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9 lições retiradas de 1000 perguntas sobre SEO

Eu gasto muito tempo de qualidade na seção privada de peguntas e respostas do site SEOmoz, e recentemente ultrapassei um marco – 1.000 perguntas privadas respondidas desde que relançamos o sistema (pouco mais de um ano atrás). Não surpreendentemente, vemos muitas das mesmas perguntas e preocupações aparecendo ao longo do tempo, e gosto de pensar que aprendi algumas coisas ao longo do caminho (por favor, me digam que o meu sofrimento não foi em vão). Este artigo é uma tentativa de transmitir as maiores lições que aprendi com aquelas mil perguntas…

1. O dogma vai te matar

Você finalmente conseguiu entender as melhores práticas de SEO, e então equipou seu site de comércio eletrônico – apenas para descobrir que nada funcionou da maneira como os blogs te disseram que funcionaria. A pesquisa é algorítmica, então presumimos que segue as mesmas regras para todos. Em teoria, normalmente acontece, mas essas regras são incrivelmente complexas e situacionais. O Google alega mais de 200 fatores de classificação. O algoritmo está mudando mais de uma vez por dia e há, ocasionalmente, uma intervenção manual para realmente complicar as coisas.

É bom saber o básico (e há algumas boas práticas), mas você tem que aprender a se adaptar às dificuldades e ser flexível. Mesmo algo tão “simples”, como indexar uma dúzia de páginas, raramente corre como planejado, e pode levar semanas ou meses. Medir, avaliar e adaptar-se. Se uma tática não está funcionando, considerar as opções.

2. Um truque já faz uma boa colagem

Escrevi recentemente um artigo sobre esse assunto, especificamente link building versus on-page SEO. As pessoas naturalmente se sentem confortáveis com um aspecto do marketing de busca (link-building, on page, social, etc) e então querem tudo “perfeito”. Mas na melhor das hipóteses eles atingem rendimentos decrescentes rápidos. Na pior das hipóteses, eles estão colocando band-aids em URLs, enquanto elas sangram até a morte de uma ferida enorme de link. Eu já vi sites com on-pages SEO impecáveis que ficaram agarrados por meses e de repente saltam pelos rankings porque adquiriram alguns links bons. Por outro lado, já vi sites que estavam uma bagunça total, mas que tiveram seus perrfis de links sólidos milagrosamente melhorados quando seus problemas on-pages foram corrigidos.

3. Um link, por qualquer outro nome…

…ainda pode dar errado. Na pressa de criar links, muitas pessoas, especialmente as com sites novinhos em folha (leia-se “altamente vulnerável”), cometem o erro de pensar que todos os links são igualmente bons. Não é apenas uma questão de spam e penalidades – valor do link varia enormemente com a página, com a colocação, a densidade de links, e assim por diante…

Caso em questão: já perdi as contas de quantas pessoas eu já vi passar meses em um link DMOZ só para tê-lo enterrado em uma página que possui pouco ou nenhum PR interno ou nem sequer é indexada. Link-building não é apenas um jogo de números. Não estou fazendo um argumento white-hat – é apenas um fato SEO. Alguns links são melhores que outros. Não desperdice o seu tempo.

4. Você não é um gênio black-hat

Desculpe por ser duro com vocês, mas é melhor ouvir isso de mim do que do Google. Primeiro de tudo, se eu posso manchar seus links pagos e spam gratuito em cinco minutos observando os dados do Open Site Explorer, o quão duro você acha que é para o Google, que pode, essencialmente, ver todo um gráfico de links? Obviamente, eles nem sempre pegam, e muitos spams acabam passando, mas o algoritmo também não é estúpido. Ética à parte, o problema prático com black- hat SEO não é que ele não funciona – o problema é que 98,7% das pessoas o fazem de forma errada.

Correndo o risco de chutar cachorro morto, também tenho de acrescentar que o seu círculo de links não é brilhante, não importa o que sua mãe diz. Só porque você fez cross-link de 157lentes Squidoo não significa que tenha construido um sistema impenetrável de black hats. Se o seu círculo de links fosse um filme da Disney, a trilha sonora seriaria “O Círculo de Coisa Nenhuma“.

