7 desafios para o sucesso do e-commerce: desvendando os principais mistérios

por Thiago Verçosa Sexta-feira, 01 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem deseja investir nas vendas online, um dos principais desafios é entender seu tamanho e saber o valor exato a ser investido.

É fundamental também que o empreendedor tenha conhecimento da área de atuação, um plano de negócio estruturado, prevendo investimento e retorno é sempre o melhor caminho.

No plano de negócios precisa ficar claro o Capex (despesas de capital) e Opex (despesas operacionais).

Por fim, entenda que o e-commerce é um comércio como outro qualquer, ao comparado com uma loja física, a qual, realmente, tem um investimento inicial menor, pode gerar frustrações de início.

Porém, há alguns critérios a serem observados, como por exemplo, o fato de evoluir muito rapidamente e mudar com frequência, exige do empreendedor um preparo maior para a inovação constante.

Para esclarecer as principais dúvidas dos empreendedores, tracei um comparativo simples e objetivo para o varejo físico e online:

Comparações


1.
Se na loja física, o ponto comercial funciona como “chamariz” para o público-alvo, no e-commerce, é importante que o empreendedor tenha um bom planejamento de mídia.

Nenhum cliente chegará ao e-commerce se não for atraído pelas campanhas publicitárias bem planejadas e divulgadas.

Não é simplesmente anunciar. É preciso saber quem deseja atingir e a forma de chegar até o cliente.

2.Uma loja física não atrai consumidores sem um excelente vitrinista. No e-commerce, o negócio não atrairá sem um ótimo layout e uma navegabilidade que dê facilidade ao cliente a ter acesso aos produtos.

3.Na loja física, são necessários vendedores. Para um e-commerce ter sucesso nada melhor que uma experiência de compra, a qual permita a finalização da venda com a maior facilidade possível.

4.Segurança. Sem investimento em programas antifraude, certificado de segurança, selos sustentáveis e facilidades de pagamentos variadas um e-commerce dificilmente trará credibilidade ao cliente.

5.Caixa. É o sistema central que é responsável em fazer a comunicação entre o pagamento e a central de distribuição.

É conhecido no mercado como plataforma de e-commerce, sendo umas mais flexíveis que outras. É importante contar com consultoria especializada para escolher a melhor para o seu negócio.

6.Entrega e atenção. É preciso que a distribuição do produto esteja bem orquestrada. Não pode haver falhas.

O cliente quer o produto do jeito e tempo prometidos. Na loja física, o produto já está estocado, tornando o processo mais fácil e objetivo. No e-commerce tem que ter sintonia entre processo de expedição, embalagem e envio da mercadoria.

7.O varejo precisa fazer os processos básicos perfeitamente. Não pode ter falhas em nenhuma fase, ou seja, da negociação de compra da mercadoria com o fornecedor até o envio para o cliente final. São muitos processos.

Com o básico andando perfeitamente, é hora de inovar. Não dá para ter sucesso fazendo o mesmo que os demais concorrentes. Cada negócio em particular vai ter que buscar o seu caminho.

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