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A importância de uma boa oferta para o seu e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

A oferta é a visibilidade que o seu público, a sua audiência terão sobre o seu negócio. Esse conceito faz parte da metodologia Máquina de Vendas: previsível, escalável e lucrativo.

Antes de definir a sua oferta, é importante definir a base do negócio após a oferta. E, então, define-se o público alvo e a impulsão.

Fonte: Metodologia desenvolvida pela Get Commerce

Esse método tem um fit bem bacana, principalmente, para quem já tem um negócio. Utilize o Canvas para organizar o seu planejamento.

Quando definimos o produto estrela, principalmente na internet, as pessoas conectam-se com o propósito organizacional. O que faz você levantar da cama todas as manhãs? Saber o porquê é o que diferencia empresas extraordinárias, de empresas comuns, conceito desenvolvido por Simon Sinek, o Golden Circle. Empresas extraordinárias começam pelo porquê, depois como, e por último o que. Empresas que têm um propósito bem definido estão conseguindo se reinventar mais rápido na quarentena. Estão mais ligadas ao propósito do que efetivamente ao produto.

Se você tem uma loja física, você não deve fechá-la. A internet é mais um canal de vendas. Você tem que estar onde seu cliente está. O propósito da organização está associado ao propósito pessoal. O lucro vem como resultado de um trabalho bem feito, aliado ao seu propósito.

As pessoas estão cada vez mais online devido à quarentena, buscando conhecer melhor as organizações.

Qual o real impacto que a tua marca gera para as pessoas? Se tua empresa deixasse de existir alguém sentiria falta dela? Que dor as pessoas têm para as quais o seu produto é um remédio?

Vender na internet

Chegou a hora de desencalhar produtos velhos? NÃO! Se você tem produtos em estoque na sua loja física, que não vendem, estes também não serão vendidos online. Pense no produto que seus clientes mais gostam. É esse que você deve vender online. Comece por esses, avaliando o efetivo resultado que eles têm online.

Variedade x Quantidade

A lógica do online é diferente da lógica da loja física. Na loja física a variedade é importante, mas na loja online é melhor uma pequena variedade, com mais quantidade. Quanto menos produtos, mais você consegue focar nas campanhas, na publicidade, dar um direcionamento. Menos produtos, com campanhas mais qualificadas.

No digital é muito melhor ter uma quantidade mais “sniper” de poucos produtos. Todas as empresas precisam ter um produto estrela para se diferenciarem na internet. Por exemplo, o produto estrela é como o pãozinho quente na padaria.

Um erro comum: vou vender algo que ninguém venda na internet. É importante vender algo que tenha um certo nível de competição, que já está validado como um produto que vende online, que as pessoas já estão acostumadas a comprar por meio da internet.

O teu produto não precisa ser o mais barato, mas não deve ser o mais caro também. O importante é, com os teus diferenciais, ser competitivo.

Outro aspecto importante é o ticket médio. Se for vender um produto de R$ 60, e o frete é R$ 20, a pessoa não compra. O ideal é montar kits onde o ticket médio fique em torno de R$ 150. As pessoas compram e dividem o valor. Por exemplo: 3 sapatos por R$ 199. O cliente compra os 3, mas na verdade é um para ele, e os outros dois para amigos.

Frequência de compra também é importante

Na categoria de Cosméticos, por exemplo, o cliente compra constantemente. Suplementos também cresce muito por ter um boa frequência de compra. Por que é importante? Por ser muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar novos. Produtos que vendem uma vez na vida, por exemplo, dificultam a fidelização. E neste caso é importante trabalhar conteúdo e produtos agregados. Assim, as pessoas ficam conectadas.

Estoque infinito não é alugar um grande espaço para manter os produtos, mas ter parceria com o fornecedor, sabendo certinho o prazo. Não é agradável para o cliente acessar o produto e não ter estoque — ele acaba procurando outra empresa.

Produto de fácil manuseio. Sempre temos que pensar na logística, na embalagem, no envio. No fundo, o e-commerce é uma empresa de logística.

Comece certo, é essa a ideia!