A tendência criativa nas lojas virtuais

por Pettrus Vaz Quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Usabilidade, navegabilidade e experiência do usuário (UX) são termos que a cada dia ganham mais espaço no meio criativo e se tornaram referência visual dentro de pouquíssimo tempo.

No mundo do comércio eletrônico não poderia ser diferente! Em meio a tantas lojas virtuais (que seguem basicamente a mesma estrutura), o número de lojas que estão “ousando” vem aumentando cada vez mais, não só no seu design, mas também na usabilidade. Lojas que, juntando os fatores citados acima, acrescentam uma dose do bom e velho “design clean” e conseguem belos layouts e, ao mesmo tempo, layouts simples.

Esse conceito pode ser usado em qualquer projeto de loja virtual?

Depende, pois geralmente esse conceito é encontrado em sites que oferecem um ou alguns tipos de produtos de um mesmo segmento ou categoria. Claro que não devemos sempre “ousar” em todos os projetos de lojas virtuais, afinal, não seria prático usar um layout diferente e personalizado em um e-commerce de grande porte, no qual vende variados produtos e oferece vários tipos de categoria, pois os mesmos precisam de praticidade em sua produção e atualização.

Quais os principais fatores que impedem a criação de um layout criativo para loja virtual?

Plataforma e manutenção.

A maioria das plataformas de e-commerce são “engessadas”, principalmente na parte de layout. Pois, pensando naotimização de tempo para produção e atualização, os desenvolvedores na maioria das vezes definem padrões de layouts, em as únicas alterações serão identidade visual, logo, menus, categorias e outros pequenos detalhes. Isso é feito justamente para acelerar o processo da criação da loja e não perder muito tempo na implementação.

Mas isso não quer dizer que não se pode fazer um bom design em projetos que seguem esses exemplos de plataforma.

Abaixo segue alguns bons exemplos que achei pela internet e que também podem ajudar bastante como referência para seus futuros projetos.

Beoplay
Beoplay-pettrus

Nepolitan Clothing
Nepolitan Clothing

Aarkcollective
Aarkcollective

Coloud
Coloud

Conspiracy
Conspiracy

Bagigia
Bagigia

Myownbike
Myownbike

Converse All Star
Converse All Star

Marie Catrib’s
Marie Catribs

Twelvesaturdays

Twelvesaturdays

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

2 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ótimas referências de layout! Vale ressaltar que algumas plataformas atuais permitem customizações bem interessantes e de quebra da pra usar outras plataformas como blogs e redes sociais para a criação de landings que permitem aos designers trabalharem idéias de maneira bem mais versáteis e criativas!

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.