8 tipos de ímãs para leads que você pode usar no seu site

por Maria Marques Chizhikova Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017   Tempo de leitura: 5 minutos

Sabemos bem como é difícil gerar leads. Muitas vezes pedimos às pessoas para compartilharem as informações pessoais delas praticamente de graça, em troca de uns benefícios vagos. Não é estranho que muitos simplesmente fechem a página quando entendem que a página quer que eles preencham só mais um questionário e deixem o e-mail deles.

Hoje o público pode bloquear praticamente qualquer anúncio. Só para você ver, os downloads da extensão AdBlock para Chrome e Safari já ultrapassaram o marco de 200 milhões. E isso é só uma das opções existentes no mercado para bloquear as mensagens não desejadas.

Mas pensando bem, se você simplesmente pedir ao seu visitante para digitar o e-mail dele, não terá nenhum engajamento. As formas típicas são as mais usadas, mas também, quantas dessas formas persuadem e trazem novos assinantes?

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E não precisa nem dizer que geração de leads é um desafio grande. O melhor jeito de lidar com esse desafio é de oferecer algo de valor significante para os seus usuários em troca do e-mail deles – um manual, um serviço ou um desconto. Isso é chamado de imã de leads.

O que é um imã de leads?

Imãs de leads ajudam a abordar a tarefa de geração de leads de uma forma inteligente.

Imã de leads é o jeito de receber as informações dos seus usuários em troca de alguma coisa de valor. Pode ser um acesso teste ou serviços inovadores online – você determina o “prêmio”! Escolha algo que pode ser recebido imediatamente por e-mail e se você acertar, os usuários vão se inscrever e você ganhará os leads sem chatear seus clientes potenciais.

Imãs de leads oferecem recompensas pelos esforços dos usuários com uma vantagem evidente.

Um dos jeitos mais fáceis é oferecer um desconto em troca do e-mail:

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Vamos falar de vários tipos de ímãs de leads baseados nas trocas, benefícios deles e jeitos de adaptá-los ao processo da geração de leads.

Por que você precisa começar a usar imãs de leads?  

  • Imãs de leads promovem engajamento. Existem imãs com capacidade de gerar muitos leads num período de tempo relativamente curto;
  • Imãs de leads ajudam a trazer leads de qualidade. De acordo com pesquisa do IDG, 61% de analistas de marketing acreditam que encontrar leads de qualidade é a maior dificuldade do negócio deles (fonte: Marketo). Os leads que vieram por meio de imãs de leads já estão interessados em algumas das suas ofertas e querem saber mais.
  • Imãs de leads melhoram a aparência da sua marca. Se a vantagem que você estiver oferecendo for atrativa e relevante servirá como um sinal de marca de qualidade para os clientes potenciais. Não seria incrível formar respeito à sua marca ao mesmo tempo que você gera leads?
  • Imãs de leads são práticos. É muito fácil compartilhar um link da sua pesquisa ou fazer embed do vídeo num post de blog;
  • Eles também ajudam a construir sua imagem como especialista da área. Imãs de leads em forma de cases, manuais, passo-a-passos ou pesquisas são especialmente indicados nesses casos.
  • Por que os ímãs de leads são engajadores?

    Imãs de leads “conhecem” os problemas e necessidades dos seus usuários e oferecem soluções imediatas, por isso eles são tão irresistíveis.

    Dependendo da necessidade do seu usuário você pode usar imãs diferentes.

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    Você pode oferecer informação, entretenimento ou descontos – você é quem decide! E a melhor parte é que você mesmo pode inventar novos tipos de ímãs com benefícios que só o seu negócio consegue oferecer. Agora vamos para a parte prática:

    1. Conteúdo – isca

    Conteúdo – isca é qualquer conteúdo que oferece benefício claro e imediato para o público. Por exemplo:

    • Textos. Passo-a-passos, relatórios, pesquisas, cases, checklists;
    • Vídeos. Manuais e cursos em formato de vídeo;
    • Elementos visuais. Infográfico;

    Primeiro passo é oferecer um conteúdo que consegue de alguma forma melhorar a vida do seu cliente. Assim que eles clicarem no botão e deixarem o e-mail deles, eles receberão um e-mail com o conteúdo. O conteúdo pode ser integrado ou aparecer em forma de pop-up.

    Olha como a Conversionxl ofereceu o conteúdo deles – depois de passar algum tempo na página deles você se depara com um popup que convida a acessar conteúdo de uma área restrita.

