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7 dicas para um SEO eficaz

Por: Marcio Eugênio

É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

Quando o assunto é “Search Engine Optimization” existe uma infinidade de práticas e técnicas para tornar o seu site mais “amigável” e, por consequência, mais fácil de ser achado. Sempre tenha em mente que SEO não é apenas um processo para agradar as ferramentas de busca, mas sim um processo para garantir que você está entregando o melhor serviço possível para os seus clientes. Aqui vão algumas dicas, apenas algumas considerando a densidade do tema, para ajudar em um SEO mais eficaz.

1)  Crie bons links de navegação
Procure pensar no seu site como se fosse seu cliente, procurando deixa-lo o mais simples e dinâmico possível. Lembre-se: quanto menos passos ou pré-requisitos o seu cliente precisar seguir/preencher mais altas serão as suas taxas de conversão. Os buscadores varrem o seu site por meio dos links de navegação, então, se os seus clientes estão felizes navegando existe uma boa chance de que os robôs dos buscadores também.

2) Descrições relevantes
Quando você busca uma página no Google os resultados aparecem com o título destacado e uma breve descrição da página logo abaixo. Esse já deve ser considerado o primeiro esforço de marketing para a sua página, pois você deve incluir um título para a sua homepage e uma descrição clara e concisa do tipo de serviço que sua empresa oferece.

3) Estimule ao máximo a interação
Aqui a questão é facilitar ao máximo o processo de escrever um comentário ou deixar um depoimento sobre a sua marca. E para isso use todos os canais que você puder.

4) Google Analytics
Não chega a ser especificamente uma prática de SEO, já que o Analytics pode ser usado para vários propósitos, mas é muito importante instalar ele e checar se cada página sua está devidamente cadastrada lá. O Google Analytics lhe traz uma quantidade soberba de informação permitindo mensurar uma miríade de coisas. E é justamente isso que separa o marketing digital do tradicional. Use-o, sem moderação.

5) Presença em mídia especializada
Escrever artigos, análises e ensaios envolvendo a área que você atua e envie para veículos locais especializados. Isso aumenta os locais que seus clientes poderão comentar sobre a sua empresa e a expõe para centenas de amigos deles.

6) Otimize seu site para dispositivos móveis
O acesso à Internet via esses dispositivos cresce exponencialmente. Ou seja, essa adaptação não é mais um “plus”, é uma necessidade.

7) Incorpore as redes sociais
Ao criar perfis em redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn…) não se esqueça de linkar elas para o seu site. Você pode até não conseguir um grande ganho em SEO dos perfis das redes sociais propriamente, mas isso aumenta consideravelmente as suas chances de ser linkado por diversos outros contatos.