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A inteligência artificial amplia as vendas e segurança na Black Friday

Por: Bruno Ramos

CEO e fundador da HartB. O profissional atua há mais de 10 anos de experiência no mercado de inteligência artificial com experiência em P&D, gestão de projetos internacionais e inovação aberta, além de possuir pós-graduação em Engenharia de Software e mestrado em Inteligência Artificial com ênfase em simulação numérica massiva. Já passou por grandes empresas como Chevron, Bradesco Seguros e Rede Globo.

A relação do brasileiro com os e-commerces deu um salto durante a pandemia. Segundo um levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, só em 2020, as vendas online ganharam 13 milhões de novos consumidores. E, com essa alta, as empresas estão cada vez mais preocupadas com a experiência de compra de seus clientes, em entregar um produto de qualidade, sobretudo de forma rápida e segura. Para isso, as lojas virtuais têm usado a Inteligência Artificial (IA) a seu favor, pois essa tecnologia oferece diversos benefícios, tanto para quem vende quanto para quem compra.

Se formos comparar, os sites são as vitrines das lojas, onde aqueles consumidores indecisos, ou que estão apenas observando, analisam os produtos disponíveis. A IA ajuda as empresas a personalizar essas vitrines de acordo com o perfil de cada cliente, com suas preferências, desejos e necessidades. Mais que isso, esses “robôs” têm acesso, inclusive, aos históricos de compra de cada usuário, como a faixa etária e a localização, buscando sempre oferecer produtos que tenham maior potencial de compra para esses consumidores.

Com isso, é notório que, além de aumentar o volume de vendas ao recomendar aquilo que o cliente esteja precisando, cria-se um maior relacionamento entre marca e usuário, o que aumenta a taxa de fidelização, tornando a experiência de compra única e (por que não?) especial.

Há dezenas de soluções que fazem esse tipo de processo. Por aqui, desenvolvemos a “Próxima Melhor Compra”, que funciona como uma simples indicação. Ou seja, o robô avalia o comportamento do consumidor e as suas preferências com base em produtos comprados anteriormente e indica um novo produto para o cliente. Esses recursos já são aplicados em grandes marcas do varejo.

Muito mais do que aumentar as vendas, a Inteligência Artificial contribui com a segurança dos consumidores

Estamos há poucas semanas da Black Friday marcada — este ano, será no dia 26 de novembro — momento em que muitos consumidores aproveitam as promoções em diversas lojas físicas virtuais. No entanto, os e-commerces seguem sendo os canais preferidos na hora das compras. De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, 65,3% dos entrevistados preferem comprar em lojas online. Além disso, segundo a Ebit|Nielsen, a expectativa de faturamento para este ano é de, aproximadamente, R$ 10 bilhões no Brasil.

Reitero sobre a importância de ficarmos atentos não só às fraudes – com relação às promoções – mas também com a segurança dos sites. E mais uma vez a Inteligência Artificial aparece como aliada.

Há tecnologias no mercado que notificam o usuário se aquela determinada página é fraudulenta, conhecidas como anti-phishing. Importante também verificar sempre a URL antes de clicar no link, efetuar compras em lojas oficiais e fazer uma busca rápida sobre a reputação da empresa em serviços de reclamação.

As empresas precisam entender que, muito mais do que aumentar as vendas, a segurança dos seus clientes deve ser tratada como prioridade. No final das contas, todos saem lucrando.

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