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A nova modalidade de frete Click & Collect

Por: Gustavo Artuzo

Gustavo Artuzo é o diretor executivo da Clique Retire, empresa inovadora de logística para o e-commerce. Antes disso, foi diretor de desenvolvimento de negócios no fundo de private equity Patria Investimentos, além de CFO na Delly’s, empresa líder em distribuição para food service. Tem também experiências relevantes no setor de real estate, atuando na Cyrela, Direcional Engenharia e Cury Construtora. Gustavo é engenheiro formado pelo ITA, com MBA pela Wharton School.

Novas modalidades de frete têm ganhado bastante destaque no varejo brasileiro, sempre com o objetivo de atender as necessidades do consumidor e ultrapassar os obstáculos da logística nacional, que tem na última milha seu principal desafio. Ship from store, Click & Collect e Retire em loja são todas respostas dos varejistas brasileiros para aumentar a comodidade e o nível de serviço para seus clientes cujas compras pela internet crescem dia a dia.

Dentre as modernas alternativas de frete, a mais promissora tem se revelado o “Click & Collect” (Clique & Retire, em uma tradução literal), consolidada nos Estados Unidos, na Alemanha, no Reino Unido e Japão. No Brasil, virou tendência pela necessidade de o varejo lidar com o abandono de carrinho das transações online, geralmente em razão dos altos custos de frete – motivo de desistência da compra para 81% dos consumidores, segundo o estudo “Click-and-collect: a visão dos varejistas e do shopper sobre a tendência do clique e retire”, elaborado pela MindMiners, em parceria com a Shopper Vista, e conduzida ainda em 2018 com mil entrevistados em todo o Brasil.

Através do Click & Collect, o consumidor que opta por comprar virtualmente escolhe receber seu produto em um endereço alternativo e que lhe seja mais conveniente. Há opções de PUDOs (pick-up drop-off), como nas lojas que recebem o pacote em nome do consumidor ou de e-Boxes, onde o próprio consumidor retira seu produto através de um terminal de autoatendimento.

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No cenário internacional, o relatório Click and Collect, do Global Data, no Reino Unido, mostrou que a modalidade é responsável por 59,9% do mercado. A expectativa é que esse total chegue a mais de 62% até 2023. O mesmo estudo mostrou que 39,2% dos dez mil clientes pesquisados acabaram comprando pelo menos mais um item após retirarem seu pedido, o que aumenta ainda mais o tráfego para as lojas.

Ficou no passado pagar caro e contar dezenas de dias úteis para receber uma encomenda e as tecnologias têm colaborado para que a distância entre os mundos físico e virtual fique cada vez menor e é a integração desses dois mundos que tem feito o clique e retire se tornar uma realidade.

Como funciona?

A opção de utilizar os terminais inteligentes no Click & Collect dá aos consumidores a vantagem de não depender do treinamento humano, ao automatizar o processo de entrega das mercadorias: é o cliente que desbloqueia os armários a partir de um QR Code, com leitura realizada por meio do smartphone e após receber um aviso sobre essa liberação. Também são disponibilizados horários estendidos, libertando-o do infame “horário comercial” e permitindo operação 24/7.

O consumidor que faz essa experiência do e-Box tem entrega rápida, segura e conveniente e isso se traduz diretamente na valorização da marca do varejista, que se associa a um serviço moderno e inovador. Impacta também na performance do negócio, ao aumentar a sua taxa de recorrência e fidelizar o cliente.

Escolher um parceiro que ofereça uma solução logística one-stop-shop, lidando com todo o fluxo logístico, desde a retirada da mercadoria até a entrega ao consumidor final, significa economia de custos e simplificação de processos. O e-Commerce fica então liberado para colocar em prática o que faz de melhor e pode trabalhar estrategicamente para aumentar suas vendas.

Além de lojas, linhas de metrô, postos de gasolina, shoppings e outros locais possuem os chamados e-Boxes, armários inteligentes ou armários de autoatendimento, produzidos por empresas com tecnologias diversas que têm, em comum, o objetivo de oferecer essa conveniência ao consumidor porque neste desenvolvimento de mercado quem ganha é o consumidor final, passível de que escolher como deseja comprar, se pelo site ou pelo aplicativo, se quer retirá-lo na loja ou em outro endereço e em qual horário.