5. On page está ficando bagunçado

Eu continuo querendo escrever um artigo sobre o recente parecer do Google sobre a paginação (e rel = prev / next), mas fiquei com tanta raiva que estou com medo de que eu poderia acabar ficando verde e começar a lutar ao lado de Homem de Ferro – não que isso não seja impressionante. O problema não é que eles estejam errados (embora eu ache que conselho é extremamente generalizado e muitas vezes ineficaz), e sim porque eles colocaram um fardo enorme sobre os webmasters. Implementar links canônicos + esquema de paginação em um site dinâmico com centenas de milhares de páginas é incrivelmente complicado e requer não apenas recursos de desenvolvimento, mas uma comunicação incrível entre as equipes de SEO e de desenvolvimento (se você tiver sorte o suficiente para realmente ter equipes de ambos). Adicione HTML5, esquemas e toda a confusão das outras novas opções, e ele só vai ficar mais complicado.

6. Verifique seus cabeçalhos

Desculpe, isso não foi particularmente útil, então aqui vai uma dica fácil. Quando algo não está indo bem e você não sabe o porquê, verifique os cabeçalhos de página. O trabalho nº1 é se certificar de que os rastreadores vejam o que você vê (ou pensa que vê). É inacreditável como um problema muitas vezes se resume a um redirecionamento ruim, código de status, ou outro problema de acessibilidade do rastreador. Há vários verificadores de cabeçalho baseados na web para bookmarkets. Eu ainda uso este verificador de cabeçalho no SEOBook.

7. Use bem as ferramentas básicas

Há algumas ferramentas excelentes de SEO por aí. Mas eu vejo no SEO o mesmo problema que eu cometo na escrita: gestão do tempo, e basicamente cada esforço do humem do século 21. Estamos tão ocupados perseguindo novas e brilhantes ferramentas e o aplicativo perfeito que não nos preocupamos em aprender a usar qualquer uma dessas ferramentas de forma eficaz. Você pode seguir um longo caminho com um verificador de cabeçalho sólido, operador do “site” do Google, um analisador de link (como o nosso próprio Open Site Explorer) e um rastreador desktop (eu recomendo o Screaming Frog, mas Xenu ainda é ótimo também). Domine o operador do “site:” e aprenda a usá-lo com “inurl:” e “intitle:”. É incrível a quantidade de problemas on page que você pode diagnosticar. Pare de perseguir cada nova ferramenta e aprenda como usar algumas delas muito bem. Você vai economizar muito tempo e dinheiro.

8. Aprenda quando ser paciente

A paciência pode ser a mais difícil habilidade que qualquer bom SEO, eventualmente, precisa aprender. Há momentos em que você precisa reagir rapidamente a um problema, especialmente um técnico (como um redirecionamento ruim ou uma interrupção de site). No entanto, há uma linha tênue entre reagir e reagir excessivamente. Um dos erros mais comuns que vejo em técnicas de SEO é quando alguém faz uma mudança e se não melhoram seus rankings imediatamente 24 horas depois, e eles as revertem ou fazem outra mudança sobre aquela. Mesmo que não piore o problema (e normalmente acontece), você nunca será capaz de medir qual mudança funcionou. Certifique-se que as alterações estejam vivas, que o Google as reconheceu e que você pode medir o impacto ou a falta dele. Não mude sua estratégia durante a noite com base em informações ruins (ou nenhuma informação).

9. Pare de esquematizar e comece a trabalhar

Este artigo era originalmente composto por oito lições, mas quando escrevi a quarta, eu fiquei tão irritado que tive de continuá-lo com a lição mais importante de SEO que eu posso te ensinar. Você está pronto? Aqui está ela (atenção: isso pode ser inapropriado para leitores mais jovens:

Faça o seu trabalho

A desculpa mais frequente que eu ouço na seção de perguntas e respostas é “Eu não tenho tempo para…” Deixe-me lhe perguntar uma coisa: não é do seu negócio que estamos falando? Não é do seu sustento? Não é a coisa que coloca comida na sua mesa e roupa nos seus filhos? É melhor que você encontre o maldito tempo. Se 80% do seu tráfego vem do Google, e você não “tem tempo” para fazer o trabalho duro de melhorar seu produto, criar conteúdo exclusivo e participar da sua indústria, então aqui está a verdade simples: nenhum blog vai te salvar.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está emhttp://www.seomoz.org/blog/9-lessons-from-1000-seo-questions