A automação de e-mail marketing como uma aliada do seu e-commerce

por Vinícius Correa Sexta-feira, 07 de maio de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

Adquirir novos clientes é trabalhoso e custa caro. Por isso, investir em estratégias de recompra é fundamental para ter um e-commerce sustentável e lucrativo a longo prazo. Neste sentido, a automação pode ser uma grande aliada das lojas virtuais e a minha ideia neste artigo é trazer alguns insights que ajudem os empreendedores a faturarem mais, com ou sem pandemia.

Em primeiro lugar, ressalto que a necessidade de isolamento social fez com que novos consumidores passassem a utilizar o mercado virtual. São aquelas pessoas que têm comprado pela Internet pela primeira vez e que navegam diariamente em diversos sites de e-commerce.

Por isso, este cliente e todos os outros devem ser tratados de forma a ser criado um relacionamento de longo prazo. Apostar em captar e-mails via pop-ups e automatizar mensagens de boas-vindas, pode ser um caminho inicial para captar informações ricas, que depois serão utilizadas nas campanhas de e-mail marketing.

Com os dados em mãos é possível criar listas de segmentação e elaborar campanhas automatizadas específicas para conversar com cada um deles.

Existe a possibilidade de elaborar automações baseadas em cliques, por exemplo. Imagine que um determinado usuário quando clica em algum produto que contenha a palavra “X” no link, ele está informando a você um interesse. Aproveite e envie uma campanha automatizada detalhando o produto/categoria/marca que ganhou o clique. Você verá um engajamento realmente poderoso!

Já pensou no quão poderosa esta estratégia pode ser para o seu negócio? Se a loja for de moda, criar uma algo que apresente “looks” com aquilo que o cliente já demonstrou interesse pode ser uma boa alternativa. Caso o segmento seja o de cosméticos, talvez um tutorial sobre como fazer uma maquiagem? Existem diversas possibilidades.

Também é possível oferecer benefícios exclusivos para quem consome mais da loja. Conhecendo o público a fundo, é possível identificar quais são os clientes VIPs, ou seja, aqueles que compram com maior frequência e ticket médio. Desta forma, é possível oferecer brindes ou descontos de acordo com o perfil de cada um.

Da mesma maneira, é possível identificar quem já foi VIP e atualmente está inativo. Este, certamente merece um carinho especial, não é mesmo?

Uma outra estratégia poderosa é usar a automação a partir do histórico de compra do cliente, oferecendo produtos que possam complementar o que foi comprado no último pedido ou ainda a reposição dele. Isso é ser relevante!

Por último, eu trataria também a questão da reativação de inativos. Este tipo de consumidor é aquele que não faz compras há um determinado tempo, por motivos diversos. Neste caso, a ideia central é criar gatilhos com base na inatividade, no qual você fale com este comprador após um determinado número de dias ou meses sem nenhuma movimentação. Este é o momento certo para enviar um e-mail oferecendo alguma vantagem ou pesquisa de satisfação a fim de entender o motivo pelo qual ele deixou de consumir da sua marca.

Enfim, entenda que os clientes do seu e-commerce, sejam VIPs ou não, gostam de atendimento personalizado e produtos com bom valor agregado!

O importante é você perceber o quanto a fidelização e as estratégias de CRM precisam estar nas rotinas do seu e-commerce. Usando a automação para isso, você fará com que cada um dos consumidores se sinta importante, único e valorizado.

Portanto, foque em aumentar o nível de recompra através de uma experiência individual que corresponda às necessidades e desejos de cada um — e isso é algo que pode e deve ser feito por meio da automação de marketing.

Seja criativo e coloque o consumidor no centro da estratégia. Sempre!

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