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6 dicas para o seu e-commerce de acessórios para carros vender muito

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

Sem dúvida o comportamento do consumidor mudou e, com isso, o e-commerce vive seu auge e, claro, isso exige mudanças de quem resolve empreender. Nesse sentido, se já trabalha ou pretende investir em um negócio de acessórios para carro, vale considerar o e-commerce.

Antes de tudo, vale saber que, apesar de todas as crises financeiras dos últimos tempos e da pandemia, o setor de automóveis é um dos mercados que seguem em alta, por isso, vender acessórios para carros pela internet pode ser uma boa opção de negócio para quem quer empreender.

Além das inúmeras vantagens dessa modalidade de comércio, como praticidade, economia, não necessitar ter uma loja física, enfim, um e-commerce de acessórios para carros oferece muito mais oportunidades de negócio, sem limites geográficos.

Porém, é preciso considerar que apesar do segmento de autopeças e acessórios para carros representar um importante mercado no Brasil, por outro lado, ele é extremamente competitivo, ou seja, é preciso apostar em estratégias para conseguir se destacar e alcançar bons resultados. 

Outra dica é não esquecer que o consumidor está cada vez mais exigente, por isso, vale apelar para site, blog de assunto jurídico, enfim, ficar sempre atento ao Código de Defesa do Consumidor, evitando aborrecimentos.

Ficou meio perdido? Não sabe em que estratégias apostar? Então, continue lendo, pois listaremos aqui algumas dicas de como ter sucesso no seu e-commerce de acessórios para carros, confira!

1) Construa um planejamento bem estruturado

Antes de começar qualquer negócio, mesmo online, é fundamental conhecer bem todos os detalhes do mercado escolhido, desde tendências do segmento, principais empresas que estão atuando no momento, o que estão fazendo, o que está dando certo, quais os pontos negativos, e etc. 

Na verdade, qualquer negócio, antes de sair do papel, é preciso contar com estratégias bem definidas, justamente, para garantir uma boa performance operacional, considerando aspectos como o público-alvo que deseja atingir, portfólio de autopeças, campanhas de marketing e metas a serem alcançadas.

Uma dica é montar um calendário de ações para que possa se preparar com antecedência para datas importantes do comércio, como Dia dos Pais e Black Friday. 

Enfim, organização e planejamento são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, e claro, definir toda a logística. Ela é parte fundamental de todo o processo, desde a entrega de produtos, atendimentos ao cliente e navegação dentro do seu site.

Na verdade, o segmento de acessórios para carros requer muita atenção com a logística, já que possui produtos que precisam de muito cuidado durante o transporte, e peças danificadas podem causar um grande problema para quem vende e para o consumidor, passível de indenização, e claro, você não quer isso. 

2) Ofereça um portfólio de qualidade

Certamente, nesse mercado competitivo, saem na frente aqueles que oferecerem bom preço, facilidade e rapidez de entrega e um portfólio de qualidade.

É preciso, primeiramente, valorizar a qualidade dos produtos. Ou seja, trabalhar com itens de boa procedência, já pensando na segurança dos clientes. Por isso, dê preferência a marcas com alta reputação. 

Outra dica é procurar comprar uma maior quantidade de produtos. Assim além de reduzir custos, vai reforçar seu estoque.

E, claro, invista em um portfólio variado. Pode ou se especializar em determinados nichos (elétrica e eletrônica, por exemplo) ou adotar uma estratégia mais abrangente e trabalhar com diferentes categorias. Dessa forma, é possível alcançar um número maior de clientes. 

Veja alguns dos acessórios com os quais pode trabalhar e têm grande procura:

  • Amortecedores;
  • Motores;
  • Baterias;
  • Suspensões;
  • Freios;
  • Parafusos;
  • Embreagens;
  • Faróis;
  • Lâmpadas e lanternas;
  • Vidros elétricos;
  • Alarmes;
  • Fusíveis;
  • Maçanetas;
  • Retrovisores;
  • Revestimentos;
  • Tapetes;
  • Parachoques;
  • Correias e polias;
  • Lubrificantes.

3) Escolha bem os fornecedores

Muitos consideram essa a chave do sucesso, conseguir bons fornecedores

Certamente, o bom atendimento e produtos de qualidade são requisitos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Porém, oferecer produtos de qualidade passa por ter bons fornecedores de materiais e peças. 

Cada vez mais, o consumidor busca empresas que consigam aliar o bom preço com um produto de qualidade. Por isso, é fundamental fechar parcerias com fornecedores que ofereçam bom prazo de entrega, melhores condições de pagamento e credibilidade.

4) Escolha uma boa plataforma de vendas

Nada pior que entrar em um site de vendas e ficar perdido, não conseguir ter uma boa experiência, isso fatalmente resulta em desistência da compra.

Por isso, é fundamental escolher muito bem a plataforma de e-commerce, que garanta segurança durante a navegação e facilite o processo de compra. 

No mais, vale apostar em uma boa loja virtual e até marketplaces (sistema colaborativo de vendas, com vários lojistas dividindo um mesmo espaço), que são estratégias importantes para fazer seu negócio se desenvolver. 

5) Ofereça diferentes formas de pagamento

Diante de um mercado extremamente concorrido, com certeza, quanto mais formas de pagamento o seu e-commerce de acessórios para carros conseguir proporcionar aos clientes, melhor será o nível de satisfação deles. 

Por isso, invista em diferentes formas de pagamentos, pois é uma importante estratégia que vai fazer com que os consumidores tenham mais facilidade de adquirir suas peças automotivas. 

Não perca vendas por não facilitar diferentes formas de pagamento. Ofereça pagamentos por:

  • Cartão de crédito e débito;
  • Boleto Bancário;
  • Pix;
  • WhatsApp Pay;
  • Depósito;
  • Débito em conta;
  • Gateway de pagamento (Paypal, PagSeguro e Mercado Pago). 

6) Invista em marketing digital

Atualmente, investir em marketing digital não é mais uma questão de opção, é de sobrevivência.  Quem não está nas redes sociais, não é visto e, portanto, não existe.

Hoje as redes sociais são as vitrines de qualquer negócio. Por isso, é fundamental saber tirar proveito de todas as ferramentas para atrair e chamar a atenção para a sua loja.

Porém, não basta só criar uma página, nem fazer dela apenas um catálogo de produtos. É preciso oferecer conteúdo relevante, relacionado ao seu negócio.

Por exemplo, informar aos clientes que, segundo o Detran, a falta de manutenção no carro não só traz riscos de acidentes, como pode doer no bolso. Pneus carecas, lâmpadas queimadas e até para-brisa estragado são infrações de trânsito, por isso, a importância de investir em peças novas.

Outro exemplo, usar as redes sociais para mostrar como são feitos os serviços, como funciona a logística e, claro, de uma forma criativa, chamando a atenção dos consumidores.

E mais, as redes sociais, além de darem mais resultados, custam bem menos do que o marketing tradicional, como panfletagens e comerciais em outros canais de comunicação.

E é isso, agora é colocar essas estratégias em prática para ter sucesso com seu e-commerce de acessórios para carros.

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