Logo E-Commerce Brasil

A busca por voz no e-commerce

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

A facilidade de fazer as compras sem sair de casa é um movimento que vem ganhando espaço, novos adeptos e principalmente novos lojistas a cada ano. Junto com o e-commerce, cresceram as ferramentas facilitadoras sempre com o objetivo de fazer a experiência de consumo na jornada de compra do cliente ser mais fácil, mais rápida e mais eficiente. Pensando no ponto de vista do empreendedor de e-commerce, ele precisa estar sempre muito atento às novidades que a tecnologia oferece para tornar a experiência do seu cliente cada vez melhor. Afinal, a concorrência no mercado online está sempre a um clique e estamos vivendo tempos em que quem facilita mais as informações e os anúncios acaba efetivando a compra mais rapidamente, deixando o consumidor confiante com a escolha que fez. Neste artigo, vou falar um pouco sobre como funciona a busca por voz no e-commerce e quais as vantagens de aderir a tecnologia. Confira!

Por que a busca por voz é importante para o e-commerce?

Acompanhando outros gadgets, como caixas de som, assistentes virtuais como Alexa, Siri, Google Assistente, entre outras, o consumidor passou a se acostumar com a vantagem de fazer um pedido por comando de voz e fazer uma busca de forma mais rápida e prática. Conforme dados de uma pesquisa realizada pela Ilumeo, 48% dos entrevistados usam assistentes de voz pelo menos uma vez por semana e 87% deles têm como principal uso a busca por voz.

A automatização tem sido um tema cada vez mais recorrente e até uma grande aliada para uma geração que está sempre otimizando tempo e pensando em integrar as experiências de consumo, seja de entretenimento e também de compras, por isso, os canais de venda virtuais passaram a utilizar a busca por voz em seus sites para facilitar a pesquisa, filtrar as buscas e minimizar erros de digitação.

Experiência de consumo amplificada

A experiência no e-commerce passa por transformações frequentes, e fazer uma busca por de voz no e-commerce é mais um passo para facilitar as compras online e fazer o consumidor estar cada vez mais integrado entre o mundo online e o físico. Segundo a mesma pesquisa realizada pela Ilumeo, 84% dos entrevistados consideram mais fácil usar a voz a ter que digitar, e 70% veem mais valor nas marcas que utilizam essa tecnologia.

Ou seja, o mercado passa a se adequar e confirma uma mudança de comportamento do consumidor e a voice search, busca por de voz acaba estando totalmente ligada à experiência de consumo.

Além de ser uma tendência que os consumidores esperam encontrar essa tecnologia quando estão navegando, também acaba facilitando a jornada de consumo e fazendo o cliente comprar mais e também fidelizar como cliente do canal de vendas por essas vantagens.

A velocidade da busca e da finalização de compra acaba sendo muito mais rápida do que a mesma busca digitando. Com a tecnologia, o consumidor encontra os itens que procura com mais rapidez e fica mais satisfeito. A pesquisa aponta também que a facilidade é notada também quando o produto é estrangeiro, com grafias que muitas vezes dificultam a pesquisa por digitação.

Mas afinal, como funciona a busca por voz?

Através do reconhecimento de fala, a inteligência tem a capacidade de identificar fonemas, palavras e frases ditas em voz alta, ou seja, a busca por voz funciona através de inteligência artificial. Na pesquisa, basta o consumidor clicar no microfone e falar o que deseja sem precisar fazer a digitação dos termos, a inteligência artificial faz o reconhecimento dos fonemas e transcreve o que foi dito de forma automática.

Saiba o que é preciso para ter a tecnologia no seu negócio

Para contar com a busca por voz no e-commerce, são possíveis dois caminhos: o primeiro deles é desenvolver internamente uma tecnologia própria, o que acaba gerando bastante custo e uma equipe especializada. O segundo caminho é contratar um serviço já pronto, e hoje inúmeras empresas estão se especializando nas ferramentas de pesquisa através de voz, ampliando as possibilidades que a inteligência artificial é capaz de fazer, entender e até responder para o consumidor.

A busca inteligente é um caminho para ampliar o seu negócio e estar cada vez mais conectado ao consumidor do nosso tempo que busca facilidade na sua compra, desde a pesquisa até a forma de compra e recebimento dos produtos. O e-commerce é um caminho de muitas possibilidades, e o empreendedor precisa estar atento às novidades para buscar vender mais e melhor.