Logo E-Commerce Brasil

A evolução da busca na Amazon

A busca se torna cada vez mais proeminente na Amazon.com ao longo dos anos. Cada campo de busca do site oferece à Amazon dados valiosos, bem como torna a compra mais fácil para o consumidor.

Uma das minhas ferramentas de pesquisa online favoritas é o Internet Archive – um 501(c)(3) sem fins lucrativos dedicado à preservação digital da web e que envolve busca e captura de várias páginas da web vistas de vários períodos de tempo. Como alguém que gasta tempo pesquisando e escrevendo sobre web design, tenho me baseado nessa ferramenta para encontrar a evolução de websites – sendo a Amazon.com o mais fascinante deles para estudar por conta de seu poder crescente e influência através da web, principalmente no segmento do e-commerce.

Enquanto o design da homepage da Amazon se preocupa em responder à uma vasta gama de influências e objetivos da empresa, uma das mudanças mais impressionantes tem sido o papel proeminente que o campo de busca tem na experiência do usuário.

Visto pelo contexto maior da história da internet, esta evolução tem uma lógica que faz sentido: Amazon e Google foram fundados mais ou menos na mesma época (1994 e 1998, respectivamente) e enquanto o Google fez mais que um nome por si mesmo como inovador em tecnologia de busca, a tecnologia de busca na Amazon teve que envolver por outro lado o Google por conta do papel importante que ele desempenha no e-commerce.

Considerando o grande passo que o Google deu no desenvolvimento da tecnologia de busca nos últimos quinze anos, não deve ser nenhuma surpresa que a Amazon fez o trabalho dela igualmente difícil de manter o ritmo (ainda hoje, a Amazon tem uma seção inteira sobre o seu trabalho dedicado à Tecnologia de Busca e Descobertas).

O campo de busca da Amazon se tornou mais útil e mais poderoso, e tem se tornado cada vez mais valioso para os usuários. E quanto mais valioso ele se torna, mais ele recebe espaço na home e no site.

Vamos mostrar essa evolução com uma série de screenshots da homepage da Amazon nos últimos 15 anos, focando na mudança de tamanho e posição do campo de busca:

10 de Maio de 2000: o campo de busca começa um pouco escondido no canto superior esquerdo do site. A Amazon oferece a opção de filtrar buscas por subcategoria específica do site e uma sugestão de pergunta para inspirar usuários, porém o campo abaixo da busca permanece como ferramenta principal de navegação. O design continuou inalterado pelos próximos seis anos.

2 de Junho de 2007: o campo de busca ocupa um espaço bem maior no topo da página, mas a barra lateral permanece igualmente importante como ferramenta de navegação.

ages.internetretailer.com/IR/Blogs/061115_Blog_Swifttype_3n.jpg" alt="" width="762" height="312" />

15 de Junho de 2012: a Amazon eliminou a barra lateral e ao invés disso oferece apenas um campo de busca para servir como área principal do portal para os usuários entrarem no site.

9 de junho de 2015: o campo de busca não apenas se tornou a funcionalidade mais importante na parte superior da homepage da Amazon, mas agora se fixa à parte superior da página enquanto o usuário rola a página para baixo.

A tendência mostrada nessas imagens está clara. Ao mesmo tempo em que as tecnologias de busca melhoraram na Amazon, o campo de busca se tornou um recurso mais valioso na experiência do usuário e também têm tomado uma posição proeminente na homepage.

Ao mesmo tempo, com o domínio que o Google exerce na web, as expectativas do usuário por busca têm aumentado constantemente também – um desenvolvimento que contribuiu sem dúvida para a mudança da Amazon em direção à experiência centrada na busca do usuário.

Outra lição que tiramos dessa evolução é a quantidade massiva de dados que a Amazon pode coletar como um resultado de seu volume massivo de busca. Nas perguntas inseridas no campo de busca estão as expressões mais claras da intenção do usuário e que ficam disponíveis para o dono do site.

A Amazon continuamente potencializa essa informação para promover produtos de forma inteligente através do seu site – uma evolução de tema e design que merece um outro artigo.

Como a busca tem evoluído no seu site? Quem lidera a tecnologia por trás (e em última instância o design) do seu campo de busca? Compartilhe conosco nos comentários.

Traduzido com autorização do autor. Originalmente disponível em: https://www.internetretailer.com/commentary/2015/06/11/evolution-search-amazon