Logo E-Commerce Brasil

A logística das embalagens

Por: Bruno Tortorello

Com mais de 21 anos de experiência na área de logística e distribuição, Bruno Tortorello é um dos executivos mais destacados do setor. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Administração pela FGV e MBA em Gestão Internacional pela FIA, Tortorello foi presidente da Total Express e, anteriormente, liderou áreas comerciais e operacionais do braço logístico do Grupo Abril. Chegou na Jadlog com a missão de alavancar as vendas e os negócios por meio das operações do e-commerce e do fortalecimento do negócio B2B de pequenas encomendas, contribuindo para que a transportadora alcançasse o faturamento de R$ 1 bilhão em 2020.

Pesquisas de mercado realizadas com e-shoppers e embarcadores mostram que o aprimoramento da qualidade da entrega é um ponto cada vez mais exigido das transportadoras e operadores logísticos por seus clientes. Serviços como rastreamento eficiente, aviso de entrega da encomenda e disponibilidade de diversos pontos de retirada são cada vez mais importantes. Contudo, uma exigência primordial para compradores e também vendedores é o recebimento do produto intacto.

Neste quesito, a embalagem está sob os holofotes, pois precisa ser a ideal para armazenar e proteger os produtos adquiridos no e-commerce. Uma boa embalagem reduz drasticamente as chances de avarias. Neste caso, podem estar ligadas a quedas ou a exposições à umidade, luz e a produtos químicos durante o transporte, por exemplo. O mesmo pode se dar no empilhamento e na estocagem do produto, antes mesmo de ele chegar ao seu destino.

Inicialmente, a embalagem é vista como essencial para a proteção das encomendas, mas sua importância vai mais além. Afinal, o embrulho cumpre outra série de funções no setor de transportes e logística. Vão da otimização do empacotamento e do armazenamento, até o transporte mais eficiente da mercadoria.

Em termos de vantagens no empacotamento, uma embalagem desenvolvida em dimensões adequadas e no material correto agiliza o manuseio e o acondicionamento dos itens. Da mesma forma, colabora com o armazenamento, já que permite o melhor aproveitamento dos espaços nos galpões. Devo ressaltar que cada centímetro quadrado é cada vez mais disputado, especialmente no período de grande volume de compras — como o da Black Friday, o Natal e as liquidações de início do ano.

E pensando nas movimentações das encomendas e nos traslados, a embalagem ideal facilita o trabalho dos funcionários das transportadoras nos galpões. Isso ocorre em esteiras e em todo o processo de carga e descarga dos caminhões, vans e utilitários, incluindo o acondicionamento nas carrocerias destes veículos.

Embalagens também trazem impactos econômicos aos e-shoppers e aos embarcadores, pois podem encarecer ou baratear o valor do item e o valor do frete. Como estou tratando de processos logísticos, é importante destacar que o peso e a cubagem da embalagem serão levados em conta na hora da definição do custo do transporte.

O papel de comunicar o tipo de produto é mais uma função da embalagem, que se soma a de conversar com o cliente. Isso porque tem o poder de influenciar a compra, considerando que muitos consumidores avaliam a embalagem mais do que a própria marca na hora da aquisição do produto.

Hoje em dia existem as questões de sustentabilidade em voga, preocupação esta agravada com a pandemia. Portanto, o consumidor observa não apenas a reciclabilidade do produto, mas também da embalagem. Aqui, os componentes devem ser, de preferência, orgânicos, recicláveis e biodegradáveis, bem como produzidos com uso reduzido de energia e recursos naturais. Lembro ainda que também devem causar o menor impacto ambiental possível em caso de descarte.

Com tantas particularidades que nem sempre são claramente evidenciadas, a embalagem é muito importante para o e-commerce e está diretamente relacionada à experiência do cliente. Em termos operacionais, uma boa embalagem tem o poder de aliviar a logística reversa. Afinal, produtos sem avarias têm menos chances de troca ou devolução, assim como os transtornos para embarcadores e consumidores.

Portanto, em um cenário de qualidade em alta nas entregas do e-commerce, é fundamental se preocupar com a embalagem. E digo isso não apenas para resguardar a integridade física dos produtos, mas para conquistar vantagens em todo o processo logístico — do empacotamento ao recebimento pelo e-shopper.