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Abandono de carrinho: saiba o que fazer para diminuir essa taxa

por João Paulo Arraes Segunda-feira, 22 de maio de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

O cliente entra no seu e-commerce, coloca produtos no carrinho e sai sem concluir a compra. O pesadelo dos donos de lojas virtuais é muito recorrente e atinge todos os segmentos. De acordo com o Baymard Institute, a porcentagem média de abandono de carrinhos passa dos 69%.

Os motivos desse número alto costumam estar vinculados ao processo de pagamento. Uma pesquisa da VWO apontou as cinco causas mais comuns de abandono de carrinho. Mais de 1000 compradores responderam o que faz com que eles não finalizem a compra. As respostas podem ser esclarecedoras para seu e-commerce.

1. 25% do abandono é devido a custos inesperados no transporte;
2. 22% dos consumidores desistem porque é necessário criar uma conta;
3. 17% dos clientes não estão prontos para comprar e estão apenas pesquisando;
4. 15% do abandono tem a ver com dúvidas de segurança de pagamento;
5. 9% dos clientes abandonam devido a processos de checkout longos e muito confusos;

No entanto, isso não quer dizer que essas são as razões pelas quais seus clientes abandonam o carrinho. É importante identificar os motivos específicos da sua loja, isso é essencial para traçar estratégias que irão te guiar nas ações a fim de evitar que seus clientes deixem o carrinho cheio.

Como diminuir essa taxa?

Assim como foi dito anteriormente, as principais razões pelas quais os clientes abandonam os carrinhos estão relacionadas ao processo de pagamento. Dessa forma, para diminuir o número de clientes que saem do seu site sem comprar nada, você deve focar nos problemas que tal processo pode desencadear.

Dispositivos móveis

A maioria dos acessos à internet vem de dispositivos móveis, especialmente de smartphones. Se a sua loja não tem um site responsivo e que funcione bem nesses dispositivos, é muito provável que o cliente não conclua a compra. A importância de um site adaptado vai além, visto que o Google não costuma ranquear sites que não se adaptam quando o usuário está navegando em um celular.

Formas de pagamento

Tente não restringir as formas de pagamento. Tenha em mente que seu cliente quer opções na hora de concluir a compra. Métodos tradicionais, como cartões de crédito e boleto devem ser prioridade, mas também é interessante oferecer formas alternativas e seguras. Exemplos como Paypal, Pagar.me e PayU dão segurança  e confiança ao cliente.

Cadastro

Quando você encontra um formulário grande e confuso, você costuma ficar no site e finalizar o cadastro? Só se não existir outra opção, não é mesmo? É natural que o cliente também tenha a mesma atitude. Procure manter um cadastro simples e tente não exigir que o consumidor crie um login. Muitas vezes ele só quer comprar o produto e não deseja receber promoções no e-mail ou assinar sua newsletter.

Navegabilidade

É muito importante que o site tenha uma navegação intuitiva e clara. Faça com que os produtos sejam fáceis de serem encontrados e certifique-se de que todos os links internos funcionam. Além disso, dê atenção à ferramenta de pesquisa interna, é essencial que ela seja eficiente. O cliente, ao procurar um produto no seu site, quer que ele apareça nas buscas. Se o consumidor entra no seu site e encontra a cada página um problema, sairá frustrado e certamente procurará outra opção.

Essas são algumas formas de diminuir a taxa de abandono de carrinhos. Não esqueça de identificar o que mais atinge seu e-commerce. Com as informações em mãos e as estratégias corretas para conter as principais objeções que surgem no momento da compra, os resultados irão aparecer logo.

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