Abandono de carrinho: influência de frete e preço

por Eduardo Macedo Terça-feira, 10 de novembro de 2015

Para darmos início a nossa série sobre abandono de carrinho, vamos falar sobre frete e preço. Como esses fatores interferem na decisão final do consumidor sobre comprar ou não, além de apontar algumas dicas para melhorar sua performance em cada um desses sentidos.

Apenas para você ter um noção da importância desses aspectos, segundo uma pesquisa da Stastista, 56% dos consumidores desistem da compra por preços ou custos inesperados, o frete está entre eles.

Frete
Assunto sempre delicado, o frete não pode ser visto apenas pelo ponto de vista de custo, muitas vezes esquecemos da questão dos prazos. Segundo um estudo da ESPM em 2013, 53% dos clientes que desistem da compra, o fazem pelo alto custo do frete e essa é uma constatação, que mesmo sem números, todo muito tem conhecimento pela prática.

Mas outro dado que precisa ser levado em consideração é que 39% dos clientes que abandonam uma compra, também fazem isso pelo prazo de entrega. Portanto, precisamos pensar nesses dois cenários: valor do frete e prazos.

Vamos apontar agora algumas dicas práticas, para que o frete de sua loja virtual não seja um dos vilões no abandono de carrinho:

● Várias opções de entrega
Uma das formas de conseguir ter as melhores condições de frete, para diferentes regiões do país é ter mais de uma opção de transportadores. Provavelmente você deve ter os Correios como uma das opções, mas já pensou em trabalhar mais de uma opção? Isso fará com que você sempre apresente as melhores condições de valores de frete para seu consumidor, de acordo com a tabela oferecida por cada uma delas. Para facilitar seu trabalho, existem algumas empresas que fazem esse gerenciamento para você.

● Identificação do valor e prazo de formas claras
Uma coisa é o cliente entrar em seu site e ver que seu preço é um bom negócio. Mas, na hora de fechar a venda, já no carrinho você apresenta o frete e o cliente faz as contas, o valor já não é tão atrativo. As chances desse consumidor fechar a venda se reduzem, não é verdade? O ideal é que você tenha junto ao produto uma tabela de fretes baseada na tabela de cada transportadora. Se forem os serviços dos Correios, existe uma API que permite a inserção de um simulador, se forem outras transportadoras, você verifica com sua plataforma a possibilidade de integração, não sendo possível, crie uma página baseada em CEP para que o consumidor tenha acesso.

O prazo também precisa ser apresentado, lembre-se que essa inclusive é uma questão legal. Dependendo do produto, o consumidor pode ter alguma pressa e os prazos longos não são interessantes. Algumas lojas trabalham com estoques em recebimento e deixam disponíveis produtos que estão chegando dos fornecedores. Nesse caso, até por questões de segurança, constuma-se estender o prazo, isso pode ser bom para a operação, mas aumenta as chances do consumidor abandonar a compra, por esse motivo, pense em ações como oferecer produtos semelhantes, com preços diferenciados.

● Não ganhe com o frete
Pode parecer uma opção legal obter lucro com a margem do frete para aumentar seus retornos. Mas, pense no cliente. Será que vale a pena vender menos e conseguir mais margem, mesmo que essas margens não sejam tão grandes assim? Afinal, se sua margem for alta no frete, certamente o cliente vai se assustar.

● Negocie com transportadoras e Correios
Eles não são seus inimigos, se você tiver argumentos sólidos, pode sim renegociar os valores que sobram para sua loja virtual, mas para isso precisa estudar o comportamento do seu consumidor, analisar as regiões em que vende mais Com essas informações em mãos, você consegue sentar com seu gerente de conta ou responsável comercial dentro da transportadora e rever as tabelas que são praticadas, isso influenciará diretamente na decisão de compra de seu cliente.
Preço
Agora vamos falar do preço. O consumidor só vai ser impactado com suas ações relacionadas ao frete, e consequentemente, a redução do abandono de carrinho, caso você pratique condições de preços convidativas. Mas, como fazer isso? Seguem algumas dicas:

● Negocie com fornecedores
A melhor forma de conseguir preços mais competitivos, é negociar com fornecedores e conseguir comprar pelo melhor preço, a margem será mais alta.

● Monitore a concorrência
Saiba como outras lojas precificam os mesmos produtos que você comercializa. A idéia é conseguir oferecer, se não o melhor preço, um dos mais baixos. Isso irá diminuir as chances do cliente abandonar a compra por conta do preço.

Essas foram algumas dicas para melhorar desempenho de Frete e Preço, e assim diminuir a taxa de abandono de carrinho em sua loja virtual.

Não deixe de acompanhar nossa série completa, nossos próximos assuntos serão checkout e pagamento. Até lá!

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