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    Esse popup também é interessante pela forma que eles escolheram para convencer o público a se inscrever – eles especificaram o quão popular e bem-avaliado pelos leitores é o conteúdo oferecido. Um ótimo jeito de melhorar a taxa de cliques.

    O conteúdo – isca pode ser usado para qualquer tipo de negócio – você pode enviar receitas, catálogos, manuais, etc.

    2. Widgets

    Widgets são ferramentas integradas que funcionam juntos com sua página de destino ou site. Eles oferecem aos seus clientes uma experiência de marca única, oferecendo-lhes um serviço muito personalizado.

    Widgets são incríveis porque eles fornecem e-mails válidos e muitas vezes – com dados pessoais adicionais sobre seus clientes potenciais. Os widgets são adequados para segmentos B2B e B2C.

    Veja como uma empresa de óculos de sol adaptou à ideia, introduzindo um widget “experimente nossos óculos virtualmente“. Esta ferramenta permite encaixar os óculos escolhidos na sua foto para ver como te ficam e se divertir ao mesmo tempo!

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    O importante é que eles nunca tiram clientes da página de produto. B2B widgets oferecem um serviço, um relatório ou algumas informações importantes que são difíceis de obter gratuitamente.

    Vamos analisar o caso da ferramenta Lead generation da SEMrush. Você pode inserir o código do widget em sua página e este formulário aparecerá:

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    Assim que se inscrever o seu cliente receberá por e-mail um relatório gratuito de auditoria do site dele e você receberá o e-mail do cliente e o domínio dele. O widget em si é completamente customizável – você pode alterar os nomes de botões, call-to-action ou cores.

    3. Quizes  

    Brinque com o seu público ofereça-os diversão e envie os resultados por e-mail – isso é um modelo bom e testado para gerar leads.

    O seu quiz pode ser simples e ter caráter completamente diversional, ou mais extenso, profissional e educativo. Segue um exemplo de pesquisa com 50 perguntas.

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    Econsultancy ofereceu a oportunidade de participar dessa pesquisa prometendo em troca enviar uma cópia gratuita de resultados de pesquisa assim que o relatório ficar pronto.

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    Essa pesquisa demora mais tempo, mas aumenta bastante o engajamento e oferece leads de maior qualidade.

    4. Demonstrações online

    Demonstrações online são muito importantes se o seu produto for um pouco complicado, já que muita gente dispensa o manual e prefere aprender vendo o produto sendo usado ao vivo.

    Envolva seus clientes numa sessão de perguntas e respostas com a sua área de suporte, deixe-os escolher a melhor data e hora, conecte-os através de um aplicativo de mensagem de sua escolha e pronto, seus clientes estão conversando contigo e você tem uma oportunidade única de descobrir, quais partes do processo de funcionamento do seu produto causam mais dúvidas e tirar algumas ideias de melhorias.

    Além disso você pode mostrar-lhes exatamente como o seu produto pode resolver os problemas deles e aprender mais sobre seus clientes.

    Isso também é um jeito muito prático de conectar com clientes quando você está fazendo negócios com clientes do mundo inteiro – você pode mostrar o seu produto para os usuários de Canadá enquanto toma um café em São Paulo.

    5. Webinars

    Webinars às vezes são só uma forma mais complexa de fazer demonstrações online, já que eles podem ser aproveitados para mostrar o seu produto ao vivo. Portanto, webinars podem oferecer mais do que isso.

    Para começar: os especialistas da área. Você pode convidar os especialistas e líderes de opinião a participar dos seus webinars. Quanto mais interessante o tópico e quanto mais conhecido o especialista – mais pessoas podem se interessar e se inscrever.

    Segundo: a reputação da sua empresa como especialista e referência na sua área. Você tem uma ótima oportunidade de oferecer dicas úteis, últimas notícias da área e os benefícios do seu produto ou serviço.

    Dessa forma você estará construindo a imagem da sua marca, mostrando-a como um negócio que ajuda, ensina e realmente entende todos os detalhes de funcionamento da área.

    Nós adoramos compartilhar nosso conhecimento através de webinars. Acreditamos que temos muito para contar e sempre procuramos os melhores especialistas e temas mais atuais e interessantes.

