Logo E-Commerce Brasil

A psicologia das cores aplicada ao e-commerce

Por: Felipe Martins

É especialista em E-commerce, Negócios Digitais e Marketing Digital. Ex-CEO da Dotstore, plataforma de e-commerce e fundador da Boigy, agência de marketing e tecnologia. Há mais de 20 anos ajuda pequenas e médias empresas a venderem pela internet lucrando, juntas, + de R$ 1 Bilhão.

A personalização da loja virtual é um fator indispensável e essencial para o sucesso no mercado online. Entre as vantagens de customizar o layout está a identificação do consumidor com seu empreendimento, gerando no cliente a sensação agradável de ‘peixe dentro d’água’.

E, no universo da personalização, as cores ocupam uma importância fora de série, com base na psicologia das cores conforme a tonalidade escolhida para a loja virtual, o consumidor pode ser impactado, incentivado a comprar ou, simplesmente, se sentir incomodado e deixar a loja sem realizar nenhuma negociação.

Sendo assim, é especialmente importante que o lojista analise quais cores aplicar ao seu negócio, visando sempre a atrair o cliente e a proporcionar nele e a ele reações satisfatórias ao consumir. Vejamos, portanto, as aplicações das cores e suas psicologias no cérebro do consumidor virtual.

A aposta e ascensão da cor azul. Estudos revelam que o efeito que o azul surte no cérebro dos consumidores é de clareza, simplicidade e eficiência. Estando essa cor incluída na maioria das marcas renomadas, entende-se sua eficácia e aprovação por parte dos consumidores.

O sucesso do amarelo além do Camaro. Com sua característica luminosa, o amarelo é capaz de transformar completamente um ambiente, transmitindo vida e sugerindo solução. Além de produzir sensação de alegria, essa cor ativa a mente, favorecendo a criatividade e proporcionando concentração, uma vez que sua ação está diretamente ligada ao sistema nervoso central.

A influência do vermelho na mente do consumidor. Ao se deparar com o vermelho, o cliente tem sua tensão muscular aumentada e sua pressão arterial estimulada. Dessa forma, pode-se afirmar que essa cor atrai a ação do consumidor, despertando nele a impulsividade e o desejo. Pode-se perceber que essa cor pode ser muito bem trabalhada em produtos que geram sensação de status e satisfação.

A cor preta funciona no e-commerce? Muitas vezes associado a situações tristes, o preto acaba sendo mal visto, mas essa tonalidade também pode ser reconhecida pela dignidade, poder e confiabilidade. Comercialmente, o preto remete ao luxo e à sofisticação. Assim, para a comercialização de produtos com maior valor agregado, vale a pena apostar na cor preta.

Os estímulos da cor verde para o seu e-commerce. Desde sempre, se conhece o verde como a cor da esperança. Mas essa cor também carrega outros significados, como criatividade, abundância, equilíbrio, saúde e positividade. Além disso, o verde é capaz de motivar o cliente a seguir em frente e a finalizar a compra, haja vista o semáforo indicando caminho livre para prosseguir.

A ação do laranja nas vendas virtuais. O laranja é uma cor atrativa, mas também pode ser considerada agressiva e imperativa, pois apela para a ação do consumidor. Por isso, essa cor pode ser uma ótima escolha para o botão “Comprar”. Além disso, a presença do laranja em páginas de produtos proporciona a sensação de que os itens parecem ser mais baratos.

Aplicações do roxo no design da loja virtual. O roxo sugere mistério, concentração, valor, justiça, autoridade, sofisticação, realeza e espiritualidade. Levando em consideração suas características, a cor roxa pode ser aplicada em segmentos relacionados a artigos religiosos ou funerários, bem como em nichos de moda, produtos de saúde contra envelhecimento, desodorantes e perfumes.

Quando aplicar o rosa no e-commerce? Identificado como uma cor quente, o rosa representa feminilidade, descontração, romantismo, suavidade e sedução (dependendo da tonalidade). O rosa encontra-se predominantemente em lojas de roupas íntimas femininas, lojas com temas infantis, floriculturas, lojas de cosméticos, lojas voltadas para o segmento de moda e até mesmo em sex shops.

Ao identificar o layout da loja virtual através das cores, é preciso ter cuidado com as reações provocadas no público consumidor e analisar se haverá uma identificação entre os clientes e a proposta do empreendimento. Nesse sentido, antes de aplicar qualquer cor em sua loja, analise, pesquise as possibilidades e trace estratégias de compatibilidade com seu público, pois, além de exuberante, seu design precisa ter objetivo.

Sucesso!