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Acertando os sete erros da loja virtual

Por: Marcelo Goberto de Azevedo

Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Escritor e redator do Mundo E-commerce. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Vender por internet já está se tornando um hábito comum entre as pessoas, antes existia uma enorme barreira de desconfiança para que as pessoas comprassem online, hoje, porém esse novo hábito de consumo está ficando intrínseco no dia a dia das pessoas. Todavia para que uma loja virtual seja um sucesso, alguns erros não podem ser cometidos, porque serão esses erros que determinaram o sucesso do negócio virtual.

Lentidão

Hoje em dia mais é comum as pessoas esperarem menos pelos carregamentos, principalmente para o “tempo” da compra. Por isso, é importante investir em estrutura para que a loja virtual tenha um carregamento consideravelmente “muito bom”. A cada 2 segundos decorridos a taxa de abandono ao site cresce em torno oito por cento progressivamente.

Complicação

Na loja virtual utópica uma compra completa deveria acontecer num clique para o cliente. Sabemos que isso ainda não é possível criar esse ambiente sem grandes investimentos, contudo também esse procedimento não deve ultrapassar três cliques para finalização das vendas.

Inovações

Inovações durante o processo de compra podem criar empecilhos, por exemplo, formulários adicionais, passos não essenciais. Mesmo que esteja trabalhando em um mercado de nichos, é importante executar testes A/B para verificar a aderência dessas inovações. No comercio eletrônico já existe um certo “padrão de mercado” que faz com que se traga mais segurança para o cliente quando confirmado.

Frete Caro

Mesmo que o comércio eletrônico tenha criado o conceito da taxa de entrega, ela ainda representa um grande obstáculo para conversões de vendas, principalmente se esse valor em relação ao pedido final for superior a 10%. É necessário que tenhamos fórmulas que auxiliem na aplicação de sempre o menor valor possível e quem sabe no cenário ideal a isenção total. Para saber como isso é possível veja mais em “Calculando Frete Grátis”.

Mono-Visualização

Não preparar a loja virtual para outros formatos de visualização, entre as principais estão os tablets. Hoje esse aparelho responde com a maioria das vendas via “M-commerce”. Por isso faça os testes e ajustes necessários para que seja possível realizar uma compra fora do ambiente “Navegação Web”.

Problema de Visualização

Falando em navegação web, é importantíssimo que a loja virtual seja testada e validade na grande maioria dos navegadores atuais. Porque muitas vezes um simples comando pode não ser executado numa determina versão de navegador, e por consequência este pequeno bug ser um percalço que inviabiliza as vendas.

Informações Irrelevantes

Numa compra finalizada conquistamos na maioria dos casos a anuência dos clientes em fornecer ofertas através do seu email, entretanto para que essa ferramenta gere resultados proveitosos, é importante criar relevância nas campanhas, ou seja, segmentar e principalmente personalizar os conteúdos disparados, dessa forma a aderência e principalmente assiduidade será duradouro.