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A importância de integrar com os marketplaces

por Ricardo Sponchiado Quinta-feira, 04 de agosto de 2016

Já conhecemos os benefícios de operar nos marketplaces e é sempre bom relembrarmos esses pontos para reforçar como estes canais são uma grande oportunidade de aumentar as vendas. Vamos lá?

1) Alcance e visibilidade da sua marca: a sua marca está visível para milhões de visitantes virtuais. Além disso, os marketplaces têm investido bastante em outros canais de divulgação (TV, rádio, jornal, revista), trazendo potenciais consumidores do mundo físico, para o mundo digital.

2) Aumento das vendas: você estará expondo seus produtos em um novo canal de vendas com uma quantidade gigantesca de potenciais compradores. É óbvio que suas vendas irão aumentar.

3) Baixo investimento: você só paga uma comissão sobre o que vender. Não tem taxa inicial, não tem mensalidade e nenhum custo fixo para manter a operação nos marketplaces.

Que oportunidade fantástica para aumentar as vendas! Mas é necessário ficar atento, pois ao iniciar a operação em um marketplace o parceiro precisa se adaptar a um novo sistema e a novas regras.

Precisa cadastrar seus produtos, manter o preço e o estoque sempre atualizados, baixar e processar os pedidos, atualizar os dados de nota fiscal e as informações do envio, responder os chamados do SAC, tudo isso em um novo sistema e com novas regras.

São tarefas que consomem o tempo do parceiro e aumentam o custo da operação. Com o aumento do volume de vendas e da quantidade de produtos cadastrados, o controle manual se torna quase impossível, resultando em informações desatualizadas, preços errados, estoque defasado, prejuízos, aumento das reclamações dos clientes e, consequentemente, a desqualificação do parceiro pelo marketplace.

Para ajudar o parceiro nesta empreitada existem empresas especializadas que fornecem ferramentas para automatizar a operação nos marketplaces. Essas empresas, conhecidas como integradoras, ou hubs de integração, fornecem soluções de integração com marketplaces que automatizam a troca de dados entre os sistemas de gestão e os marketplaces.

A ferramenta faz a importação automática dos produtos do sistema de gestão ou da plataforma de e-commerce, permite criar e editar anúncios personalizados para cada marketplace, sincroniza o preço e o estoque em tempo real, cria os pedidos vindos dos marketplaces direto no sistema de gestão e também atualiza as informações de nota fiscal e código de rastreio do pedido no marketplace, tudo isso de forma automática, sem precisar acessar cada sistema e fazer a atualização de forma manual.

Antes de iniciar uma operação integrada é importante conhecer o papel de cada sistema envolvido na integração, o fluxo das informações entre eles e qual deles será a base da operação, seja o e-commerce, o ERP ou a plataforma integradora. Por conta disso é fundamental ter o apoio de uma empresa especializada em integração com marketplace, que forneça uma ferramenta funcional e uma equipe de suporte preparada para ajudar o parceiro nesta empreitada.

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