Logo E-Commerce Brasil

A entrega grátis chegou para ficar, mas desafios existem

Devido ao desejo dos consumidores de conseguir algo em troca de nada, na maioria das vezes, o frete grátis se tornou uma parte comum da experiência de compra online. Quão comum? Segundo a comScore, quase metade dos pedidos online no primeiro quarto de 2011 foi entregue sem taxas.

Tipicamente, a porcentagem de pedidos que é enviada de graça aumenta durante a temporada de compras das festas de fim de ano, por razões óbvias.

No 4º trimestre de 2010, por exemplo, 49% dos pedidos receberam entrega grátis. O primeiro trimestre deste ano atingiu a marca de 47%, o que mostra que ele é mais do que apenas um fenômeno em tempos de festas.

No Reino Unido, 13% dos comerciantes descritos no Relatório de Entrega Online do Snow Valley ofereceram a entrega padrão grátis, enquanto outros 36% a ofereceram para pedidos acima de certo preço.

Enquanto comerciantes maiores são geralmente capazes de arcar com os custos associados à entrega grátis, é muito mais difícil para comerciantes menores e medianos oferecerem a entrega das compras de graça.

Entretanto, com quase metade de todos os pedidos online sendo enviados de graça, será cada vez mais difícil para os comerciantes menores competirem sem oferecer tal serviço. Para aqueles que se unem ao bando e aderem ao “grátis”, alguns provavelmente terão que repassar seus custos em preços mais elevados.

Mas também existem alternativas. Oferecer frete grátis para pedidos acima de certo valor pode ser uma ótima maneira de aumentar os valores razoáveis dos pedidos e de reduzir os custos ao oferecer frete grátis para tudo.

A boa notícia é que quando o frete grátis é oferecido, segundo a comScore, é menos provável que os consumidores abandonem seus carrinhos de compra, e eles tendem a comprar mais. Em alguns casos, conversões mais altas e a taxa do aluguel dos veículos tornarão o pagamento da fatura pela entrega um exercício que vale a pena.

Dito isso, os comerciantes de todas as formas e tamanhos devem ser estratégicos em relação ao frete grátis. Os custos da entrega não são fixos, obviamente, e o preço do combustível tem um impacto direto no valor dela.

Um aumento prolongado no custo do óleo poderia tornar a oferta da entrega grátis dolorosa para os comerciantes, porque os consumidores não costumam perdoar os vendedores que são forçados a repensar seus processos.

A Staples já  aumentou o tamanho mínimo do pedido para entrega grátis de US$ 50 para US$ 75 na Staples.com, em parte devido ao aumento do preço do combustível.

Os comerciantes relativamente novos na entrega grátis, como  L.L. Bean, devem considerar que essa pode ser uma ferramenta de venda maravilhosa, mas que deve ser gerenciada ativa e sabiamente.

Texto original disponível em http://econsultancy.com/uk/blog/7535-free-shipping-is-here-to-stay-but-challenges-exist