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7 passos fundamentais para abrir sua própria loja virtual

por João Paulo Arraes Terça-feira, 11 de abril de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com relatório divulgado pela Webshoppers da Ebit, o e-commerce teve um aumento nominal de 7,4% em 2016. O faturamento atingiu R$ 44,4 bilhões. Além disso, o ticket médio também subiu. Passando de R$ 388 para R$ 417.

A expectativa para 2017 é ainda melhor. O e-commerce deve registrar um crescimento nominal de 12% neste ano. Atingindo R$ 49,7 bilhões.

Pelas vantagens de não precisar de um ponto físico e poder vender para diversas localidades, o mercado on-line atrai muitos empreendedores iniciantes. Contudo, adentrar nesse mundo, assim como começar qualquer novo negócio, não é tão simples.

Para abrir um e-commerce de qualidade e mantê-lo em operação, alguns passos podem te guiar até o desejado sucesso do empreendimento.

1. Planejamento

Quando um consumidor adquire seu produto, ele deseja solucionar um problema que está o incomodando. Por isso, boa parte do sucesso do seu negócio está relacionado com a qualidade do seu produto ou a eficiência em resolver uma demanda específica. Assim, é importante pensar bem na questão: “qual solução vou oferecer?”.

Após definir seu nicho, o planejamento e a gestão passam a ser cruciais para manter a loja ativa e rentável. Se você já tem uma loja física e deseja estender para o meio digital, pode adaptar o plano de negócios do varejo, considerando as variáveis de um comércio eletrônico. Contudo, o canal de venda on-line deve ser tratado como um novo negócio, ao contrário do que muitos acreditam.

Se o negócio for começar já na internet, analise seus concorrentes e pondere as oportunidades e ameaças de empreender no setor.

2. Escolha da plataforma

A plataforma será a base para sua loja. Por isso, escolher uma que tenha qualidade e que atenda às suas necessidades a curto e longo prazo é essencial para não esbarrar em uma limitação que pode impedir seu crescimento.

Uma das plataformas mais utilizadas para e-commerce é a Magento. Com integração para os grandes marketplaces e totalmente customizável, ela é capaz de estruturar lojas de pequeno e grande porte. Existem empresas especializadas na plataforma, procure a melhor opção para você.

3. Conteúdo

Tudo que seu cliente vai ver quando entrar no seu e-commerce é conteúdo. Fotos, descrições, banners, vídeos, entre outros. Aqui é interessante priorizar as informações sobre o produto. Tudo que o consumidor vai saber do seu produto será aquilo que você vai falar, ou seja, detalhe ao máximo.

A decisão de compra está relacionada ao tanto que esse cliente sabe sobre o item que deseja. Se ele tem dúvida do tamanho exato de um bolsa, por exemplo, a chance dele decidir por não adquirir o acessório é muito grande.

O mesmo vale para as fotos. Procure colocar imagens de vários ângulos, de forma que esclareça todas as dúvidas do visitante. O recurso do zoom também é interessante para mostrar os detalhes.

4. BackOffice e ERP

Você precisará integrar sua loja com os sistemas de gestão de estoque, financeiro e emissão de notas fiscais. Esse é o BackOffice, composto pela administração e pelos processos internos do seu e-commerce, ele fica por trás daquilo que o usuário vê.

No geral, o BackOffice não está incluso na plataforma. Caso você não consiga fazer esse gerenciamento manualmente, pode contratar um sistema de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning).

Um ERP de qualidade e integrado auxilia no processo de gestão, viabiliza o acompanhamento diário com informações precisas e cria relatórios gerenciais que ajudam a enxergar a organização como um todo.

5. Segurança

Manter um sistema seguro é essencial. O consumidor, quando entra no seu site, procura por segurança e quer se sentir confiante no momento da compra.

O certificado SSL, por exemplo, é imprescindível para vendas com cartão de crédito. Com esse sistema, um cadeado aparece na URL e no momento de colocar os dados de compra, as informações são criptografadas, o que impede que elas sejam acessadas por terceiros.

6. Atraia tráfego

Nesta etapa é interessante investir no marketing da loja. O objetivo é fazer com que o site torne-se conhecido pelas pessoas de forma que elas acessem e convertam essa visita em compras.

O marketing digital oferece diversas possibilidades. Entre as mídias pagas, você pode investir em links patrocinados, Facebook Ads e e-mail marketing. O último, uma das formas mais eficientes para vender on-line. Em 2016, o retorno sobre o investimento foi de 4,16%, enquanto o Google gerou 2,64%.

Conquistar novos clientes tem um custo alto. Por isso, após a fase inicial, invista na retenção, ou seja, mantenha seus consumidores e faça com que eles voltem a comprar no seu site. Sugerir novos produtos que estejam relacionados ao que o cliente já comprou, é interessante, já que é uma oferta mais personalizada e direcionada.

7. Logística

A logística corresponde à organização dos processos de recebimento e entrega do pedido.  Engloba o atendimento ao cliente, o gerenciamento de estoque e fornecedores, a embalagem dos pedidos, a troca de produtos, entre outros.

Antes de começar sua loja, você precisará decidir como vai realizar a entrega, optando pelos correios ou por uma frota própria. Além disso, você terá que estruturar sua logística reversa. Lembre-se que o pós-venda em um e-commerce é de suma importância.

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