Logo E-Commerce Brasil

7 erros comuns de quem está começando sua própria loja virtual

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Se você está começando sua própria loja virtual e ainda não possui nenhuma experiência no mercado de e-commerce, esse artigo chegou na hora certa e foi elaborado especialmente para a sua situação.

Não há dúvida de que todo mundo começa um negócio com a melhor intenção. Os novos lojistas ingressam no mercado com o objetivo de fazer do empreendimento um sucesso. Porém, é comum tropeçarem na inexperiência, cometendo alguns erros que, infelizmente, podem fazer com que o novo negócio quebre de forma precoce.

Para socorrer você que está começando sua própria loja virtual e ajudá-lo a ingressar com o pé direito no mercado de e-commerce, preparei uma lista com os 7 erros mais comuns cometidos pelos principiantes e como eles podem ser evitados.

1 – Não contar com a ajuda externa

Ouvir histórias de grandes empresas que começaram de maneira improvisada pode gerar a impressão errada de que um negócio pode se sustentar a longo prazo dessa maneira. O fato é: no início, é viável começar uma loja virtual sozinho, na sua própria casa. Entretanto, para crescer é preciso de ajuda.

A expansão e o crescimento saudável de um negócio exigem planejamento a médio e longo prazo e investimento em profissionais especializados — especialmente quando você não é um expert no mercado de e-commerce. Por isso, para evitar esse erro, na hora de começar sua própria loja virtual é importante pensar no investimento em uma consultoria jurídica, contábil e contar com a ajuda de profissionais com experiência de mercado.

2 – Não planejar os investimentos da loja virtual

O principal objetivo de quem empreende é que o seu negócio gere lucro. No entanto, ao começar a sua própria loja virtual, você precisa estar atento aos investimentos que precisam ser feitos com os lucros iniciais do empreendimento.

Cuidado ao ficar deslumbrado com a entrada de dinheiro e destinar esse valor para gastos pessoais. Afinal, isso pode fazer com o que o caixa do seu e-commerce fique deficiente para os investimentos necessários para continuar crescendo. Boa parte do retorno financeiro precisa ser reinvestido estrategicamente para a expansão e evolução do negócio, de modo que ele gere sempre uma rentabilidade maior.

3 – Não investir em Marketing

Achar que, por estar na internet, as pessoas encontrarão sua loja virtual sozinhas é um grande erro. Existem mais de 4 bilhões de páginas na internet e a sua é mais uma neste grande mar sem fronteiras. Por isso, não basta apenas construir um site bonito e funcional, é preciso divulgá-lo para que as pessoas encontrem o seu e-commerce e consumam os seus produtos.

O investimento em marketing, neste sentido, é imprescindível para o sucesso da sua própria loja virtual. Ele é uma etapa que não pode ser negligenciada e deve ser feita de maneira profissional e constante. O marketing digital oferece diversas ferramentas e recursos para vender e o seu negócio deve marcar presença nas redes sociais e nos canais de comunicação online.

Uma loja virtual que deseja crescer de maneira saudável precisa investir em marketing de maneira estratégica.

4 – Não ter um planejamento

Perder o controle é a receita para o fracasso. Por isso, ter um planejamento e segui-lo é essencial para quem está começando sua própria loja virtual.

Neste sentido, você deve se preocupar em gerenciar bem os processos e manter-se inteirado sobre as operações realizadas e as demandas diárias. Conhecer o seu negócio e o mercado em que ele está inserido é um trabalho que exige o mínimo de organização e esforço.

5 – Perder o foco do planejamento

De nada adianta planejar, se você não está disposto a seguir o plano traçado. Para quem está começando a sua própria loja virtual, é comum se perder no mar de possibilidades que o e-commerce oferece. No entanto, essa falta de foco pode acabar levando seu negócio ao buraco.

Definir bem o seu nicho e estudar o mercado é o melhor antídoto para não cair no erro de querer vender tudo para todos. Trace o seu planejamento com bastante atenção e não perca de vista a sua fatia do mercado, para atender bem seus clientes e manter o crescimento do seu negócio de maneira saudável.

6 – Não ter processos ou rotina

Os processos e rotinas são uma ferramenta importante para manter sua loja virtual organizada. Com as muitas demandas que um e-commerce possui, é importante investir energia no lugar certo e na hora certa.

Por isso, a criação de processos e rotinas para pagar contas, cadastrar produtos, atender clientes e embalar pacotes, por exemplo, ajudam a otimizar tempo. Atividades padronizadas significam economia de energia, que pode ser investida em outras ações efetivas para a expansão do seu e-commerce.

7 – Buscar uma plataforma que não atenda suas necessidades

A plataforma de e-commerce escolhida é um elemento essencial para quem está começando sua própria loja virtual. Este é um passo que deve ser dado depois de muita pesquisa, análise e estudo.

Existem diversas opções atualmente no mercado e na hora de escolher a plataforma que hospedará a sua loja virtual, é importante observar que ela tenha todos os recursos necessários para atender às necessidades do seu negócio.

Escolher uma plataforma ruim é um erro que traz muita dor de cabeça e prejuízo para quem está começando, prejudicando o atendimento, as vendas e o crescimento da sua loja virtual. Por isso, fique atento e analise muito bem antes de fazer a escolha e a implantação.

É claro que errar é humano e faz parte da jornada de lojista. Afinal, ninguém constrói um negócio sem que haja nenhuma falha durante o processo. Alguns desgastes e contratempos, no entanto, podem ser facilmente evitados. Agora que você já sabe os principais pontos onde deve ficar atento e tomar cuidado, certamente o processo de criação da sua própria loja virtual tem ainda mais potencial para ser um sucesso.