Acesso rápido

A influência dos smartphones no processo de compra

por Marcos Bueno Terça-feira, 20 de agosto de 2013

Em plena era da mobilidade, percebemos que os celulares mudaram muito o estilo de vida da sociedade contemporânea, até mesmo de quem não os possui. Algumas das mudanças que o advento do mobile nos proporcionou alteraram, e vão continuar alterando, o processo tradicional de compra, em quase todas as suas etapas.

Hoje os smartphones, celulares com hardware e funções mais avançados, estão no bolso de muita gente, e criaram novos hábitos na população. Esses aparelhos são mais poderosos que os computadores dos anos 70 e, em alguns anos, ultrapassarão os aparelhos celulares convencionais em número total de dispositivos. Smartphones reúnem diversas funções, que antigamente exigiam uma variedade de aparelhos diferentes para serem realizadas, como relógios, calculadoras e agendas eletrônicas. Celulares viraram aparelhos fotográficos e filmadoras de alta qualidade e ótimos gravadores de áudio. Sem falar no GPS integrado, que unem os guias de ruas às listas telefônicas e páginas amarelas. Já existem até aplicativos que transformam os smartphones em maquinetas para pagamentos por cartão de crédito, como o Akatus Mobile.

Uma coisa é certa: os celulares chegaram pra ficar, e ainda vão trazer muitas outras mudanças ao modo como vivemos.

Para poder medir e analisar algumas dessas mudanças, o Google encomendou o estudo “Our Mobile Planet” (http://ow.ly/m9C0K), realizado pelas empresas de pesquisa Ipsos MediaCT e TNS Intratest, e que tem por objetivo trazer informações sobre a adoção e o uso de smartphones em nível nacional e mundial. Seguem abaixo alguns dados e considerações, baseados nas informações do estudo

A penetração de smartphones no Brasil é de 14% da população, o que significa que um em cada sete brasileiros possui um smartphone, número que equivale a aproximadamente 27 milhões de pessoas no país. Desse total de smartphones, 28% funcionam com sistema operacional Android, 10% com BlackBerry OS e 6% utilizam o iOS, da Apple, para citar apenas os três mais conhecidos.

Com relação ao número de acessos diários à Internet através dos smartphones, 40% dos proprietários de smartphones acessam a rede diversas vezes ao dia, 18% se conectam de duas a três vezes, e 21% o fazem apenas uma vez no dia. Há também os donos de smartphones que não acessam a Internet nenhuma vez por dia, que representam 19% do total. Mais de um terço (34%) desses acessos são feitos em várias sessões curtas de conexões à rede ao longo do dia.

Das pessoas que possuem smartphones, 51% têm uma expectativa de que, no futuro, vão passar ainda mais tempo online. Outros 30% acreditam que vão passar a mesma quantidade de tempo que passam conectados atualmente, e 12% dizem que vão passar menos tempo online no futuro.

Quando perguntados sobre as principais atividades realizadas em seus smartphones, 79% dos usuários citaram a navegação na Internet, 74% mencionaram o uso da câmera para tirar fotos ou fazer vídeos, 72% disseram acessar redes sociais, e 71% afirmaram usar os aparelhos para ouvir músicas, assim como para enviar e receber e-mails.

Quando falamos de compras pelo celular, percebemos que o m-commerce no Brasil tem um grande potencial de crescimento, mas ainda precisa de investimentos para se desenvolver. Apenas 31% dos proprietários de smartphones já fizeram compras a partir de seus dispositivos, frente a outros 69% que nunca fizeram transações online em seus dispositivos móveis.

Apesar disso, notamos que os adeptos das compras online não são apenas compradores esporádicos – alguns o fazem com certa frequência: dos entrevistados que usam os smartphones para acessar a Internet e já realizaram compras online, 8% afirmam fazerem compras no celular diariamente, e 13% dizem realizar ao menos uma compra por semana. 45% destes responderam usar o celular pra fazer compras todo mês, enquanto os 34% restantes alegam ter uma frequência de compras no celular inferior a uma vez ao mês. A forma de pagamento mais difundida entre os adeptos do m-commerce são os cartões de crédito e débito, utilizados por 58% dos respondentes.

Uma das principais utilizações do smartphone no processo de compra é a pesquisa de produtos e preços. Nos casos em que o usuário utilizou o celular para realizar uma pesquisa, em 46% das vezes ele acabou não comprando o produto. Por outro lado, 45% dos donos de smartphones realizaram a compra por meio de um computador depois de fazer uma pesquisa móvel, e 27% fizeram a compra diretamente pelo smartphone. Outros 30% acabaram fazendo a compra de forma offline, dirigindo-se à loja física depois de fazer a pesquisa no dispositivo.

Os dados sobre a influência dos smartphones na decisão de compra são bem semelhantes: 31% dos usuários levam seus smartphones às lojas para pesquisar produtos. Outros 29% chegaram a mudar de ideia quanto às compras na loja física após realizarem uma pesquisa no celular, e 30% mudaram de ideia quanto às compras online por terem buscado informações na Internet com seus aparelhos móveis.

Esses dados nos dão uma ideia do que representam atualmente os smartphones no processo de compra, que vem se alterando aos poucos, junto com os hábitos digitais dos consumidores. Os usuários não aceitam mais pagar caro por um produto que tem um preço menor em outra loja, e já estão começando a deixar pra trás a antiga barreira da segurança nas compras online, que já foi um grande entrave ao sucesso do e-commerce.

Só podemos imaginar até onde as novas tecnologias e a mobilidade vão levar a sociedade de consumo. Mas uma coisa é clara: o poder está cada vez mais saindo das mãos dos grandes vendedores e lojistas e chegando aos consumidores. Basta agora estes saberem usar esse poder a seu favor.

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