Ações para engajar clientes no marketplace durante o Dia dos Pais

por Lucas Melman Sexta-feira, 15 de julho de 2016

Moda e acessórios foi a categoria líder de volume de vendas no e-commerce brasileiro em 2015, agrupando 14% do total de pedidos feitos online. Os dados são da pesquisa Ebit/ Buscapé, de 2015. A mesma pesquisa também apontou como o consumidor masculino está interessado na compra pela web, representando 50% das vendas do e-commerce. É um número relevante se pensarmos que se trata de um público cujo imaginário popular tende a associar a uma rejeição ao consumo, compras e shoppings centers. Ou seja, algo muito longe da realidade digital.

Nos EUA, o e-commerce confirma a tendência, sendo que se identificou um crescimento de 17,4% das compras feitas especialmente nos segmentos de Moda masculina entre os anos de 2010 e 2015, conforme dados da IBISWorld. Este foi, afinal, o segmento que mais cresceu por lá, superando todos os demais, inclusive o alimentício.

De fato, ter noção dessas tendências para o segmento de Moda, acessórios e inclusive cosméticos masculinos é um passo estratégico para quem pretende se destacar nas vendas pelo e-commerce durante o Dia dos Pais.

É por isso que neste texto destacaremos estratégias para quem pretende alavancar vendas no Dia dos Pais principalmente nos seguintes setores:

– Moda masculina
– Acessórios
– Cosméticos

Vale destacar aqui que além destas categorias, as vendas para o Dia dos Pais também são bastante significativas nos segmentos de bebidas e eletrônicos. E, no fim, com uma boa estratégia aliada ao marketplace, lojistas de diferentes ramos poderão encontrar seu lugar ao sol.

Perfil do consumidor de moda masculina e suas preferências de compra: o que isso indica em tendência para o Dia dos Pais?
Quando compram para si mesmos, segundo pesquisa do Sebrae, de 2015, os homens preferem o estilo básico. Eles compram em média uma nova peça de roupa a cada três meses, o que indica uma periodicidade de compra destes produtos. Homens buscam produtos com bom custo-benefício, sendo que a qualidade conta muito.

O público masculino tende a ser fiel às marcas de sua confiança, se aventurando pouco a explorar “novidades”. Busca itens funcionais, que tenham identidade e artigos com tecnologia que remetam a algum tipo de conexão e “status”.

Design, acabamento, qualidade do tecido, combinados ao despojado “dressing up” (estilo esportivo, informal) também contam pontos para o público. Mas, acessórios como relógios, piercings e prendedores de gravata também têm muita saída.

No formal impera o estilo clássico, com corte e tecidos modernos;
No casual o jeans se sobressai, junto às camisetas, blazers e bermudas;

Mas, lembre-se: quem compra o presente do pai é a mulher
Claro, é importante entender como o homem compra para saber quais produtos funcionam melhor na hora de presenteá-lo, mas o seller deve ter em mente que durante a data quem comprará o presente para o pai é outra pessoa, geralmente a mulher (esposa ou filha(o)).

Aliás, no guarda-roupas masculino ainda há mesmo um número relevante de peças de roupas que foram ganhadas de mulheres próximas a eles, conforme indicou a pesquisa do Sebrae de 2015.

Sendo assim, durante a data, lojistas devem estabelecer uma comunicação com elas e apontar os produtos corretos que poderão agradar o presentado segundo seus hábitos de compra.

Como engajar vendas no marketplace?
Aqui vale juntar os dois pontos: os presentes que melhor funcionam para o público masculino com uma percepção de dialogar com o público que irá comprar o presente, ou seja, com a mulher.

O marketplace pode ser uma bela estratégia de expor seus produtos, visto que apenas na B2W (que detém as lojas Americanas.com, Submarino e Shoptime) os números chegam a 450 milhões de page views por mês e 21 milhões de visitantes únicos.

Com esse número, é essencial os lojistas aproveitarem a oportunidade de ganhar esse mercado nos marketplaces e contar com as vantagens que alguns deles oferecem como banners em destaque na home do site, destaque na buy box e envio de e-mail marketing.

Para isso, os sellers – lojistas do e-commerce – devem manter, entre outros critérios, uma boa reputação em sites de avaliação de empresas como o Reclame Aqui, ter preços competitivos e estoque dos produtos mais vendidos.

Daí, claro, apostar na venda de produtos estratégicos como os das categorias que citamos ao longo do texto, e aproveitar todo o potencial de vendas dessa data que movimentou R$1,51 bi no ano passado e um ticket médio de R$424 – melhor até que o do dia das mães naquele ano (R$401).

E aí? Já sabe como alavancar seus resultados em vendas nesse período?

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