Logo E-Commerce Brasil

A importância de oferecer mais de uma modalidade de pagamento

Por: Alan Chusid

Alan se graduou em Administração de Empresas pela ESPM. É um dos cofundadores do Neon, um dos principais bancos digitais do Brasil, do qual foi Diretor Comercial & Negócios. Antes do Neon, Alan fundou uma empresa de tecnologia focada em logística chamada Speedyboy. Anteriormente, ele trabalhou como trainee na Andrade Gutierrez e no mercado financeiro na divisão de Asset Management da Advis. Alan também é dono e aconselha empreendedores de diversos setores, em empresas como a Naked Nuts, Troco Simples e Linus.

Se você busca oportunidades para expandir o seu e-commerce não dá para deixar a pauta da democratização dos meios de pagamentos de lado. Isso é essencial: oferecer ferramentas que viabilizem não só a compra, mas o retorno do cliente à sua loja virtual é o que faz a diferença no crescimento do seu negócio. Todo mundo gosta de comprar, mas fazer isso de uma forma que caiba no bolso ao passo que agrade é o que torna o consumidor fiel.

Nessa conversa, é claro que irei falar sobre Pix. Entretanto, seria uma hipocrisia não considerar a importância de oferecer uma cartela de opções de pagamento dentro da loja virtual. Para escolher quais serão elas, a análise de lucros, de objetivos e a análise de público (principalmente) são indispensáveis. Não adianta investir no que não faz sentido. Disponibilizar o que está na alçada dos seus clientes é o ideal.

Mas, e o pagamento instantâneo? Por que falar sobre ele? Bom, a verdade é que por trás de todos esses pontos, uma coisa é certa: o Pix tem democratizado o acesso aos meios de pagamento no Brasil. E dentro do varejo isso é vantajoso por diversos motivos, principalmente no que tange a organização e o lucro da loja. A baixa democratização financeira sempre foi uma barreira para as estratégias comerciais e com o Pix algumas dores foram superadas.

Meios de pagamento comuns, como o boleto bancário, cartão de crédito, débito ou dinheiro, vêm acompanhados de algumas restrições que nem sempre se encaixam na realidade de todas as pessoas. Daí a relevância do Pix, que proporciona um aumento na base de usuários com poder de compra. No entanto, vale ressaltar que ainda assim é essencial manter na ativa mais de uma modalidade de pagamento dentro do seu varejo, inclusive os anteriormente citados.

O perfil dos consumidores não é algo completamente homogêneo e existem situações adversas no momento de uma compra, como urgências, imprevistos etc. Por isso, o melhor a se fazer como varejista é preparar o terreno para que o seu cliente tenha todas as expectativas atendidas. Não há nada pior do que uma jornada de compras rodeada de constrangimentos. O correto é que o e-commerce se molde às necessidades do cliente e não o contrário. E falando em consumidor, a tecnologia acaba sendo um ponto que abraça a todos de alguma forma. Ela já faz parte das nossas rotinas e das nossas vidas no geral.

Em todo esse contexto, destaco que uma mudança está em curso quando o assunto é o universo financeiro. A modernização dos meios de pagamento tem avançado cada vez mais no Brasil e no mundo inteiro. Carteiras digitais, Pix e entre outras modalidades que centralizam a tecnologia durante a operação tem ganhado o coração dos consumidores. No segundo trimestre, a aceitação do Pix no comércio quase que dobrou.

Não dá para desconsiderar a revolução que já está acontecendo, mas ainda é cedo para mandar embora todos os meios tradicionais de pagamento. O correto a se fazer é oferecer o que já existe para o seu consumidor após analisar o que faz ou não sentido para a estratégia do seu varejo.