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7 dicas para aumentar seu ticket médio

Por: Rafael Valerini Peliciari

Fundador e CEO da ADSROCK. Empreendedor e gerador de conteúdos para marketing digital. Formado em Ciência da computação, utiliza seu conhecimento em tecnologia, principalmente em inteligencia artificial, para gerar resultados cada vez mais positivos para seus clientes.

O que é Ticket Médio e como calcular o ticket médio? Ticket médio é o valor médio gasto pelos seus clientes na sua loja virtual por cada compra e seu cálculo é bem simples, é só você dividir o valor total de suas compras pela quantidade de pedidos. Este é um dos indicadores fundamentais para evolução constante do seu e-commerce. Neste artigo, demonstro algumas técnicas para aumentar seu ticket médio e consequentemente multiplicar seus resultados.

Essas estratégias foram filtradas, levando em consideração o grau de aplicabilidade, onde vemos que qualquer e-commerce, de qualquer tamanho tem capacidade de implementar essas estratégias visando aumento do ticket médio. 

Incremento de desconto

Não fique surpreso, mas dar desconto também é uma forma de aumentar seu ticket médio. Pensando nisso, como primeiro item, incluiremos o Incremento de desconto. É bem simples, funciona assim: Como exemplo bem claro, o cliente compra uma unidade e pode ganhar desconto de 10%.

Comprando duas unidades, ele teria um desconto de 20% na compra; 3 unidades, 30% de desconto e assim por diante. Ponto forte dessa estratégia é você conseguir aumentar seu ticket médio incluindo mais de um produto na compra. Porém, ele é utilizado em datas sazonais como Black Friday e Semana do Consumidor.

Regra de Frete Grátis

Muitas vezes você já deve ter entrado em algum site e visto a seguinte opção: “Compre mais R$15 e ganhe Frete Grátis” ou “Frete Grátis acima de R$250”. Esta estratégia passa a percepção ao consumidor que ele está ganhando, mesmo que o valor deste frete esteja embutido na compra.

Esta é uma das estratégias mais utilizadas hoje no e-commerce, já que o Frete é um dos itens que mais levam os consumidores a decidirem por efetivar uma compra ou não, mas muito cuidado na elaboração desta estratégia, pois precisamos calcular exatamente a margem de lucro com o frete, para entender qual a faixa onde seu frete grátis não impactará nos seus lucros, seja ele “Acima de R$100”, “Acima de R$200” ou qualquer outro valor.

Criação de Kits

Outra estratégia muito utilizada atualmente nos e-commerce é a criação de Kits com produtos complementares. Um exemplo clássico é o Kit de Pneus. Na compra de 4 pneus, o preço de cada pneu sai R$200, sendo que o item avulso seria R$250. Essa estratégia pode ser aplicada a qualquer segmento de mercado, desde moda, estética, eletrônicos, etc.

Para criar kits de sucesso, entenda a necessidade do seu cliente, veja o que ele mais se interessa, como roupas femininas. Crie kits de roupas que combinem, por exemplo uma calça legging e um body. Ou no caso de calçado, combine meias de corrida com tênis de corrida, ou até várias meias de corridas, uma para cada dia da semana. Lembre-se, não é só por criar um kit que você vai vender, os descontos aqui são fundamentais. Tente criar um desconto próximo ao custo, mas que lhe dê ainda uma margem de lucro.

Aproveite e compre junto

Muito próximo ao que falamos na criação de Kits, o compre junto é uma forma inteligente de entender a necessidade do seu cliente e ofertar outros produtos, porém sem a necessidade de criar kits prontos, em uma maneira mais interativa de mostrar ao seu cliente uma necessidade que estava no inconsciente dele.

Um exemplo bem claro é se você vende bicicleta. Pode ofertar a ele, na tela de detalhe do produto, um capacete. Ou se conseguiu identificar que o consumidor é casado, ofereça uma bicicleta para o esposo ou a esposa .

Algumas plataformas possuem essa funcionalidade, procure com uma delas e tente entender o que tem disponível para você lojista. Essa estratégia requer uma análise bem aprofundada do comportamento do seu cliente, para que você não ofereça produtos sem uma conexão, ofereça sempre produtos complementares ou que atendam a uma necessidade do seu cliente.

Organize sua loja

Organize sua loja para que produtos complementares fiquem próximos e principalmente, foque onde o seu cliente navega para mostrar aquilo que está procurando e desperte o interesse por outro produto naturalmente. Instale ferramentas como Hotjar, que demonstram mapas de calor do seu site e posicione produtos nesses locais de mais visualização e interação, mostre produtos que despertem um interesse do seu consumidor. Um caso bem clássico do mundo físico e que pode ser muito bem aplicado ao e-commerce são os chocolates e balas que ficam próximos ao caixa do supermercado, onde na espera para efetuar o pagamento, você fica olhando e muitas vezes é atraído pela guloseima. 

Descontos progressivos por volume

Muito semelhante ao incremento do desconto, o desconto progressivo por volume é muito utilizado em itens como roupas íntimas, meias e guloseimas, mas pode ser muito bem aplicado em diversos segmentos. O Desconto progressivo consiste na seguinte frase: “Compre 3 e pague 2”, ou seja, o lojista faz com que o seu cliente entenda que está pagando por uma determinada quantidade de produtos mas está levando mais ou até que está levando uma quantidade de produtos, porém pagando um ou dois a menos. Esta opção é muita utilizada em conjunto com a estratégia de Kits. As duas estratégias bem alinhadas se tornam uma ferramenta muito importante para conquistar um ticket médio mais alto.

Ofereça Brindes

Bem semelhante à estratégia de Frete Grátis, oferecer um brinde quando o cliente atingir um determinado valor no seu pedido é uma das estratégias que podem ser utilizadas, que podem aumentar o ticket médio, para fortalecer a conexão entre sua marca e seu cliente quando bem utilizada. Você pode utilizar esse brinde em conjunto com a criação de Kits, oferecendo o brinde quando o cliente comprar um determinado kit.

Já vi casos no momento do checkout em que aparecem popups com informações para o cliente comprar mais para adquirir brindes. NÃO FAÇA ISSO NO CHECKOUT. Se achar oportuno, utilize a tela de visualização do carrinho para oferecer esses descontos, mas não seja insistente. Leve-o para a próxima etapa, que é o login ou o cadastro, para que você tenha as informações do seu cliente na sua base de dados.

Cada loja virtual tem suas características, cada plataforma é de um jeito, mas tente utilizar algumas técnicas aqui descritas para que seus resultados sejam cada vez melhores. Combine técnicas, faça testes constantes para verificar qual o melhor para sua loja virtual, mas não esqueça sua margem e seu lucro, pois estes são fundamentais para a vida do seu e-commerce