7 vantagens da automação de marketing

por Tiago Moraes Terça-feira, 24 de agosto de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

Será que existem vantagens de usar automação de marketing no e-commerce? Bem, estudos comprovam que esse recurso pode gerar maior produtividade de vendas, aumentar a captação de leads e gerar maior economia de tempo e custos de divulgação, por exemplo. Neste texto, mais adiante, você conhecerá algumas estatísticas desses estudos.

Antes, porém, vale dizer que automação de marketing nada mais é do que o uso de softwares de marketing para realizar sobretudo processos repetitivos de forma automática e assim liberar a mão de obra humana para atividades mais complexas. Isso, por sua vez, pode aumentar a eficiência e a escalabilidade dos seus processos de divulgação.

Entre as atividades de automação de marketing podemos citar o agendamento de posts, o disparo de e-mails, as atividades com chatbots, a geração e a seleção de leads, a segmentação da base de leads, a monitoração de leads, a distribuição de leads para vendedores, a realização de teste AB etc. Saiba mais sobre os benefícios disso logo em seguida!

Vantagens da automação de marketing

Ao usar a automação de marketing no seu e-commerce, você pode obter vantagens como:

1 – Maior produtividade de vendas:

De acordo com estudo publicado pela Invesp, a automação de marketing possibilita aumentar em até 14,5% a produtividade de vendas. Além disso, essa prática reduz em mais de 12% as despesas gerais de marketing. Em outras palavras, isso permite aumentar os ganhos ao mesmo tempo em que diminui os custos de divulgação do seu comércio eletrônico.

2 – Aumento na captação de leads:

Segundo dados veiculados pelo Instapage, 80% das empresas que usam automação de marketing obtêm aumento na captação de leads. Ou seja, esse recurso pode fazer com que mais pessoas se conectem e estabeleçam um relacionamento duradouro com a sua marca de e-commerce, o que pode gerar muito mais vendas no fim das contas.

3 – Aumento da qualificação de leads:

A nutrição de leads, considerada um dos principais recursos em automação de marketing, possibilita aumentar em até 451% o número de leads qualificados, conforme infográfico da Business 2 Community. Os leads qualificados, só para lembrar, são aqueles que já estão preparados para tomar uma decisão de compra.

4 – Maior economia de tempo:

O já citado Instapage informa que empresas perdem 40% de produtividade com multitarefas e comutações de tarefas na hora de divulgar. Os profissionais gastam 50% do tempo procurando dados manualmente. Em contrapartida, proprietários e profissionais de marketing dizem que o maior benefício da automação de marketing é que ela gera 30% de economia de tempo.

5 – Aumento da conversão de leads em clientes:

Conforme o Protocol80 citado pela Startup Bonsai, 15% a 20% dos leads se convertem em clientes durante a nutrição automatizada. Ou seja, esse processo realmente prepara os leads e gera mais vendas. Com efeito, em geral, aproximadamente 77% das empresas observam um aumento nas conversões de vendas graças à automação.

6 – Maior quantidade de compras por cliente:

O Moosend afirma que 58% dos profissionais de marketing usam automação de marketing para fazer upsell, ou seja, para ofertar produtos adicionais para clientes que acabaram de comprar. Isso é feito por meio de campanhas de e-mail pós-compra. Basta configurar e-mails automatizados com recomendações de produtos e direcioná-los aos compradores.

7 – Maior retenção de clientes:

Gerar maior retenção de clientes é a prioridade para 81% das empresas que usam a automação de marketing, segundo dados do Invesp citado pela Spiralytics. De fato, a automação permite enviar conteúdo de forma contínua para os clientes e assim gerar um relacionamento de longo prazo com eles, fazendo deles fregueses.

Enfim, para além do e-commerce, a automação de marketing omnichannel pode gerar taxas de compra e engajamento 250% maiores do que a de canal único, de acordo com números divulgados pelo Instapage. Portanto, esse recurso também vale muito a pena se você tiver lojas virtuais integradas com lojas físicas e outros canais de vendas.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER