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8 dicas para aumentar as vendas e-commerce usando o Instagram

por João Paulo Arraes Terça-feira, 04 de abril de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O Instagram é um dos principais canais de comunicação e tem hoje mais 500 milhões de contas ativas. A popularidade não fica apenas na quantidade de usuários. A rede social gera 15 vezes mais engajamento que o Facebook. De acordo com a Forrester, o Instagram alcança um número de 4,21%, enquanto o Facebook fica apenas com 0,08%. E entre os países que mais utilizam a rede está o Brasil.

Tanta popularidade tem atraído o interesse comercial. Assim como outras redes sociais, o Instagram é capaz de atrair seguidores espontâneos, facilitando o processo de vendas, já que esses usuários carregam interesse pela marca e uma intenção de compra. Por isso, estar presente nessa rede social é garantia de retorno para sua loja. Se você deseja explorá-la, as dicas na sequência podem auxiliar nesse processo.

Publique constantemente

Não tem porquê criar uma página no Instagram e deixar lá abandonada. Ao seguir uma conta, o usuário espera que ela tenha publicações regularmente. Se não puder publicar diariamente, tente escolher alguns dias da semana para postar. Dessa forma, seu público ficará esperando por um novo conteúdo nos dias marcados.

Foque na qualidade

Encher a página de posts também não é o caminho. Ao exagerar na quantidade, é provável que a qualidade seja deixada de lado. Por isso, não há problema em postar um foto por dia e manter a beleza das imagens e o interesse do público pelo conteúdo.

Responda os comentários

Os usuários se sentem prestigiados quando alguma loja responde seus comentários. E quando o fazem, esperam uma resposta. A atitude de responder cria proximidade e fortalece o nome da marca no imaginário do cliente. Além disso, os comentários são uma métrica de engajamento que o Google busca. Então, saiba que não é simplesmente dar atenção; se responder todos os clientes irá encorajá-los a comentar mais vezes, e isso pode ser muito positivo para sua loja.

Use links

O Instagram não permite link clicável no corpo do texto da legenda. No entanto, as empresas costumam deixar o endereço na bio e indicar ao leitor. É muito importante que isso aconteça, já que sem o link o usuário não tem a possibilidade de visitar sua página e assim gerar tráfego para sua loja. E você sabe muito bem que sem tráfego, sem vendas.

Use hashtags

O uso da hashtag no Instagram é muito importante. Procure utilizar as hashtags mais relevantes no seu nicho de mercado. Se tiver dúvidas, pesquise o que seus concorrentes têm feito.

Uma pesquisa mostrou que um post com pelo menos 11 tags tem 80% a mais de engajamento quando comparado com um post de 2 tags. O instagram permite até 30 hashtags, porém, não é muito recomendado usar tantas. Mas não precisa se preocupar tanto com isso, apenas tente manter o equilíbrio e marcar tags relevantes e que atraem seus clientes.

Prepare ofertas exclusivas

É interessante oferecer alguma vantagem para seu seguidor. Ofereça descontos especiais e exclusivos para os usuários da rede. Boa parte das pessoas seguem uma página apenas para ganhar brindes e sorteios. Aproveite esse interesse para ganhar mais seguidores.

Aproveite o conteúdo dos seus seguidores

Quando um cliente posta uma foto com produtos da sua loja e ainda marca a página, ele quer ser notado. Já pensou em reproduzir esse conteúdo na sua página? Sua marca irá criar uma ligação com o público e ainda será reconhecida como acessível.

Poste textos criativos

Ainda que a imagem seja o foco do Instagram, o texto é um bom aliado para ganhar curtidas. Os mecanismos de busca também guardam as informações de texto e hashtag. Então, use estes elementos a seu favor, coloque palavras-chave e tente gerar mais tráfego na sua página.

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