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8 métricas e KPIs essenciais de comércio eletrônico para monitorar e avaliar o sucesso

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Nem todas as métricas são tão valiosas quanto as outras, e identificar os principais indicadores de desempenho (KPIs) que você precisa rastrear o ajudará a melhorar o desempenho de sua loja online.

Métricas. Todo mundo as quer, todo mundo precisa delas. Quer você seja um professor de matemática do ensino médio, um olheiro ou um profissional de marketing digital, as métricas são como todos observamos o desempenho e tomamos decisões.

Como comerciante de comércio eletrônico, há certas métricas que você precisa observar. A questão é: quais métricas?

As marcas de comércio eletrônico de maior sucesso baseiam suas decisões de negócios em dados.

Dados são conhecimento, e conhecimento é poder. Existem vários KPIs (indicadores-chave de desempenho) de comércio eletrônico que podem ajudá-lo a medir suas operações de negócios com facilidade.

Escolher os KPIs de comércio eletrônico certos para rastrear não é fácil. Sua escolha dependerá de suas estratégias e objetivos individuais. Não existe uma solução única para todos, mas existem alguns indicadores-chave de desempenho que são úteis para a maioria dos negócios online.

1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é o número de clientes que concluem uma venda depois de visitar seu site e visualizar um produto. A taxa de conversão está intimamente ligada às métricas gerais de receita.

2. Taxa de abandono do carrinho de compras

O abandono pode ser medido de algumas maneiras diferentes, o que é útil para medir o comportamento do site. O abandono do carrinho de compras é uma medida de quantas pessoas adicionam algo ao carrinho, mas SAEM do site SEM fazer uma compra. Essa medida é importante para ver se há empecilhos no site ou no processo do carrinho antes de chegar ao checkout.

3. Ticket médio

O ticket médio é uma medida de quanto seus clientes normalmente gastam em um único pedido seu.

Você calcula o ticket médio dividindo a receita total de um período pelo número total de pedidos concluídos durante o mesmo período.

Se você vende R$ 50.000 em produtos hoje e essa receita foi criada por 250 pedidos feitos por clientes, então seu ticket médio é 50.000/250 ou R$ 200 por pedido.

4. Custo de aquisição do cliente (CAC)

Embora o cenário ideal seja atrair clientes inteiramente por meios orgânicos, essa não é a realidade para a maioria das empresas. À medida que o comércio eletrônico se torna mais competitivo, as marcas são forçadas a gastar mais na aquisição de clientes.

Em suma, vendas, lucros, tráfego: todos esses são KPIs óbvios e importantes para as empresas de comércio eletrônico acompanharem, mas são apenas algumas das muitas métricas que você deve monitorar.

5. Ciclo de vida do cliente

O ciclo de vida útil do cliente é um KPI muito importante a ser rastreado.

O ciclo de vida do cliente é uma representação das diferentes fases vividas em um relacionamento entre empresa e cliente, desde a descoberta sobre a empresa até a recuperação de clientes. Fazem parte do ciclo de vida do cliente, cinco etapas:

  • segmentação,
  • aquisição,
  • rentabilização,
  • retenção,
  • recuperação.

6. Lucro bruto

É um importante KPI de comércio eletrônico e ajuda os empreendedores a planejarem com antecedência.

Lucro bruto = Custo total dos produtos vendidos – Número total de vendas.

7. Lucro líquido

No que diz respeito às métricas de desempenho do comércio eletrônico, o lucro líquido é frequentemente esquecido, mas é uma indicação clara da saúde geral da sua loja de comércio eletrônico.

8. Tipo de dispositivo

O modo como os clientes acessam sua loja é importante para proporcionar a eles uma experiência ideal. Segmente suas análises de comércio eletrônico por tipo de dispositivo para obter mais informações sobre quais dispositivos estão sendo usados ​​com mais frequência e adaptar a experiência do usuário do seu site para cada tipo de dispositivo.

Como escolher os KPIs de comércio eletrônico mais impactantes?

Os principais indicadores de desempenho fornecem percepções significativas sobre o comportamento do usuário que permitem que você melhore sua loja e aprimore sua experiência de comércio eletrônico. A escolha de KPIs varia de acordo com seu negócio, setor, nicho e muito mais. Portanto, não há uma resposta única para todos.