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A psicologia das cores aplicada ao e-commerce

por Felipe Martins Terça-feira, 13 de agosto de 2013

A personalização da loja virtual é um fator indispensável e essencial para o sucesso no mercado online. Entre as vantagens de customizar o layout está a identificação do consumidor com seu empreendimento, gerando no cliente a sensação agradável de ‘peixe dentro d’água’.

E, no universo da personalização, as cores ocupam uma importância fora de série, com base na psicologia das cores conforme a tonalidade escolhida para a loja virtual, o consumidor pode ser impactado, incentivado a comprar ou, simplesmente, se sentir incomodado e deixar a loja sem realizar nenhuma negociação.

Sendo assim, é especialmente importante que o lojista analise quais cores aplicar ao seu negócio, visando sempre a atrair o cliente e a proporcionar nele e a ele reações satisfatórias ao consumir. Vejamos, portanto, as aplicações das cores e suas psicologias no cérebro do consumidor virtual.

A aposta e ascensão da cor azul. Estudos revelam que o efeito que o azul surte no cérebro dos consumidores é de clareza, simplicidade e eficiência. Estando essa cor incluída na maioria das marcas renomadas, entende-se sua eficácia e aprovação por parte dos consumidores.

O sucesso do amarelo além do Camaro. Com sua característica luminosa, o amarelo é capaz de transformar completamente um ambiente, transmitindo vida e sugerindo solução. Além de produzir sensação de alegria, essa cor ativa a mente, favorecendo a criatividade e proporcionando concentração, uma vez que sua ação está diretamente ligada ao sistema nervoso central.

A influência do vermelho na mente do consumidor. Ao se deparar com o vermelho, o cliente tem sua tensão muscular aumentada e sua pressão arterial estimulada. Dessa forma, pode-se afirmar que essa cor atrai a ação do consumidor, despertando nele a impulsividade e o desejo. Pode-se perceber que essa cor pode ser muito bem trabalhada em produtos que geram sensação de status e satisfação.

A cor preta funciona no e-commerce? Muitas vezes associado a situações tristes, o preto acaba sendo mal visto, mas essa tonalidade também pode ser reconhecida pela dignidade, poder e confiabilidade. Comercialmente, o preto remete ao luxo e à sofisticação. Assim, para a comercialização de produtos com maior valor agregado, vale a pena apostar na cor preta.

Os estímulos da cor verde para o seu e-commerce. Desde sempre, se conhece o verde como a cor da esperança. Mas essa cor também carrega outros significados, como criatividade, abundância, equilíbrio, saúde e positividade. Além disso, o verde é capaz de motivar o cliente a seguir em frente e a finalizar a compra, haja vista o semáforo indicando caminho livre para prosseguir.

A ação do laranja nas vendas virtuais. O laranja é uma cor atrativa, mas também pode ser considerada agressiva e imperativa, pois apela para a ação do consumidor. Por isso, essa cor pode ser uma ótima escolha para o botão “Comprar”. Além disso, a presença do laranja em páginas de produtos proporciona a sensação de que os itens parecem ser mais baratos.

Aplicações do roxo no design da loja virtual. O roxo sugere mistério, concentração, valor, justiça, autoridade, sofisticação, realeza e espiritualidade. Levando em consideração suas características, a cor roxa pode ser aplicada em segmentos relacionados a artigos religiosos ou funerários, bem como em nichos de moda, produtos de saúde contra envelhecimento, desodorantes e perfumes.

Quando aplicar o rosa no e-commerce? Identificado como uma cor quente, o rosa representa feminilidade, descontração, romantismo, suavidade e sedução (dependendo da tonalidade). O rosa encontra-se predominantemente em lojas de roupas íntimas femininas, lojas com temas infantis, floriculturas, lojas de cosméticos, lojas voltadas para o segmento de moda e até mesmo em sex shops.

Ao identificar o layout da loja virtual através das cores, é preciso ter cuidado com as reações provocadas no público consumidor e analisar se haverá uma identificação entre os clientes e a proposta do empreendimento. Nesse sentido, antes de aplicar qualquer cor em sua loja, analise, pesquise as possibilidades e trace estratégias de compatibilidade com seu público, pois, além de exuberante, seu design precisa ter objetivo.

Sucesso!

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5 comentários

Comentários

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  1. Estou montando meu e commerce e amei esse port. O momento de uma compra esta envolvido por uma serie de sentimentos e nada melhor que usar a psicologia das cores…
    Valeu muito.

    Responder
  2. Otimas dicas em seu artigo, obrigada! Gostaria de uma ajuda. Trabalho com turismo, alugo casa de aluguel por diária e temporada. Atualmente estou usando roxo que são as cores das janelas da casa, e a faxada é laranja, ainda não usei o laranja porque achei uma cor muito forte. Quais as cores ideais para minhas publicações na internet? Abs

    Responder
    1. Boa tarde Calypsa! Obrigado pelo retorno! Para as cores da sua loja virtual, é necessário analisar qual tipo de mensagem que você deseja transmitir. Se é sofisticação, por exemplo, o roxo é ideal; se é segurança, o azul pode ser uma boa escolha. Para lhe ajudar em sua decisão, sugerimos que você leia o artigo: “Até onde a psicologia das cores influencia?”, explicando detalhadamente em cada link a aplicação correta da cor e qual das características é mais coerente ao seu negócio. Creio que lhe auxiliará. Conte-nos o que achou: http://blog.dotstore.com.br/post/ate-onde-a-psicologia-das-cores-influencia/
      Abraço!

      Responder
  3. Muito bom o artigo, ajudou muito. Mas preciso de uma opinião sua. Estou com um projeto de e-comerce da minha região (MA) e pensei em abordar duas cores, o verde com laranja ou azul com laranja. As misturas de cores podem confundir os clientes, ou pode ser uma boa jogada? E se for pra unificar as cores, quais seriam mais apropriadas? ou depende do que irei comercializar?

    Responder

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