A importância da personalização no marketing de afiliados

por Luiz Tanisho Quinta-feira, 26 de agosto de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das principais vantagens no uso do marketing de afiliados como estratégia de vendas é a possibilidade da personalização da comunicação ao cliente. Atualmente, o mercado oferece ferramentas que permitem que anunciantes e afiliados entreguem a mensagem certa para o consumidor certo, no momento certo. O mercado já percebeu o quão invasivos são alguns tipos de publicidade e tem reagido com o desenvolvimento de ferramentas que agem no bloqueio dos cookies nos navegadores. Na contramão desse movimento, há também uma oportunidade para as marcas.

Com o aumento da procura por vendas online, cresceu a aposta das empresas no marketing de performance. Dentro desse contexto, em que o comportamento de consumo foi transformado no Brasil e no mundo, evidenciando o comércio eletrônico como nunca na história, esse formato ganhou ainda mais relevância por ser um canal adicional de vendas. Entre os principais benefícios, está a possibilidade de personalização dos conteúdos e ofertas.

Por meio do acesso a insights exclusivos de dados de compra e navegação do consumidor, os afiliados podem oferecer mensagens personalizadas e ofertas promocionais para seus públicos, desde que respeitados os parâmetros de privacidade estabelecidos em cada localidade por meio da regulamentação de dados. Isso significa maiores chances de conversão, uma vez que a oferta segmentada atinge os consumidores mais propensos à compra de determinados produtos ou serviços.

Embora o uso de cookies esteja em declínio, com empresas como Apple e Google desenvolvendo ferramentas para o bloqueio desses recursos, as marcas podem e devem apostar em um publicidade contextual, com base nos desejos dos consumidores e foco em uma mensagem que dialogue com o público que se pretende alcançar. É preciso deixar claro na comunicação quais valores uma marca representa.

Do lado dos afiliados, o uso de tecnologias de integração de dados de CRM de uma marca nas plataformas de rede, por exemplo, pode ajudar a compreender a base de usuários de uma determinada marca, servindo de orientação sobre qual tipo de conteúdo produzir. Isso aumenta o engajamento e influência na conversão. Além disso, com os recursos disponíveis no mercado, é possível escolher marcas e serviços que tenham maior aproximação com o conteúdo de cada afiliado.

Já para as marcas, o trabalho é a garantia do ajuste com gastos em publicidade baseado em resultados reais. Atualmente, é possível comissionar com diferentes taxas de pagamento, de acordo com o objetivo dos anunciantes. Para isso, é preciso definir o peso que terá cada aspecto na geração de tráfego. O uso de uma estratégia personalizada, nesse caso, pode contribuir para que, ao entrarem no site ou e-commerce de uma marca, os usuários tenham mais chances de se fidelizar, voltando recorrentemente até estarem prontos para conversão.

Na era digital, em que o consumidor tem o poder de decisão nas mãos a um clique, é preciso oferecer mais do que um produto ou serviço, mas sim uma entrega de valor. E, para isso, uma estratégia de afiliados pode ajudar as marcas a se comunicarem com o público certo no momento mais adequado.

Em síntese, não há como negar a eficácia dessa estratégia, dentro desse formato. Compreender os benefícios e as tecnologias oferecidas em uma rede de afiliados beneficia todas as pontas de um ecossistema, possibilitando um trabalho de parceria, em que todos saem ganhando, especialmente os consumidores.

 

 

 

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