem detalhado e fácil de usar.

Boas vendas e até a próxima.

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3 comentários

Comentários

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  1. Olá, Taiane. Excelente artigo. Fico muito feliz em ver você disseminando conhecimento.
    Muito sucesso e um grande abraço a todos vocês da Uber / eNext.

    Responder
  2. O publico adolescente da pesquisa é Americano, pois o poder aquisitivo de um jovem americano é diferente do jovem brasileiro que na maioria das vezes não possui um cartão de credito ou algum tipo de renda ou mesada fixa… no brasil esse quadro é diferente na maioria das vezes o cliente do setor de e-commerce tem entre 18 a 24 anos buscando comodidade na compra, facilidade de pagamento e varias opções de escolha, pois é oque a internet tem a oferecer.

    Responder

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