Reviews: saiba por que eles são tão poderosos no e-commerce

por Thaysa Coutinho Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Você, lojista, já deve ter percebido a importância das avaliações de produtos quando esteve realizando uma compra pela internet, ou seja, quando estava na posição de cliente. A falta de contato com o produto muitas vezes dificulta a decisão de compra no e-commerce, porém a situação muda quando nos deparamos com os depoimentos de clientes avaliando os produtos, transmitindo a credibilidade que muitas vezes faltava para decidir a compra.

O que eu quero dizer com isso é que, ao comprar um produto online, o consumidor se depara com muitas dúvidas que não são esclarecidas no momento, caso o site não tenha as informações necessárias sobre o produto, nem avaliações de compradores para informar sobre suas experiências. É totalmente diferente de estar dentro de uma loja com a possibilidade de pegar no produto, experimentá-lo, etc.

Como varejista, você sabe que as informações dos seus produtos devem compensar a falta de contato físico. Mas, se você quer que seus consumidores comprem, então deverá adotar a “prova social”, uma das estratégias do neuromarketing.

O que é prova social?

A prova social é uma estratégia de neuromarketing que consiste em expôr os depoimentos positivos de clientes, mostrando a qualidade dos seus produtos através da satisfação comprovada do usuário. É uma abordagem estratégica utilizando o “reflexo”, a fim de que mais pessoas comprem.

Ainda em neuromarketing, costuma-se afirmar que se você quer atingir um bom volume de vendas,deverá mostrar para os seus consumidores o seu produto ou serviço sendo utilizado por outras pessoas. Por sermos seres sociais, tendemos a confiar e concordar com a maioria, ou seja, se tem muitas pessoas falando bem de um produto, tendemos a acreditar no que está sendo dito.

O mesmo ocorre no processo da decisão de compra de um determinado produto pela internet: ao ver os reviews feitos pelos clientes, somos “automaticamente” conduzidos pelas opiniões ali descritas.

A UCL realizou um estudo científico que comprovou o impacto das avaliações como prova social no e-commerce. No estudo, eles separaram dois grupos de pessoas e mostraram duas imagens diferentes do mesmo produto, que era um headphone. Para o primeiro grupo, apresentaram uma imagem do produto com sua descrição técnica, e para o segundo grupo foi apresentada a imagem do headphone com as avaliações feitas por compradores. Após analisarem as imagens, eles foram convidados a avaliar o produto de acordo com o que lhes foram apresentados.





O resultado: o primeiro grupo estipulou uma nota média de 2,5 de acordo com as informações técnicas apresentadas, e o segundo grupo deu a nota média 4,2 para o headphone. A partir disso, foi possível perceber que o grupo que deu uma classificação mais favorável concordou com o consenso de avaliações já estipuladas.

Se ainda não se convenceu do poder dos reviews é porque não sabe todos os benefícios que que eles trazem

As avaliações dos seus clientes além de transmitirem confiança e auxiliarem no aumento das vendas. São conteúdos ricos em palavras-chaves produzidos para o seu site, ajudando na otimização do SEO nos principais buscadores. Pense em quantas páginas do seu site você deveria exibir reviews para potencializar as oportunidades.

Os selos e certificados de segurança também são grandes aliados para reforçar que sua loja virtual é confiável aos seus consumidores. Lembre-se de destacá-los no site.

É inegável o poder das avaliações no e-commerce. Portanto, se você ainda não publica os feedbacks dos seus clientes, minha sugestão é que comece desde já!

Hoje em dia, você encontra no mercado ótimas ferramentas de reviews que são integradas com várias plataformas e permitem que você personalize sua comunicação de acordo com a identidade visual da marca.


(avaliações em formato de corações, da Boticário)

 


(avaliações em formato de troféus, da Futfanatics)



(avaliações em formato de patinhas, da PetVirtual)



(avaliações escritas do produto, da Polishop)

De acordo com a Nielsen, especialista em comportamentos de consumo, 92% dos consumidores confiam mais em reviews feitos por outros consumidores, do que qualquer outro tipo de publicidade. Sendo assim, aproveite o poder dos reviews e utilize-os a seu favor. Uma dica é exibir os reviews nas páginas de produtos do e-commerce: isso ajudará na conversão e no aumento do ticket médio da loja.

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