7 estratégias para aumentar as vendas via e-mail marketing no Black Friday

por Paula Khaled Denneberg Terça-feira, 29 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Caracterizada pelos descontos e promoções, a Black Friday, que acontece no dia 29 de novembro, é uma excelente oportunidade para as empresas que buscam dar um gás nas vendas. Quando tratamos de e-commerce, a data está ranqueada nas primeiras posições no crescimento do consumo de produtos. Esse ano, é esperado um faturamento de R$ 13,5 bilhões, de acordo com dados divulgados pela GFK.

O e-mail marketing está entre as melhores estratégias para se trabalhar, no qual pode gerar um impacto no relacionamento com o cliente e aumentar o ROI para as lojas virtuais. Em alguns segmentos como moda, eletrônico, móveis e decoração, o e-mail marketing pode trazer ainda mais retorno, segundo dados da iGoal:

  • Moda: pode ter taxa de abertura de 8,9% e taxa de clique de 12,3%, chegando a um ROI de 8.1;
  • Eletrônicos: pode ter taxa de abertura de 9,1% e taxa de clique de 7,1%, atingindo um ROI de 11.4;
  • Móveis e decoração: podem atingir taxa de abertura de 13,4% e taxa de clique de 7,3%, atingindo um ROI de 7.4.

Dessa forma, todos os segmentos podem ser trabalhados no e-commerce, mas o segredo está na segmentação bem-feita, para ter campanhas que gerem mais resultados.

Nessa época, o e-mail marketing pode ser um grande aliado, gerando uma comunicação mais oportunista e próxima do cliente. Pensando nisso, separei 7 dicas para alavancar as vendas no Black Friday:

Tenha uma base de leads

Campanhas para captação de leads podem compor uma base de dados, que será essencial para direcionar os conteúdos de maneira clara e certeira para os consumidores. Se os leads da sua loja já estão qualificados para estratégias de funil de vendas, a comunicação deve ser pensada para o momento de compra correto do seu cliente.

Planeje as promoções e descontos

Nessa época do ano as pessoas esperam receber descontos ou promoções que sejam interessantes para elas. Então, prepare cupons, descontos ou ainda kits de produtos que possam gerar surpresa, assim que o cliente abrir a caixa de entrada do e-mail.

Separe os produtos por segmento

Aos serem disparados, os e-mails devem ser assertivos para cada público e segmento, dessa maneira você irá destacar os produtos e ser objetivo no envio do conteúdo. Além disso, o cliente vai perceber a preocupação da marca em enviar o que mais tem a ver com seu interesse de compra.

Atente-se ao design do e-mail

Um conteúdo bem distribuído, com informações objetivas e imagens agradáveis são pontos chaves para deter atenção do cliente na abertura do e-mail. Afinal, o propósito do e-mail marketing é gerar atração para que o consumidor seja direcionado ao e-commerce. Preocupe-se em ter a chamada correta e escolher um design de qualidade.

Produza um bom “call to action”

Um bom título sempre chama atenção, não é? Ao produzir o assunto do e-mail marketing se atente as palavras-chave, para que gere fácil compreensão e melhores conversões nos resultados de abertura do e-mail, por exemplo.

Criação de bons conteúdos

Está na dúvida de como organizar as informações para gerar um bom impacto? Produza uma formatação do texto e imagem que faça sentido com o que está sendo transmitido. Utilize uma linguagem clara e fotos com boa qualidade. Lembre-se que a simplicidade pode trazer ótimos resultados. Lembrando que e-mail foi feito para texto, cuidado com o excesso de imagens.

Plataformas otimizadas

Para datas como essa é indispensável que o e-commerce tenha uma plataforma que suporte demandas de acesso. Além disso, para aumentar e impactar a audiência, a loja pode utilizar gatilhos especiais on site, ou seja, conteúdos como descontos ou promoções que prendam atenção do cliente. Dessa maneira as chances de o consumidor permanecer durante mais tempo no site são maiores. Além disso, trabalhe o retargert de forma inteligente para que assim, você aumente a performance de suas ações.

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