Acabe com as métricas de vaidade!

por Gustavo Esteves Quarta-feira, 29 de março de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que são as Métricas de Vaidade? Vou explicar nesse texto, mas basicamente são as Métricas que não servem para nada!

Provavelmente identificar as métricas de vaidade você já não sabe, né? Mas vou te mostrar que é bem simples. Vamos começar com a seguinte pergunta: qual é a reação se eu te falar que a minha Fanpage possui 1 milhão de curtidas?

Se a sua reação for: “Surpreendente!”, realmente você não sabe o que são métricas de vaidade, e espero que o que eu vou dizer mude a sua reação!

Agora… Se a sua reação foi contrária, parabéns! Você está no caminho certo.

As métricas de vaidade são basicamente informações como: likes no Facebook, seguidores no Twitter e métricas de Pageview, pois elas só servem para “inflar o ego” – e no caso do Pageview nem para isso!

Dá uma olhada nas Métricas de Vaidade mais comuns que vemos no mercado:

1 – Likes;

2 – Seguidores;

3 – PageView;

4 – Impressões;

5 – Cliques;

Para uma métrica ser válida, você deve utilizar a “Regra dos 3 Porquês”. Utilizando esse método de forma contínua, você consegue comprovar se uma métrica é de fato importante para o objetivo do seu negócio ou não.

A “Regra dos 3 Porquês” é justamente responder 3 porquês (ou motivos) para que uma métrica seja, de fato, válida ou útil. Veja um exemplo:

* Meu objetivo: levar um cliente ou lead a fazer o Download de um E-book;

* Minha Métrica: quantidade de e-mails gerados.

Agora façamos as perguntas:

Por que isso é importante?

Porque consigo mensurar a partir dessa métrica qual foi a quantidade de e-books baixados.

Por que isso é importante?

Para poder monitorar o resultado da minha campanha e identificar a quantidade de oportunidades que os emails gerados vão dar para a minha empresa.

Por que isso é importante?

Permite que eu analise se o tema do e-book teve adesão ao público, podendo assim desenvolver novos e-books com o mesmo tema ou partir para uma próxima ideia.

Vamos fazer mais um exemplo?

* Meu objetivo: Venda de um produto;

* Minha Métrica: Taxa de conversão.

Agora façamos as perguntas:

Por que isso é importante?

A taxa de conversão vai permitir que eu analise a quantidade de sessões que entraram no meu site e converteram em uma venda.

Por que isso é importante?

Com essa métrica eu consigo entender a adesão do público que estou levando ao meu site com o meu produto ofertado.

Por que isso é importante?

Conseguirei analisar se as minhas campanhas e as minhas origens de tráfego estão convertendo e caso não estejam, conseguirei ajustar minhas campanhas e meus investimentos em mídia.

Viu? Responder os 3 porquês quando uma métrica é válida, é super simples.

Entenda que esse processo vai facilitar muito não somente o objetivo do seu negócio, mas também o dia a dia de análises e entender como funciona melhor o processo de web analytics e a escolher uma métrica de verdade!

Esqueça as métricas de vaidade, elas não servem para nada! Invista seu orçamento no que dá certo!

Agora que você já sabe o que são métricas de vaidade e a Regra dos 3 porquês, que tal começar a colocar isso em prática no seu negócio?

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