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A necessidade de capacitação profissional no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Por Fábio Pires, CEO da Internet Innovation
f.pires@internetinnovation.com.br

 

A globalização quebrou barreiras econômicas, sociais e até geográficas no âmbito do comércio eletrônico, trazendo novas perspectivas e propostas para esse mercado que apresenta um enorme crescimento a cada ano. A grande ascensão desse negócio dá-se principalmente pela inovação e rapidez do setor devido aos constantes avanços tecnológicos. E é um grande desafio encontrar profissionais da área que invistam em sua carreira e em capacitação profissional continuada.

Pesquisas apontam que o faturamento do e-commerce deverá chegar a US$ 22 bilhões em 2016, uma projeção de crescimento de quase 178% em comparação a 2010, quando houve movimentação de US$ 7,9 bilhões.

O Brasil hoje ocupa a quinta posição no cenário de usuários ativos em comércio eletrônico, segundo pesquisas oficiais de instituições do segmento. E a busca de talentos na área fica cada vez mais acirrada, visto que o mercado precisa de profissionais engajados e dinâmicos.

O mercado está aquecido e em franca expansão, mas ainda faltam profissionais capacitados para ocupar as vagas que pagam salários para gestores em e-commerce entre R$ 5 mil e R$ 12 mil. A grande maioria das instituições não oferece capacitação para esses profissionais, e a falta de um referencial teórico também prejudica o campo de trabalho.

Hoje se vê a necessidade de investir em profissionais ambiciosos e há uma combinação de sucesso para a procura de um talento que equilibra: perfil do concorrente, objetivo da organização quanto à carreira de seus colaboradores e obviamente a capacitação profissional continuada.

Perfil do profissional

É difícil traçar um perfil específico para o profissional de e-commerce, mas no geral ele deve estar atento às novidades e oportunidades do mercado, ter visão sistêmica, entender de assuntos gerais e comportamento de usuários, ser antenado, curioso e possuir visão estratégica para concretizar suas metas.

Um problema atual dos profissionais é querer focar em um ramo de mercado e não se ater ao que o segmento exige. O profissional deve ter capacidade para realizar estudo em todas as áreas do mercado, traçar metas, planejar e implantar suas ideias sempre pensando em um modo de mensurar suas ações, visto que o mercado ainda sente a necessidade de obter resultados quantitativos.

É imprescindível que um profissional de e-commerce seja capaz de manter diálogos com os públicos de interesse da organização, já que todas as mudanças sociais podem impactar de alguma forma o setor de comércio eletrônico. Ter autonomia para gerenciar essa comunicação coloca o profissional à frente do mercado e das revoluções no segmento, fazendo com que ele contribua para o desenvolvimento de sua organização.

Outro importante diferencial para profissionais de e-commerce é a capacidade de gerenciar o comportamento dos usuários desse serviço. Atualmente, esses usuários não possuem perfil definido, são diversos jovens, adolescentes, adultos e até idosos de várias classes sociais que utilizam o comércio eletrônico. Ter know-how para mapear e identificar esse público faz com que a empresa entenda as necessidades de cada grupo e formule ações específicas para eles.

Valorização do profissional

A falta de profissionais renomados para as áreas de e-commerce fez com que as empresas passassem a valorizar mais a mão de obra qualificada, aumentando as bonificações e traçando planos de carreira para reter seus talentos.

A competitividade empresarial no segmento de e-commerce também é um fator que estimula a valorização do profissional e é uma prática interessante e primordial, uma vez que os resultados de uma empresa estão totalmente ligados à qualificação e ao comprometimento de seus profissionais.

À medida que o mercado pede cada vez mais de um profissional, é coerente que este passe a exigir mais reconhecimento e benefícios, e é extremamente importante que a empresa saiba valorizar os seus colaboradores. Profissionais de e-commerce são normalmente ambiciosos, já que a rotina de trabalho exige um tino comercial apurado e grandioso.

A atuação em um mercado no qual é bem mais caro atrair novos talentos do que manter os profissionais já existentes evidencia a importância de uma boa política organizacional de valorização profissional.

Capacitação profissional

O e-commerce no Brasil oferece mais vagas a cada dia e as oportunidades só irão crescer no setor; a capacitação profissional continuada é sem dúvida a chave de todo sucesso do segmento. É preciso buscar cada vez mais referenciais e conteúdo. Formações acadêmicas são fundamentais, mas não devem ser a única fonte de conhecimento.

Além das capacitações profissionais tradicionais, como cursos de Gerente de E-Commerce, Especialização em E-Commerce e Marketing Digital, entre outros, é importante que os profissionais da área façam um autogerenciamento de sua carreira para planejar e estabelecer metas que tragam mais resultados a médio e longo prazo em sua formação.

O mercado de comércio eletrônico ainda é muito jovem e busca por um modelo mais consistente para estabelecer melhorias e facilidades para o seu público-alvo. Construir um referencial nesse âmbito ainda é difícil, visto que a Internet é uma plataforma em constante movimentação. Por esse e outros motivos, é fundamental para o profissional de e-commerce reciclar o seu conhecimento e estar sempre atualizado para que possa sobreviver no setor.

Segundo a Catho Online, hoje o mercado de e-commerce está com quase 14 mil vagas abertas em diversas áreas como gestão, marketing e atendimento, entre outras. É difícil, mas é possível encontrar profissionais sérios e comprometidos, portanto é preciso que as empresas invistam na formação continuada de seus profissionais para dispor sempre de um time de qualidade.

Outro ponto que os gestores devem considerar é a necessidade de encarar seu corpo profissional como um projeto, e como tal deve ter objetivos definidos, passos a serem concretizados e a implantação de adequações e melhorias sempre que necessário. O mercado de e-commerce é um segmento amplo e dinâmico que exige rapidez e eficiência para lidar com mudanças frequentes e necessidade de atualização constante. Para isso, deve-se fomentar a ideia de desenvolvimento pessoal para que os profissionais não fiquem estagnados.

O crescimento do setor é evidente, agora basta encontrar profissionais que possuem capacidades multidisciplinares, olhar empreendedor, vontade de inovar e espírito de liderança, uma vez que suas habilidades podem impactar todos os setores de uma organização.

*Por Fábio Pires, CEO da Internet Innovation
f.pires@internetinnovation.com.br

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