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8 motivos que vão te convencer a entrar em um marketplace

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

O que você tem feito para melhorar o desempenho de vendas de sua loja virtual? Existem alguns caminhos que podem ser muito válidos, um deles é o marketplace. Hoje, segundo estudo da Sieve, cerca de 20% das ofertas do e-commerce brasileiro se dão por meio de marketplace.

Isso prova que o mercado é relevante o suficiente para que você o enxergue como uma oportunidade de potencializar suas vendas. Você ainda tem dúvidas? A gente vai te ajudar a entender os benefícios de optar por esse modelo de negócio.

Sem custos com divulgação: grandes redes como Americanas.com e Shoptime são algumas das marcas com maiores investimentos em divulgação nesse mercado. É comum acompanhar suas publicações mesmo em mídias offline e isso aumenta o alcance e pessoas impactadas. Estar em um marketplace possibilita que você tire proveito dessa exposição e consiga oferecer seus produtos para esses clientes.

Maior visibilidade – aumento de alcance: usando esse alto impacto causado pelos meios de divulgação e também da popularidade com os clientes, é fácil imaginar que você chegará a um público que hoje nem sequer imagina. Segundo o próprio Submarino, eles recebem mais de 1.200.000 acessos (diários). Se você estiver em mais que um marketplace (nos principais do mercado) já imaginou o número de pessoas que você poderá atingir com seus produtos?

Pagamento centralizado e sem custos operacionais: você não terá custos com intermediadores, adquirentes ou gateways de pagamento. Toda a estrutura e negociação de taxas com operadoras será de responsabilidade do administrador do marketplace. Você irá apenas vender e receber: simples, certo? Na data acordada o valor estará disponível no portal para transferência. Grandes redes ainda tem a vantagem de contarem com uma grande quantidade de meios de pagamento, permitindo a utilização de várias bandeiras de cartão de crédito, débito online, além do bom e velho boleto.

Economia com tecnologia: o próprio marketplace já terá times especializados em UX e tecnologia como um todo. Isso diminui os investimentos que precisam ser feitos em sua própria estrutura. Claro, gastos básicos com plataforma e segurança precisam ser mantidos, afinal sua loja continuará ativa e o destaque que ela irá ganhar dentro do marketplace poderá atrair mais visitas diretas.

Aproveite a intensão de compra do cliente para oferecer seu produto: quando o cliente entra em uma loja virtual e compra um produto qualquer, existem chances dele aproveitar a compra e já adquirir outros itens com o mesmo parcelamento, por exemplo. A presença em um marketplace possibilita que você esteja ali, caso esse cliente demonstre interesse de compra. Por exemplo, ele compra um televisor novo e produtos como vídeo games e racks podem ser destacados para complementar o pedido. Se você tiver preços e prazos competitivos existem chances reais de você se beneficiar.

Baixo investimento: os marketplaces não cobram setup. Ou seja, você se cadastra, passa pelo processo de avaliação e, se aprovado, passa a vender seus itens dentro de algumas das principais lojas virtuais do mercado sem gastar nada com isso. Os únicos investimentos são na contratação de um integrador de marketplaces – que vai facilitar a gestão de sua presença em diferentes canais, aumentando as chances de alcançar mais resultados – e também no comissionamento das lojas virtuais.

Aliado contra instabilidade econômica: em momentos como o que vivemos atualmente é preciso buscar meios para garantir que você mantenha o negócio de forma sustentável e continue trazendo receita. Alinhar sua loja virtual a grandes marcas pode ser bem significativo e gerar resultados muito expressivos que, sozinho, você não conseguiria em curto e médio prazo.

Espaço para crescimento: se você acessar a matéria publicada aqui no E-commerce Brasil sobre ofertas no marketplace, poderá visualizar que existem categorias que se destacam nesse modelo e que oferecem boas oportunidades. No marketplace, a categoria brinquedos, por exemplo, obteve 14% de suas vendas totais no universo virtual (clique aqui para ver os gráficos) – ou seja, existe aí um espaço enorme para crescer. É possível notar também que dentre as categorias com mais vendedores estão informática e eletrônicos, com 112 e 102 sellers respectivamente – trata-se, portanto, de um mercado mais competitivo. Por outro lado, a venda de relógios e presentes tem apenas 10 sellers – uma concorrência menor e que pode ser explorada. Como você vê, se planejar bem, é possível encontrar um oceano azul de oportunidades de negócios no marketplace.

Você ainda tem dúvida sobre os benefícios do marketplace? Se quiser saber como inserir sua loja virtual nos principais e-commerces do Brasil, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo a entrar nesse mundo e dar uma guinada em seu negócio!