Abandono de carrinho na Black Friday: como resolver este problema?

por Larissa Lotufo Segunda-feira, 22 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Em 2017 a Black Friday cresceu no Brasil, chegando a um faturamento de R$ 2,1 bilhões. Esse número foi 10% maior do que em 2016, de acordo com um levantamento realizado pelo Google. Em 2018 o número pretende aumentar mesmo com a instabilidade política e econômica do país. Pelo menos é o que indica a pesquisa da Ebit/Nielsen, que prevê um faturamento de R$ 2,4 bi neste ano, almejando 15% de aumento.

E justamente por conta do cenário econômico brasileiro não ser um dos melhores que as compras podem se acumular durante a Black Friday. Afinal, muita gente pode ver na data uma oportunidade para realizar as compras de final de ano de maneira mais econômica e já garantir os presentes de natal.

Por conta disso, é importante que as empresas se preparem para essa data, a fim de garantir um bom faturamento. Para isso é preciso se planejar com a criação de campanhas especiais, reserva de parte do estoque para realizar as promoções do período e preparação da logística para dar conta de todas as entregas.

Neste sentido, a principal meta do comerciante deve ser a diminuição no número de abandono de carrinho. Isso porque mais de 80% das pessoas que colocaram produtos no carrinho durante a Black Friday 2017 não finalizaram a compra. Ou seja, 80% dos carrinhos foram abandonados, segundo o estudo E-commerce Radar Black Friday 2017 realizado pela Atlas e que levantou dados de mais de mil lojas.

De acordo com a pesquisa da VWO, 25% do abandono de carrinhos das lojas virtuais ocorrem por conta dos custos inesperados com o frete. O estudo foi realizado em 2016 no Estados Unidos, mas reflete a realidade do mercado online global. Essa pesquisa aponta o quão relevante é a preocupação com a gestão da logística de sua empresa para o lojista.

Isso porque, além do alto valor, a demora na entrega é outro fator que fortemente influencia o fechamento da compra do consumidor. Afinal, 41% dos entrevistados na pesquisa resolveram comprar em outro site já que o concorrente oferecia melhores ofertas, mais fatores de confiança e envio mais rápido (nesta ordem de importância).

Mas como resolver esse problema e aumentar as taxas de venda de seu site durante a Black Friday 2018 sem prejudicar o seu faturamento? Confira as indicações do infográfico especial “dicas para diminuir o abandono de carrinho”:

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