A plataforma é determinante para o sucesso do seu e-commerce: saiba como escolher!

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Dentre as muitas etapas necessárias para o início de um e-commerce, a escolha da plataforma ideal é uma das mais importantes e determinantes para o sucesso do negócio. Só uma plataforma moderna e estruturada pode fornecer tudo que uma loja virtual  – e seus clientes – precisam. Mas nem todo mundo reconhece essa relevância para o resultado do empreendimento, por mais que as razões sejam inúmeras.

Primeiramente, o setor de e-commerce avança de forma acelerada então, é preciso optar por uma plataforma adaptável, que permita atualizações conforme as tendências do mercado.

Hoje em dia, não adianta nada escolher uma plataforma que não seja compatível com as técnicas de SEO, por exemplo. Ou ainda, uma que não seja adaptada aos dispositivos móveis. Escolher esse tipo de plataforma é perder dinheiro na certa. Felizmente, a maior parte dos empreendedores sabe disso. Mas não custa nada repetir!

Outro aspecto muito importante em relação à plataforma é o grau de segurança. Trabalhar com transações online requer muita cautela, pois as fraudes ainda são uma realidade. Escolha uma plataforma que disponibilize toda uma estrutura e ferramentas de segurança ao seu negócio e transmita isso ao seu cliente. Mas garanta que seu sistema esteja constantemente atualizado.

Certifique-se de se atentar ainda para as possibilidades de personalização da plataforma escolhida. É comum que cada loja, dependendo do nicho de trabalho, do perfil do cliente e de outras variáveis, precise de adaptações, como diferentes tipos de frete ou ainda canais alternativos de comunicação com o cliente. Então, é preciso que a plataforma esteja apta a acompanhar essas personalizações. Caso contrário, outra perda.

É importante também que a plataforma esteja atualizada quanto às opções de pagamento – além do cartão de crédito, é preciso oferecer o boleto bancário, assim como o débito online e intermediários de pagamento. Vale verificar com a plataforma ainda qual possibilidade de disponibilizar pagamentos combinados, especialmente se a loja tiver um ticket médio elevado.

Preocupe-se ainda em saber se a plataforma escolhida permite que você use seu próprio domínio, se o funcionamento do servidor está ok, se a plataforma está em consonância com suas operações e fluxo de vendas, se você consegue entender e trabalhar com a interface administrativa da plataforma e se ela está integrada aos principais marketplaces do mercado.

Atualmente, uma das plataformas mais completas e populares do mercado é a open source Magento. Um dos aspectos positivos é a grande quantidade de profissionais de TI especializados nesta ferramenta, além da integração eficiente com as ferramentas de SEO.

Apesar de ser uma ferramenta bastante completa e com várias funcionalidades, o Magento destaca-se por ser simples de gerenciar, não é preciso ser nenhum profissional da informática para compreender os comandos e administrar a plataforma.

Além disso, seu sistema é formado por diversos módulos, conhecidos como Extensões Magento, que permitem personalizar a loja de acordo com as funcionalidades necessárias, deixando-a mais completa.

Outro ponto positivo é a variedade de temas, ou templates, que personalizam e modificam o design da loja. Com tantas funcionalidades a plataforma pede por um servidor potente.

Servidores de pouca capacidade podem comprometer o desempenho da loja e até tirá-la do ar. Portanto, nada de economizar na hora de escolher o servidor da sua loja. Afinal, o barato sempre pode sair caro.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.