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A importância de monitorar a concorrência no E-commerce

Muitos donos de e-commerces não prestam muita atenção aos seus concorrentes. Entretanto, as tendências e táticas aplicadas por eles impactam com força os negócios alheios.

Uma queda na conversão pode significar que seu concorrente lançou uma promoção que, apesar de não diminuir o tráfego no seu site, diminui consideravelmente o número de vendas.

Pensando dessa forma, entende-se que é muito importante considerar esse fator ao estudar a conversão da sua loja. Por isso, monitore sua concorrência e mantenha-se atento nos seguintes pontos:

Localize novos produtos: Seus concorrentes podem estar vendendo produtos dos quais você não tem conhecimento.
Analise promoções: Eles podem estar lançando promoções agressivas, com grande impacto no seu negócio.
Preço: A estratégia de precificação do seu concorrente pode ser uma oportunidade ou desafio para você realizar mudanças na sua loja
Novas ideias: Você pode ter novas ideias para campanhas no seu site.
Novas palavras-chave: Os sites dos seus concorrentes podem ser uma fonte de palavras-chave para a otimização do mecanismo de busca do seu site ou para sua campanhas “pay per click”.
Produtos de baixa rotatividade: Os itens de liquidações podem ser produtos que você deve evitar. Porém, não perca muito tempo nos seus concorrentes. Passe 30 minutos por semana pesquisando as lojas e táticas utilizadas por eles. Você certamente conseguirá informações relevantes para incorporar no seu negócio.

Pesquise no Google: Coloque-se no lugar dos seus clientes. Através de uma janela “incógnito” no Chrome, escolha um produto da sua loja e pesquise palavras-chave que você acredita que seus clientes normalmente pesquisariam. Repare quem está anunciando com aquela palavra. São seus competidores diretos? Os anúncios são de qualidade? Eles linkam à uma landing page relevante ou página inicial?

Como está a busca orgânica? Você está nos top 5? Sua concorrência está nos top 5? O conteúdo das buscas é relevante à palavra-chave?

Pesquise diferentes palavras chave: Preste atenção aos termos sugeridos pelo Google. Esses estão mais próximos dos termos que seus clientes usariam.
Rastreie esses resultados e crie uma planilha. Essa pode ser uma análise semanal ou mensal, que você deve utilizar para entender o seu espaço competitivo.

Visite às lojas concorrentes: 

  • Através dos resultados das buscas, entenda como eles estão linkados ao site. Você é direcionado a uma página de produto? Uma landing page? Lista de categorias?
  • Repare no conteúdo e layout da página. De que forma as imagens são utilizadas? Quais são as características e particularidades da loja?
  • Repare os preços dos produtos na categoria escolhida. Coloque-os em uma planilha e pesquise preços de vários concorrentes para uma analise concisa.
  • Coloque um produto no carrinho e verifique se ele está realizando alguma promoção.
  • Navegue pelo site para identificar outras promoções e ofertas sazonais.
  • Quais novos produtos eles estão introduzindo? Quais produtos eles estão tentando se livrar através de liquidações.

Construa uma base de conhecimento: Nada disso deve tomar muito tempo. Você pode facilmente pesquisar vários concorrentes em 30 minutos. Ao reunir as informações em uma planilha você começa a construir uma base de conhecimento, que será útil no futuro.

Mantenha em mente que a ideia não é copiar seus concorrentes, e sim, conhecer suas estratégias e criar táticas criativas e eficientes para agregar valor ao seu produto diferenciando-se da concorrência.