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Gerenciamento de Projetos de e-commerce: 8 dicas para uma "evolução" de sucesso

por Ana Luiza Araujo Terça-feira, 22 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Nas agências de e-commerce, o termo “evolução” é dado à área que cuida da implantação de projetos de uma loja já em produção. Ou seja: de uma loja que já está no ar. É uma área de extrema importância, pois ela deve estar sempre alinhada às metas e aos objetivos do cliente. Sua ferramenta essencial de trabalho é a plataforma de e-commerce e e a ferramenta de apoio é o Analytics, além das ferramentas de gestão de projetos.

No entanto, outro papel que deve ser destacado é o do Gestor do Projeto. Ele tem como papel gerir, identificar e resolver problemas e projetos, tendo em mãos métricas para acompanhamento e feedback ao cliente.

Nesse período que venho atuando como Gerente de Projetos, pude observar alguns pontos que são fundamentais para que minha gestão e o negócio do meu cliente tenha sucesso, e decidi compartilhar com vocês:

1- Ajude os clientes a terem o que desejam

Praticamente nada é impossível no mundo da tecnologia. Tudo requer um esforço estimado e um valor para ser executado. Por isso, antes de dizer que “não é possível” para seu cliente, escute o que ele quer, qual é o seu desejo e qual objetivo ele que atingir com aquele projeto. Com o escopo bem definido e bem entendido, você pode oferecer o seu serviço desenvolvendo produtos diferenciados. Se não for possível, sugira uma outra forma de entrega, que faça com que o cliente tenha os resultados esperados.

2- Conheça o negócio de seus clientes

Antes de começar a gerenciar os projetos de uma loja, entenda um pouco sobre o mercado em que ela atua. Tenha no radar e-commerces do mesmo segmento como referência (de preferência da mesma plataforma) e tenha acesso aos dados de mercado e à conta do Analytics. Ser capaz de sugerir melhorias que façam com que o cliente aumente sua conversão é o que vai fazer a diferença no sucesso dos projetos.

3- Mantenha ciclos de vida curtos nos projetos

Evite o “escopo infinito”. Sempre que iniciar a gestão de um projeto, faça um briefing com o maior número de detalhes possíveis. Tente prever possíveis comportamentos e se antecipe na definição de funcionalidades. A mudança de escopo no meio do projeto faz com que haja, na maioria das vezes, atraso, retrabalho e aumento das horas de desenvolvimento.

4- Realize o QA em todas as entregas

É papel fundamental do gestor testar toda e qualquer funcionalidade desenvolvida antes de entregar o projeto para o cliente. O teste deve ser feito em todos os dispositivos para que foi desenvolvido e em todos os browsers. Identificar possíveis correções, antecipando problemas, reduz custos e diminui um possível desgaste no relacionamento com o cliente.

5- Pense além do dia da entrega

Acompanhar o que de novo foi desenvolvido na loja é importante por 3 motivos:

  • Identificar se a melhoria trouxe um aumento de conversão para o cliente;
  • Utilizar o projeto desenvolvido, caso tenha sido um sucesso, como sugestão para outros clientes;
  • No momento do briefing, identificar se o que foi solicitado pode ter impacto negativo em alguma ação futura.

6- Definir um processo e uma metodologia de trabalho

Toda gestão de projetos deve ter um processo definido para ser executado. Contando com o apoio de ferramentas de gerenciamento de projetos, todo esse processo definido deve ser alinhado de forma transparente com o cliente para que interferências relacionadas ao mal planejamento não causem atrasos, desgastes de relacionamento e nem insatisfação na entrega.

7- Cumpra prazos

Assim que tiver todos os elementos necessários para executar o escopo do projeto faça o levantamento das horas necessárias para o desenvolvimento levando em conta possíveis eventos que possam gerar um impacto negativo no desenvolvimento e as horas de QA. O prazo de entrega previsto para o cliente não deve ser ultrapassado. Surpreenda fazendo a entrega com antecedência superando suas expectativas.

8- Documente todas as interações com o cliente

Importante deixar documentada toda interação com o cliente que tenha algum impacto no desenvolvimento da tarefa. É comum que alguns detalhes de escopo se percam nos diversos meios de comunicação que temos hoje. Centralize todas as informações em uma única ferramenta ou documento. Além disso você terá respaldo, caso alguma solicitação seja colocada em dúvida.

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