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A tecnologia que ajuda acertar preços em tempos instáveis

Por: Ricardo Ramos

Ricardo Ramos, CEO e fundador da Precifica, empresa especialista em soluções de pricing. Empreendedor com foco em inovação no setor de tecnologia SaaS. Também é palestrante sobre os temas de e-commerce, inteligência de mercado, gestão de empresas e empreendedorismo.

Equilibrar a balança comercial, trabalhar o superávit, controlar a inflação, estimular a produção e o consumo. A missão do novo Ministro da Fazenda está longe de ser simples, e as perspectivas do mercado em linhas gerais não falam a favor do desenvolvimento econômico. O último dado da pesquisa Focus, do Banco Central, reajustou para baixo a perspectiva do PIB (Produto Interno Bruto) desse ano de 0,73% para 0,69%. A revisão negativa é reflexo das constantes alterações ao longo de 2014, que resultaram no baixo crescimento de 0,16% do país. Em tempos de instabilidade econômica, em que o mercado se retrai e o consumo da população diminui, as empresas precisam criar estratégias para rentabilizar em cada oportunidade. Neste sentido, trabalhar com uma boa definição de preço é fundamental para se destacar frente à concorrência. Assim, apesar das desconfianças do empresariado, é essencial investir em tecnologias que tragam eficiência ao negócio. Com a precificação inteligente, por exemplo, é possível monitorar a concorrência e obter insights sobre as melhores oportunidades para subir ou baixar os preços, inclusive de forma automatizada e dinâmica, preservando margens sem deixar de ser competitivo. Além disso, ao ter maior visibilidade e controle sobre estas variáveis, a loja virtual adquire uma visão mais clara para situações em que vale diminuir sua margem e aumentar as vendas, elevando o capital de giro ou aproveitar quando o estoque da concorrência estiver esgotado, por exemplo. Outro ponto importante é estabelecer um planejamento maior, observando o mercado, para entender a concorrência e criar oportunidades. Para as lojas virtuais, uma boa estratégia para 2015 é conhecer com maior profundidade o Sortimento dos concorrentes. A tecnologia auxilia o gestor a enxergar como seu concorrente vem categorizando os produtos e ofertas, quais são marcas comercializadas, qual a profundidade, ou seja, a quantidade de Skus (Unidade de Manutenção de Estoque) por categoria e marca, além de identificar preço médio dos produtos ofertados, comparando sempre com o seu mix de produtos. A solução também ajuda a descobrir marcas e categorias comercializadas, mesmo aquelas que estão sendo descontinuadas pelos concorrentes. A empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende se diferencia: BOX 1 - Confira alguns pontos em que contar com precificação inteligente faz a diferença: Resposta imediata: velocidade nos ajustes dos valores praticados, tornando-os cada vez mais competitivos frente à concorrência. Posicionamento de preço: os produtos têm faixas de preços de acordo com o praticado pelo mercado, mantendo assim a estratégia baseada no público-alvo que o site deseja atingir. Entenda o portfólio de produtos da concorrência: saiba quanta sobreposição existe entre a sua variedade e de seus concorrentes. Afine a seleção para torná-la mais diferenciada possível. Otimize sua gama de produtos: descubra quais itens e segmentos estão disponíveis no mercado, mas que ainda não fazem parte do portfólio, e que poderiam complementar seu mix. Identifique produtos mais rentáveis: com uma visibilidade completa sobre os produtos que são oferecidos no mercado, é possível tomar decisões mais eficientes em relação aos sortimentos. BOX 2 - Confira alguns em pontos que a análise de sortimento pode ajudar: Categorias: a loja virtual consegue identificar marcas e produtos vendidos pelos concorrentes e comparar com o seu portfólio. Ruptura: é possível verificar produtos que estão ou não disponíveis no concorrente, e, a partir, daí criar estratégias baseadas em oferta e demanda. Preço médio: o e-commerce analisa se os preços estão de acordo com os praticados pelos concorrentes. Assim, pode-se entender se as lojas atendem à mesma classe. Público-alvo: é fundamental para uma loja entender seu cliente. Com a análise de sortimento é possível confirmar se seu preço condiz com o perfil e hábitos de consumo de seus clientes.