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Divulgando sua loja virtual: confira 8 dicas para você divulgar seu e-commerce

por Thiago Mazeto Segunda-feira, 14 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Para qualquer empresa obter sucesso, não basta apenas ter uma boa ideia e oferecer um produto ou serviço de qualidade. Também é preciso investir em comunicação e relacionamento para as pessoas saberem que o seu negócio existe. No e-commerce não é diferente. Só assim é possível ir além, conquistar e fidelizar clientes para esses se tornarem verdadeiros seguidores da sua marca! E tudo isso se conquista por meio do marketing, fundamental para lojas virtuais que precisam desenvolver uma boa estratégia de divulgação do negócio. Confira a seguir algumas dicas de e-commerce marketing!

Transmita confiança aos clientes

O começo de uma boa relação entre uma loja e seus clientes se dá pela confiança. Pense bem: se os clientes que visitam um estabelecimento no ambiente offline têm curiosidade de saber a procedência dos produtos e o histórico de atendimento da loja, o mesmo cenário é visto online. E no universo virtual esse detalhe ainda é potencializado. Afinal, o e-commerce não conta com um espaço físico para o consumidor ver o produto — nem vendedores para sanar quaisquer dúvidas. Sem contar com a natural desconfiança de muitas pessoas pelo pagamento acontecer pela própria plataforma. E os costumeiros casos de fraude não ajudam muito a adiantar o pé atrás do público, não é mesmo?

Então, para começar uma boa estratégia de e-commerce marketing é necessário fazer um investimento pesado a fim de transmitir confiança aos clientes. E esse esforço deve perpassar todos os momentos: da captação ao pós-venda. Especialmente para atacar a diferença ainda existente entre lojas físicas e virtuais.

Invista em marketing de conteúdo

Uma das estratégias de e-commerce marketing mais em alta atualmente é o marketing de conteúdo. Ele basicamente prevê a produção e o compartilhamento pela empresa de materiais relevantes para um público-alvo específico. Mas, atenção: o objetivo desse conteúdo não é vender os produtos. Ele deve ajudar o potencial cliente a resolver um problema, de maneira a criar uma relação de confiança entre ele e a empresa. Assim, quando efetivamente precisar comprar o produto, há uma boa chance de se lembrar da sua marca.

Aposte no poder das mídias sociais

Excelência no atendimento e proximidade no relacionamento com o cliente são fundamentais para manter o engajamento com a empresa. E uma das maneiras mais eficientes de fazer isso na internet é por meio das mídias sociais. Muitos empresários chegam à equivocada conclusão de que as redes sociais não são eficientes porque se comportam por lá com a mesma abordagem de outros canais de marketing: para vender. Acabam se esquecendo que as pessoas não acessam as redes para comprar produtos, mas para se relacionar. Então vale rever sua postura e investir no relacionamento com o público nesses espaços.

Trabalhe a fidelização dos clientes

Um cliente satisfeito e fiel é um dos maiores ativos para uma estratégia de e-commerce marketing. Por isso mesmo, se já conquistou o cliente, o investimento agora deve ser para mantê-lo. Assim, trabalhe com benefícios exclusivos para ele se tornar fiel à sua empresa. Acontecendo isso, o consumidor vai naturalmente indicar seu e-commerce para os amigos, falando positivamente sobre a marca. E acredite: o boca a boca ainda é uma ação de marketing altamente eficiente.

Otimize o site para a mobilidade

A segunda tela já não é mais uma previsão, mas sim uma realidade. O acesso à internet móvel tem uma penetração cada vez maior — seja para acessar e-mails, conversar nas redes sociais ou, claro, comprar produtos em lojas virtuais! Por isso, ter seu e-commerce otimizado para acesso mobile é simplesmente obrigatório para conseguir melhores resultados de vendas. E isso inclui a plataforma usada, a velocidade do site, a leveza dos arquivos para garantir o carregamento ágil e a experiência do usuário — este último, em especial, é um dos aspectos que mais ajudam a diminuir a taxa de rejeição de um site e o abandono de carrinhos.

Pense em seu e-mail marketing

O e-mail marketing é um recurso que por muitos anos ficou esquecido. Especialmente por conta do mau uso que algumas empresas fizeram dele. No entanto, de uns anos para cá ficou claro que bem trabalhado ele pode trazer bons resultados para as lojas virtuais. Com uma lista de e-mails, você mantém uma proximidade muito maior com o usuário. Consegue descobrir quais são seus gostos e hábitos de consumo para investir em campanhas com benefícios e ofertas exclusivas.

Um cuidado importante: mantenha uma periodicidade razoável para não encher a caixa de entrada das pessoas e se tornar inconveniente. Ao mesmo tempo, segmente sua lista de acordo com as características e os hábitos dos usuários para suas mensagens serem cada vez mais assertivas. Mandar a mensagem certa, no momento certo, para a pessoa certa! Esse deve ser seu objetivo com o e-mail marketing.

Divulgue produtos e campanhas com mídia paga

É importante sua estratégia de e-commerce marketing também contemplar campanhas de mídia digital pagas. E a plataforma mais eficiente nesse sentido é o Google AdWords. Ele permite que você anuncie na busca e também em banners da rede de display. Antes de começar, pense que vai precisar de landing pages específicas para cada campanha — de modo que a experiência do usuário fique mais coesa. Ao mesmo tempo, conseguirá mensurar bem os resultados. Que tal uma dica prática? No início, invista mais na mídia de busca. Ela é mais simples de executar e pode garantir um retorno mais rápido com as palavras-chave certas.

Mantenha o foco na busca orgânica

E por falar em buscas, sua estratégia de e-commerce marketing deve também prever um bom trabalho de SEO. Ele irá melhorar o posicionamento do site na parte orgânica dos resultados. Por mais que esse seja um trabalho mais de longo prazo, quando bem executado traz resultados muito mais duradouros.

No caso, é necessário focar o trabalho em três frentes: conteúdo, relevância e tecnologia. Se investir bem em marketing de conteúdo, o primeiro ponto já está bem atendido — lembrando que conteúdos para SEO têm uma configuração específica. Para o segundo ponto, o ideal é trabalhar na conquista de links de outros sites direcionando para o seu, além de compartilhamento do seu conteúdo em outros canais. No terceiro degrau vem a tecnologia, relacionada às características da plataforma da loja. Isso já pode ser sanado desde o princípio se você fizer uma escolha criteriosa.

Seguindo essas dicas para uma estratégia de e-commerce marketing, você terá um trabalho abrangente, garantindo maiores chances de obtenção de bons resultados desde o princípio. Pronto para a missão?

Conteúdo original publicado aqui.

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