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8 estratégias para manter seu e-commerce vivo e competitivo no mercado

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

É muito importante definir metas de desempenho para seu e-commerce. Para fazer isso, saiba onde sua empresa está. Seja claro sobre o desempenho anterior antes de definir novas metas.

Um indicador chave de desempenho — também conhecido como KPI — é uma métrica que comunica o quão bem uma organização está em relação aos seus objetivos principais.

Isso acontece o tempo todo. Ao construir um novo negócio online, muitos empreendedores ficam dispersos e distraídos tanto na estratégia, quanto na execução, tentando se mover em muitas direções ao mesmo tempo.

Essa falta de foco acaba causando uma falta de movimento real para o negócio em uma direção específica e pode levar ao fracasso. Portanto, a competição é inevitável.

8 estratégias para seu e-commerce

1 – Seja claro e defina exatamente o quanto você deseja crescer

O primeiro passo para o sucesso é ser específico. Pergunte a si mesmo novamente: o que exatamente eu desejo cultivar?

  • Você deseja expandir seu negócio de comércio eletrônico para novas regiões, locais, cidades ou países?
  • Quer expandir os locais de compra (ou seja, lançar uma loja online, caso não tenha uma)?
  • Deseja adicionar novo(s) produto(s) e/ou serviço(s)?
  • Você quer aumentar sua receita e / ou lucro?
  • Quer aumentar sua base de clientes?

2 – Defina uma meta de marketing

A chave para definir metas de marketing alcançáveis ​​é investir tempo avaliando sua posição atual.

Lembre-se de que o foco aqui é responder à pergunta:

“O que você pretende realizar?”

Com base no desempenho anterior e na estratégia geral de negócios, é necessário definir metas.

3 – Aumente o tráfego relevante

Aumentar o tráfego é provavelmente uma meta familiar para você. Para quase todos os sites, realizar o que quer que seja requerido por pessoas visitando o site.

Mas nem todo o tráfego é criado da mesma forma. Se o seu marketing está gerando tráfego, mas é principalmente composto por pessoas que nunca terão necessidade de seus produtos ou serviços, então isso não está fazendo muito bem a você.

4 – Retargeting

Retargeting é uma técnica de envio de anúncios direcionados a clientes que visitaram seu site. Com essa técnica, é mais provável que eles façam uma compra mais tarde.

É importante que seus anúncios sejam o mais específicos possível. Só então você será capaz de gerenciar com sucesso sua campanha de retargeting.

Então, pergunte-se: o que um cliente estava procurando em sua página? Foi um produto específico ou toda a linha de produtos? Os anúncios exibidos aos clientes precisam ser anúncios desse produto específico.

5 – Forneça aos clientes conteúdo útil, não promoções

Além de promover seus novos produtos, forneça aos consumidores conteúdo relevante.

A maioria dos clientes irá interagir com sua empresa por meio de e-mails, publicações em blogs, publicações em mídias sociais e outras promoções.

No entanto, eles só prestarão atenção ao conteúdo de marketing que for útil para eles.

6 – Use fotografias de alta qualidade e boas descrições de produtos

Inclua belas imagens e fotos de produtos para atrair a atenção de clientes em potencial.

Fora do mundo físico, os clientes não podem tocar no produto. Portanto, estão tomando suas decisões de compra totalmente dependentes de imagens e feedback do produto.

7 – Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial não é mais um conceito estranho, tampouco um território que não pode ser aproveitado para fins práticos.

Dito isso, a IA está em todo lugar e gradualmente se incorporando a cada aspecto de nossa vida. De casas inteligentes a e-learning, saúde e finanças, a IA está marcando sua presença de maneira profunda.

O comércio eletrônico é outro domínio altamente apropriado, onde a IA pode causar um impacto significativo.

8 – Relacionamento cordial com fornecedores

Manter o controle do estoque e montar uma equipe para se comunicar com diversos fornecedores! Essa será a receita que fará com que o seu mercado de e-commerce fique à frente da concorrência. A melhor maneira de gerenciar isso é conectando-se eletronicamente com seus fornecedores.

Acredito que os fundamentos de um bom negócio, assim como os motivadores de uma propaganda eficaz, são constantes. É apenas a maneira como as empresas se relacionam com os consumidores que muda com o tempo. A mudança nos gastos do consumidor de lojas offline para lojas online é um bom exemplo.