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A importância de se ter um bom networking no negócio

Por: Dayane Goes

Redatora da rede Vue Odonto e estudante de jornalismo.

As relações entre empresa e cliente se tornaram diferentes com o passar dos anos. Um exemplo é a forma de atendimento que grandes marcas vêm apostando.

O network é um assunto que divide opiniões, pois algumas pessoas sentem que essa atitude é extremamente falsa por parte de algumas empresas.

Mas, por outro lado, existem clientes que adoram essa estratégia de comunicação, acreditando que seja indispensável para alcançar uma boa relação com seus clientes.

Neste artigo vou reforçar a importância de um bom network e os avanços que ele pode trazer ao seu negócio.

Para começo de conversa, o que é um network?

Com a evolução da tecnologia e a grande aposta atual no mercado de marketing digital, ocorreram grandes mudanças na maneira de venda e compra de um produto.

A Internet é a maior ferramenta de pesquisa atual. Por isso mesmo é muito comum que a população aposte nesse meio antes de ir à uma loja física.

Neste momento que surge o network impactado com o avanço das vendas no ambiente virtual, as empresas físicas e seus funcionários apostaram nessa estratégia para continuar garantindo um bom número de vendas.

Os clientes começaram a ser tratados com mais liberdade em lojas físicas, além da construção indispensável de uma boa relação lapidada de maneira natural e confortável.

O network nada mais é do que uma rede de pessoas que trocam informações sobre experiências e conhecimento na área.

Qual a importância de um bom network?

O grande problema de alguns negócios é a falta de compreensão e concordância por parte de todos os funcionários.

Com o network e a troca de experiências que essa ferramenta oferece a qualquer negócio, fica mais fácil que estratégias e ideias sejam aceitas.

Por exemplo, se o dono de uma clínica dentária possui interesse em potencializar informações como o preço de um clareamento dental, essa ideia pode parecer muito mais benéfica quando:

  • Um profissional consegue mostrar os efeitos que essa estratégia trouxe ao seu negócio;
  • Quando a equipe responsável por esse setor demonstra a necessidade dessa mudança.

Por isso o network é tão essencial. Por meio dessa troca de informações o trabalho em equipe pode acontecer de uma maneira muito mais efetiva e rápida.

Como posso fazer um network?

Para o seu network iniciar de maneira eficiente, reforço a importância de ajudar outros profissionais de maneira genuína.

Com certeza você já se deparou com uma situação onde um funcionário era tão bom e trazia resultados tão positivos que, ao finalizar o seu contrato, é indicado para outra empresa.

Da mesma forma funciona o network. É uma via de mão dupla que tem como interesse beneficiar ambos os lados.

Para fazer um bom network é importante:

Ser útil

Ao ajudar outro profissional de maneira genuína, você gera grande admiração pelo seu trabalho. Consequentemente, garantirá uma maior bagagem para os seus relacionamentos profissionais.

Procure dentro do seu setor profissionais para ajudar — sem ter interesse de receber algo em troca, claro. Dificilmente o seu esforço será esquecido.

Se relacionar com pessoas que possuam interesses em comum aos seus

No network é indispensável falar a mesma língua com outro profissional a fim de se manter atualizado e manter-se parte da rede.

Relacionando o universo da ortodontia novamente, não adianta realizar uma abordagem excelente sobre um aparelho ortodôntico para uma empresa que trabalha com produtos alimentícios, por exemplo.

Aplicar network fora do ambiente virtual

Como disse no início, o avanço da tecnologia abalou as lojas de ambiente físico. Entretanto, isso não impede que o network seja realizado fora do mundo digital.

Atenda seus clientes e profissionais da área com respeito e atenção. Comunique-se de maneira clara e objetiva para ambos os lados.

Evite deixar os visitantes de seu negócio constrangidos, e esteja presente nas redes sociais para a divulgação dos seus serviços.

Ser fiel aos seus contatos

A pior coisa do network é ser visto como interesseiro. Não tenha uma rede de contatos apenas para se beneficiar.

Esteja disposto à beneficiar outros profissionais também, para que as suas relações sejam mais transparentes.

Evite falar mal de outros profissional. Dessa maneira, você terá uma visão mais positiva e considerável aos seus contatos.

Transmita dicas e ideias eficientes, como inovações para salvar o negócio de outro profissional. Tudo isso trará benefícios enormes à sua visão no mercado.

Colocando essas ideias em prática você conseguirá construir relações muito mais positivas e benéficas para o seu negócio.

Não se esqueça de sempre mostrar seus avanços e serviços, pois quem não é visto não é lembrado.

Tente se tornar uma grande referência em troca de experiência, trabalho em equipe e soluções. Dessa maneira muitas portas podem se abrir para o avanço do seu negócio.