A vez das contas digitais e as vantagens para o empreendedor

por Sidney Zynger Sexta-feira, 30 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

Estamos no último trimestre de 2020, um ano em que percebemos inúmeras mudanças na forma de viver, de trabalhar e de comprar e vender. O e-commerce teve rápida expansão e crescimento exponencial, e entre as muitas novidades também surgiram novas contas digitais, reforçando ainda mais a facilidade de negócios. Além disso, a partir de novembro, o Brasil também terá a disposição o Pix.

O Pix é um meio de pagamento que facilita a transferência de valores entre pessoas, pagamento de contas e também recolhimento de impostos. Além disso também será possível fazer pagamentos a estabelecimentos utilizando o Pix, como restaurantes, conveniência, supermercados, entre outros.

Atualmente, as transferências entre contas bancárias são através de TEDs e DOCs, além de boletos ou pagamentos com dinheiro. Essas operações continuarão funcionando, porém elas não são instantâneas como o Pix. Algumas levam alguns dias e também custam caro para quem utiliza os meios.

Serviço integrado

No e-commerce, a utilização de um sistema de gestão integrado é fundamental para organizar os processos internos e também fazer pontes com parceiros de venda, como marketplaces e logística. A novidade é que ERPs como o Bling, por exemplo, estão unindo ao sistema também sua conta digital, onde o cliente passa a fazer todas as transações bancárias e também utilizar o Pix dentro do mesmo sistema, sem precisar ter outros intermediários, como bancos ou instituições financeiras.

Quando todas as movimentações são integradas automaticamente ao sistema de gestão, também fica mais fácil administrar os ativos da empresa, e emitir boletos, realizar transferências bancárias, pagar contas, além de facilitar o controle do caixa e também simplificar as operações de pagamentos e recebimentos de valores.

Quais as vantagens para o empreendedor?

Utilizar uma conta digital já é uma grande facilidade na vida do empreendedor, pois simplifica as operações diárias. O empreendedor não precisa sair do sistema ERP para realizar os processos financeiros, fazendo-o economizar tempo e otimizar o trabalho da equipe. Toda a gestão pode ser feita dentro do mesmo sistema.

A conciliação bancária, que é um processo que permite realizar conferências dos dados obtidos através de extratos bancários, também pode ser feita diretamente entre o sistema e a conta digital, já que é possível analisar recebimentos, pagamentos e saldos atualizados (verificando se movimentações previstas se concretizaram de fato) e analisar se houve algum tipo de divergência nos lançamentos.

Ou seja, as maiores vantagens são:

  • Otimização de tempo;
  • Gestão e organização de fluxo de caixa;
  • Relatórios financeiros do seu negócio;
  • Maior controle das movimentações financeiras;

Automatizar para vender mais

No e-commerce, quanto mais o lojista puder automatizar os processos, mais ele poderá focar tempo e energia para pensar no negócio de forma criativa e dinâmica. Quanto mais integração, maior segurança e facilidades terá na gestão do seu negócio.

Pensando no Microempreendedor Individual (MEI), também é uma grande vantagem dispor de uma conta digital anexa ao sistema de gestão, pois além de unificar ainda mais o processo de gestão, também facilita a separação de valores da empresa e da pessoa física. O Mei é uma modalidade que acaba tendo por característica não fazer essa separação, e muitas vezes, prejudica o negócio.

A tecnologia está disponível para fazermos uso da melhor forma, garantindo mais praticidade e assertividade no nosso trabalho.

O e-commerce é um caminho para empreender de forma rápida e simples, é indispensável dispor de sistemas automatizados para fazer o negócio crescer ainda mais, sempre pensando em administrar bem o seu negócio, proteger o seu capital e seus dados.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.