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A Influência de Steve Jobs no E-Commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Na semana passada, aos 56 anos, perdemos Steve Jobs, fundador e líder da Apple. Além de ter sido a mente por trás de inúmeras revoluções no mercado mundial de artigos eletrônicos, sua imensa influência chegou até mesmo ao mundo do e-commerce. Ficou surpreso? Sim, Steve Jobs também foi um visionário das vendas online, e deixou um legado muito importante para o comércio eletrônico. Saiba um pouco mais sobre suas criações:

Itunes

O programa iTunes tornou micro transações populares com as massas. Apesar de outras lojas de MP3 já existirem, o iTunes Player e o iPod (assim como os computadores pessoais e o iPhone, um pouco mais tarde) trabalharam em conjunto para aumentar sua fatia para 80% do mercado de downloads legais de MP3, com uma biblioteca de mais de 8 milhões de músicas somada a filmes, programas de TV e áudio-livros. Jobs se mostrou genial também ao planejar como produtos digitais pelo iTunes impulsionariam a venda de aparelhos, talvez ainda mais lucrativos que a venda das próprias mídias. Em junho de 2010, o iTunes já tinha 150 milhões de contas de cartão de crédito ativas. Mais que o dobro do número de contas da Amazon, que soma 73 milhões.

iPhone

A inovação que o iPhone trouxe ao melhorar o funcionamento do touch screen, além do seu sistema operacional, revolucionou o jeito de navegar a internet em dispositivos móveis. Jobs não apenas aumentou o campo de visão dos usuários como também tornou o processo mais intuitivo. Desse modo, é fácil concluir que o iPhone foi responsável por muitas vendas on-line desde seu lançamento. O ultimo modelo, iPhone 4S, vai fazer a experiência de navegação móvel ainda mais rápida, o que só pode beneficiar o comércio on-line.

iPad

O tablet absolutamente mais popular, com 90% do mercado, foi um sucesso tão avassalador que Jobs certa vez afirmou: “muitos já disseram que o iPad é o produto de consumo de maior sucesso já lançado”. As inovações das características e funcionalidades do iPad no momento influenciam outros aparelhos. Ele criou o mercado para computadores tablet e moldou o lançamento mais recente de eReaders, como o Kindle Fire. Enquanto o iTunes provoca vendas de iPods, a venda de iPads gera downloads de livros eletrônicos, assinaturas de conteúdo e outras mídias. E a usabilidade do tablet (a tela maior, entre outras coisas), faz as compras em dispositivos móveis uma experiência ainda melhor do que em smartphones. Espera-se que as compras por tablets ultrapassem as compras por PC nos próximos anos. Por quê? Num futuro próximo, será mais provável você estar carregando um tablet na sua maleta ou mochila do que sentado à frente do seu computador em casa.

Loja de Apps

Há nesse momento mais de meio milhão de apps (aplicativos), dos práticos aos de informação, dos simplesmente divertidos aos transacionais. Varejistas on-line podem desenvolver novas e melhores experiências de compra com credenciais de contas já salvas, além de outras funcionalidades que nivelam as características nativas dos telefones ou tablets. O burburinho e a excitação sobre os apps da Apple ajudam outras plataformas. Desenvolvedores podem programar para o iOS e replicar para outros aparelhos, e os consumidores são mais conscientes sobre aplicações para melhorar sua experiência com seus smartphones, não importando a marca. 70% da renda do app fica com os desenvolvedores, o que soma mais de US$2.5 bilhões nos últimos 3 anos. Uma excelente forma de ganhar dinheiro!

E é por tudo isso que Steve Jobs e sua empresa estão totalmente atrelados ao e-commerce, e contribuíram muito para a popularização das vendas através de dispositivos eletrônicos conectados à internet.

Autor: BiS2Bis