    6. Acessos de teste gratuitos

    Acessos de teste gratuitos permitem que o produto se venda sozinho, eliminando obstáculos como marketing, publicidade ou mensagens agressivas. Quando seus clientes compreendem que eles precisam do seu produto depois de experimentá-lo por algum tempo, você forneceu-lhes uma grande experiência.
    Se o seu produto é sofisticado, complicado ou apenas precisa de algum tempo para compreender os seus benefícios, seja generoso, oferece um teste gratuito de 15 dias ou 1 mês. Quanto mais tempo o seu cliente usar o seu serviço, melhor serão suas chances para convertê-los.

    7. Competições e Loterias

    Testado e confirmado – os usuários compartilham os emails melhor quando sabem que existe uma oportunidade de ganhar algo ou receber algo de graça. Desafie o seu público e convide-os para participar de suas competições.

    Olhe esse exemplo da empresa I Love Gin que decidiu oferecer uma garrafa de gin para um dos assinantes do newsletter deles.

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    Uma ótima ideia para B2C – quem não gostaria ganhar uma garrafa de gin enquanto pesquisa algumas informações sobre a bebida?

    8. Ofertas Especiais

    Um desconto ou um cupom de entrega gratuita – esses são maneiras de estimular o seu público a fazer uma compra. Um bônus adicional – você pode aparecer nos sites de descontos relevantes, que pode ajudar a melhorar o seu SEO.

    Que mais posso fazer? Faça o seu imã de leads ainda mais atraente e chamativo!

    Depois de criar uma “isca” invista um pouco de tempo e esforço enfeitando-a. Não se esqueça de usar técnicas de AdCopies que podem ajudá-lo. Quando sua oferta estiver pronta, você pode:

    Dar um nome adequado ao seu imã de leads

    Aqui estão algumas ideias de títulos chamativos:

    • N jeitos para obter Y. Por exemplo, “6 jeitos de criar landing pages que convertem”  
    • N jeitos para obter Y no tempo Z. Como em “5 jeitos de melhorar seu ranqueamento no Google em 1 mês”
    • N recursos para Y. “7 ferramentas para gerenciar seus grupos nas mídias sociais” 
    • N dicas para Y. “9 dicas para criar um blog de sucesso”
    • Como fazer A sem B. “Como criar uma página web sem HTML”

    Melhore o visual dos seus botões

    Está na hora de ser criativo. Às vezes você pode usar vários calls to action numa página. Dá uma olhada no blog do Neil Patel’s. Os botões que ele usa são muito convidativos.

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    Use Botões com mensagens fortes

    Essa técnica negativa pode ser um pouco duvidosa, mas está ganhando muitos adeptos nos últimos tempos, assim que você também pode experimentar!

    A ideia é escrever uma mensagem forte, como no exemplo abaixo (o botão de cancelamento diz: “Não obrigado, eu gosto de perder bons negócios”) para mexer com o psicológico do seu público.

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    Adicione provas de interesse e aprovação social

    De acordo com a pesquisa da  Wishpond, a aprovação social melhora a conversão em 11,5%.

    Pessoas gostam de ver que outros usuários estão gostando e usando o seu conteúdo. Por isso deixe visível a quantidade de likes, visitas, seguidores ou compradores perto dos imãs de leads.

    … E seja gentil

    Você pode informar aos seus usuários quando eles receberão mensagens e prometer que a quantidade delas não será exagerada. Essa oferta transparente sempre parece honesta e atraente, mesmo quando você não consegue oferecer mais nada.

    Conclusão

    O seu imã de leads faz parte da imagem da sua marca e seu produto. Ele afetará a reputação da sua marca, pois envolve as pessoas na sua experiência de marca.

    Nós encorajamos a usar essa forma de geração de leads, tanto nos segmentos B2B quanto B2C. Basta lembrar que eles têm seus traços comuns:

    • Imãs de leads entregam valor antes de pedir dinheiro;
    • O conteúdo de valor está disponível apenas em troca do e-mail de um visitante;
    • Seu visitante pode consumi-lo imediatamente após a “transação”;
    • Você não está enganando ninguém – você fornece coisas úteis para os leads;
    • Seu “presente” ajuda a descobrir outros benefícios de escolher a sua marca;

    O que você pode oferecer? Qualquer coisa. A “isca” só precisa dar aos visitantes do site algo de que eles precisam ou podem estar interessados – de dicas e dados profissionais à algo divertido. Oferecer uma troca livre – e é isso. Se o seu ímã é envolvente, você verá os resultados muito em breve!

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